Águas de Alenquer diz que Câmara ainda não falou em resgate da concessão
A empresa quando questionada sobre o valor da cláusula da rescisão, refere que não existe qualquer cálculo efetuado
Sílvia Agostinho
26-06-2016 às 17:30 Na sequência da entrevista do presidente da Câmara de Alenquer, na edição passada, em que admitia rescindir o contrato com a concessionária Águas de Alenquer face a mais uma oneração da fatura em perspetiva, o Valor Local contactou a empresa que refere que o resgate nunca foi abordado, até à data, por Pedro Folgado, mas deixa no ar que “poderá ser aplicado pelo município em qualquer uma das fases do seu contrato”. (No âmbito deste contacto, o Valor Local pediu ainda uma entrevista mais alargada, presencial sobre a concessão e o balanço da empresa no concelho a qual foi recusada.)
Face aos custos da fatura, com as tarifas a aumentarem para o consumidores do concelho, não só na água e saneamento, mas também na recolha e gestão de resíduos sólidos urbanos de acordo com o que está em cima da mesa, a Águas de Alenquer, diz que tal decorre da “necessidade de sustentabilidade financeira com repercussão direta no consumidor de todos os custos do serviço, incluindo a amortização dos investimentos”, e como tal mostra-se tranquila perante alguma exigência da Câmara que possa ir no sentido de rasgar o contrato. Questionada sobre o valor da cláusula da rescisão, refere que não existe qualquer cálculo efetuado, “nem se efetuará até que uma das partes tome a iniciativa nesse sentido”. O Valor Local questionou também a empresa no sentido de saber até que ponto está na disposição, num quadro de revisão do contrato de concessão de águas, rever a Taxa Interna de Rentabilidade, ou seja diminuir a remuneração acionista, que responde assim: “No âmbito da revisão do contrato de concessão, todos os cenários são possíveis”, sintetiza.
|
Vila Franca de Xira homenageia José Júlio
Câmara do Cartaxo reforça vigilância nos espaços municipais David Mendes aponta o dedo à Comissão de Acompanhamento das Águas PSD de Vila Franca promove debate sobre futuro museu da tauromaquia Comissão do FAM visita Cartaxo e fica surpreendida com atraso do concelho |