Alenquer: Obras na Rua Sacadura Cabral terminadas até final do ano
Ponto de situação das intervenções em Alenquer com o vereador Tiago Pedro
|21 Out 2022 18:16
Sílvia Agostinho As obras na Rua Sacadura Cabral em Alenquer, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), deverão ficar concretizadas até ao final do ano, as quais compreendem ainda a envolvente ao mercado, que apenas deverá ser reinaugurado nos primeiros meses de 2023, face a constrangimentos ocorridos com a obra que obrigou a um compasso de espera, porque os pilares apresentavam fissuras o que levou a acertos no projeto. Os constrangimentos que a obra está a causar têm sido levados a reunião de Câmara por comerciantes, como foi o caso nas últimas semanas.
O presidente da autarquia, Pedro Folgado, referiu que seria realizada uma reunião para receber mais contributos dos comerciantes, mas em entrevista ao Valor Local, o vereador com o pelouro das obras, Tiago Pedro, refere que tal já não será possível, porque a obra está no seu término. “Foram realizadas três sessões em fase de consulta pública e quando a obra estava em projeto, para além de que temos reunido com os comerciantes numa base regular, e esse pedido apenas partiu de um lojista e do marido de uma comerciante”, desvaloriza, salvaguardando – “Quem tiver dúvidas e necessitar de informação terei todo o gosto, mas não numa nova sessão de esclarecimentos”. Se em Azambuja, o município está a asfaltar a principal artéria comercial retirando a calçada, já em Alenquer passa-se o contrário, dado que a Rua Sacadura Cabral vai aparecer de cara lavada e com novo piso em paralelepípedo. “Sabemos que este tipo de piso é inibidor de velocidades, e porque queremos tornar aquela rua mais comercial, escolhemos este material em detrimento do betuminoso, que tem como vantagem ter maior capacidade impermeabilizante”. Entre os comerciantes há quem concorde e quem discorde. O autarca lamenta que no cômputo geral das obras, ainda não tenham sido colocados à disposição lugares de estacionamento no lado oposto do rio como chegou a ser anunciado, “mas como essa intervenção ainda não arrancou, disponibilizámos, entretanto, o parque de estacionamento do Areal”. A obra da Rua Sacadura Cabral, com envolvente ao mercado sofre um investimento de 629 mil 855 euros, já o mercado tem um custo de 1 milhão 244 mil euros. O município aprovou ainda um pacote de incentivos através do Fundo de Apoio à Economia Local, ao qual se podem candidatar os comerciantes afetados pelas obras, e que em breve será disponibilizado. O vereador espera lançar entretanto a obra da requalificação da envolvente à Chemina, “que esperamos que arranque em breve em consonância com as obras do próprio edifício”. A Sunshine Life Investimento Imobiliário ficou de apresentar o Pedido de Informação Prévia (PIP), tendo em conta que venceu a hasta pública em 2019, mas nada saiu do papel até à data, para à posteriori solicitar a licença de construção. Notícias Relacionadas:
|
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|
Notícias Mais Populares
Feira de Outubro de Vila Franca regressa em força Milhões de euros a caminho de Alenquer e Azambuja do Fundo Ambiental Alenquer: Varandas del Rei adquirido por fundo imobiliário Associação Memória é Cultura lança desafio Pantógrafo Junta de Vale do Paraíso acelera certificação das suas tradições e produtos |