Azambuja
Coligação Centro - Direita lança campanha contra o aumento da fatura da água Na rua estão já cartazes com as fotos do executivo socialista, onde são acusados da responsabilidade do aumento
MAR
06-11-2016 às 21:11 A Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra lançou uma campanha atravésde outdoors contra o atual executivo do município de Azambuja e o presidente da Assembleia Municipal. Num comunicado enviado ao nosso jornal, a Coligação composta pelo PSD e CDS atribuem aos socialistas a culpa pelo aumento da fatura da água.
No mesmo comunicado que acompanha os cartazes colocados este fim de semana em vários pontos do concelho, a Coligação lembra que em causa está o facto de a “ Câmara de Azambuja e a ‘Águas da Azambuja’ terem combinado alterar o contrato de concessão” e isso trouxe “os brutais aumentos nas várias tarifas, que entraram em vigor no dia 22/08/2016”. A Coligação salienta que este aumento “não foi imposto por qualquer governo ou Lei” todavia recorda que “é verdade que a Lei obrigava à revisão do contrato de concessão, mas essa revisão não impunha a alteração de qualquer valor, taxa ou tarifa”. Neste documento, aquela organização partidária considera que “independentemente da discussão sobre a legalidade de boa parte das cláusulas do contrato de concessão ou da legitimidade da empresa ‘Águas da Azambuja’ para aplicar e cobrar os valores” ambas as entidades não “acautelaram nem defenderam os interesses dos seus munícipes nessa negociação”. Como exemplo destacam que o contrato em causa permite, que as famílias paguemtarifa de disponibilidade de saneamento “mesmo quando na sua rua não exista qualquer rede de esgotos”. Outra situação está relacionada com a ligação do serviço após o corte por falta de pagamento. Neste caso vinca a Coligação que tal “aumentou para 89,13 €” considerando assim que “estas situações não são razoáveis e foram aprovadas pelo PS”. A Coligação fez as contas e conclui que “fatura da água é a mais cara de sempre porque todos os eleitos do PS, na Câmara e na Assembleia Municipal, incluindo os presidentes das Juntas de Freguesia de Azambuja, Vila Nova da Rainha, Vale do Paraíso e Alcoentre, votaram a favor do dito Negócio das Águas”. Para a coligação, a autarquia gerida pelo PS defende a empresa Águas da Azambuja, “em vez de fazer o seu papel de parte contrária e defender a população do concelho”, lembrando que tanto a CDU como a própria coligação votaram contra a alteração do contrato, que acabou por ser aprovado devido à abstenção de uma deputada eleita pelo PSD, do presidente da União de Freguesias eleito pela CDU; o que levou a que o presidente da Assembleia Municipal desempatasse com o voto a favor.
|
|