Câmara de Arruda inaugura obras do 1º Direito a pensar em mais habitação pública
Investimento de 2,5 milhões de euros pode não ficar por aqui. Autarca frisou que quer fazer mais casas para pessoas sem recursos económicos
| 06 Out 2022 10:33
As habitações do 1º Direito em Arruda foram inaugurada na passada sexta-feira. O ministro da Habitação, Pedro Nuno Santos marcou presença. A requalificação do Bairro João de Deus teve um valor de 2,5 milhões de euros e compreendeu a reabilitação das 16 moradias existentes e a construção de um novo bloco de habitação com 15 fogos. Nos discursos, o presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Rijo, enalteceu o esforço dos trabalhadores municipais, ao mesmo tempo que afirmou que este era o dia mais feliz da sua vida enquanto autarca.
Foi em Arruda dos Vinhos que se celebrou o primeiro contrato do 1º Direito ainda em 2019. O autarca, durante os discursos da cerimónia de inauguração, deu a entender que não quer ficar por aqui e pretende abraçar um novo projeto no âmbito de mais habitação social no concelho. "Infelizmente falar de habitação pública não é sexy e transporta-nos para um conceito terceiro mundista e de esquerda, o que é errado". Na sua opinião urge desmistificar este preconceito, até porque países com governos liberais como Holanda, Suécia, Bélgica ou Áustria têm um parque público de habitação entre 25 a 40 por cento do total. André Rijo salientou que a oferta privada de casas não está acessível a jovens em início de vida, nem a pessoas com fracos recursos económicos, tanto na vertente de arrendamento como na de compra, pelo que a Câmara pretende ter um papel mais ativo neste domínio. Quanto à obra, focou que o espaço "está agora mais digno com habitação de qualidade e a pensar nas pessoas". André Rijo deixou ainda o convite à antiga deputada do PSD, Filipa Roseta, para visitar a obra, ao lembrar o discurso da mesma na Assembleia da República quando estranhou a escolha de Arruda para ser o rosto do primeiro projeto do 1º Direito. Já o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, elogiou o esforço do município de Arruda dos Vinhos, focando que o 1º Direito é um programa "revolucionário" do Governo. Manifestou ainda que está disponível para "continuar a ajudar" Arruda se decidir atualizar a sua estratégia local de habitação e com isso construir mais habitação pública, conforme ficou vincado no discurso de André Rijo.
Nesta altura, mais de duas centenas de municípios no país já aderiram ao 1º Direito, nomeadamente, e na nossa região Azambuja e Vila Franca de Xira |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|