Vila Franca
Nova esquadra da PSP é inaugurada este mês O novo equipamento resulta de uma parceria promovida pela autarquia junto do Ministério da Administração Interna, que permitiu desbloquear mais rapidamente a sua construção
03-02-2017 às 16:10
A nova esquadra da PSP de Vila Franca de Xira tem inauguração apontada para o mês de fevereiro. Assim ficou definido na reunião havida esta quarta-feira, um de fevereiro, entre o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, os vereadores do município, e a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.
O novo equipamento resulta de uma parceria promovida pela autarquia junto do Ministério da Administração Interna, que permitiu desbloquear mais rapidamente a sua construção. A esquadra representa um benefício para a segurança da população, uma vez que proporciona as condições adequadas ao funcionamento e cumprimento da missão da PSP de Vila Franca de Xira, permitindo maior eficácia de atuação e melhor prestação de serviços. Esta era uma reivindicação de há muitos anos da Câmara Municipal, que sempre se mostrou disponível para ser parceira para a construção do equipamento. Em 2015 foi possível acordar com o Governo a concretização deste ambicionado projeto, envolvendo a requalificação do antigo quartel da GNR, na Rua Luís de Camões. A Câmara Municipal avançaria com a cedência do espaço, a construção e fiscalização da obra, com posterior ressarcimento pelo Governo. No início de 2016 o Executivo avançou com o acordado, numa intervenção de perto de 464 mil euros. As obras contemplaram o edifício principal e o edifício adjacente, com uma área de construção de cerca de 633 m2 em dois pisos. Na reunião desta quarta-feira apontou-se a inauguração do equipamento para o decorrer do mês de fevereiro, após os procedimentos de certificações, homologações e fornecimento dos serviços para funcionamento da esquadra. No encontro, o presidente da Câmara abordou ainda a necessidade de se concluírem os processos de videovigilância que o município tem pendentes no Ministério da Administração Interna, por forma a evitar ou atenuar os atos de vandalismo que se verificam em alguns espaços e equipamentos municipais, com maior relevância para zonas ribeirinhas, jardins e parques públicos. O Contrato Local de Segurança para Povos (Vila Franca de Xira), estabelecido entre o Município e o Governo, foi também objeto de análise, informando a Secretária de Estado que o diagnóstico subjacente ao mesmo está praticamente concluído. A Câmara Municipal sublinhou a importância da sua concretização; bem como a aprovação de outros projetos municipais de dimensão social para a zona, com financiamento pelo Estado e pela União Europeia.
|
|