Câmara de Vila Franca de Xira reforça Atendimento Social
Protocolo já foi assinado com 28 entidades
MAR
28-04-2016 às 15:45 A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira deu mais um passo no que toca ao atendimento social integrado.
Esta quarta-feira, o município assinou o protocolo para a implementação do Sistema de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado com a Segurança Social, Juntas de Freguesia e Instituições que compõem a Rede Social do Concelho. Ao todo, foram 28 entidades que assinaram o documento em que para “além do trabalho de parceria já existente” integrará, agora, “uma nova metodologia para a inclusão social”. Segundo o município, “o objetivo é potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, eliminando sobreposições de atuação e permitindo um melhor planeamento dos serviços”. Por outro lado, explica que com este novo sistema “todas as entidades vão ter acesso a um sistema de informações mais completo, partilhado entre todas, permitindo uma maior eficácia na resposta às situações de maior vulnerabilidade social”. Ana Birrento Presidente do Instituto de Segurança Social, salientou a “vitalidade” existente ao nível social em Vila Franca de Xira, referindo que “Vila Franca está de parabéns, porque com a assinatura deste protocolo consegue congregar aquilo que são os esforços, mais-valias, boas práticas e conhecimentos que todas as instituições aqui presentes da solidariedade social, incluindo a saúde e educação, têm no seu dia a dia, A responsável vincou igualmente a capacidade de resposta destas entidades. Alberto Mesquita, presidente do município de Vila Franca de Xira, considerou exemplar e pioneira a rede social do concelho, todavia reconhece que este protocolo era o “passo que faltava, no sentido de termos acesso a dados mais complexos e sistematizados relativamente às realidades sociais das pessoas” para conseguirmos “um atendimento mais personalizado e facilitado à população”. Com este protocolo Vila Franca de Xira passará a ser o 18º concelho do país a proporcionar este tipo de atendimento, visando uma resposta mais justa e rápida às situações de maior necessidade, em prol de um concelho de maior coesão social.
|
Comandante do posto da GNR de Azambuja acusado de abuso de poder
Renato Campos, primeiro presidente da Câmara do Cartaxo, após a Revolução: “Faltava fazer tudo no concelho” Tejo: Um Rio de potencialidades Bienal 2016: Vila Franca quer respirar fotografia Trabalhadores da Impormol desesperam por soluções |