Alenquer cria órgão consultivo para ajudar a fixar empresas no concelho
Cinquenta empresas do concelho responderam afirmativamente ao convite
|10 Out 2022 16:44
Sílvia Agostinho O município de Alenquer deu a conhecer o Conselho Estratégico Empresarial Municipal (CEEMA). O evento procurou ser um encontro de todo o tecido empresarial alenquerense. Paulo Franco, vereador com o pelouro do Empreendedorismo, realçou que com a criação deste organismo “estão abertas as portas para que mais empresas do concelho possam conhecer o caminho da internacionalização”.
O autarca saúda a presença dos empresários que aderiram a este projeto e que marcaram presença na sessão de apresentação. Cinquenta empresas responderam afirmativamente ao convite. “Também apareceram muitas pessoas a título individual à procura de saberem mais sobre o CEEMA”, destaca. Foram eleitos nesta primeira reunião os setores de atividade que vão ser alvo das reuniões do CEEMA, “mas não ficam de fora outros setores que se situem na mesma cadeia de valor”. “Alenquer é do ponto de vista empresarial muito interessante e isso ficou patente também em mais um Encontro Empresarial Ibérico, organizado pelos municípios do Oeste, que se realizou na mesma altura da primeira reunião do CEEMA” também em Alenquer e no mesmo espaço. O CEEMA é uma entidade de caráter consultivo e de apoio ao executivo municipal, em matéria de delineação de políticas e ações "com a perspetiva de se obter impacto no desenvolvimento económico do concelho, dotado de total autonomia funcional. Esta nova entidade tem por missão "acompanhar e aconselhar a promoção e execução de projetos que impulsionem o desenvolvimento económico do concelho. Ao mesmo tempo, funcionará como interlocutor entre a autarquia, empresários e investidores nacionais e internacionais." Em sessões bianuais – março e setembro – serão discutidas várias temáticas consideradas como importantes para o concelho, nomeadamente, para o tecido empresarial, de modo a proporcionar à autarquia "a preparação e definição dos instrumentos que permitam ao município desenvolver políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho, fixando as empresas que aqui trabalham e atraindo novos investimentos." Como membros permanentes do CEEMA, estão representadas entidades do setor económico, que "vão contribuir para a construção de ideias e para a definição de estratégias orientadoras, juntamente com o município e restante tecido empresarial." “As minhas expectativas são enormes, porque acredito muito neste órgão. Isto vai permitir criar rede e abrir pontes, além de criarmos rede também localmente e impulsionarmos a economia local, sempre em linha com aquilo que são as decisões nos setores, a nível nacional”, sublinha o vereador citado em comunicado de imprensa. |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|