Curta-metragem gravada na Glória do Ribatejo distinguida internacionalmente
Conta a história de um grupo de camponeses que tenta resgatar o corpo de um jovem de dentro de um poço e de um grupo de mulheres que os observa em silêncio.
02-11-2016 às 10:46
A curta-metragem “Ascensão”, de Pedro Peralta, rodada em Glória do Ribatejo, recebeu o grande prémio de melhor curta metragem da competição internacional e o prémio para melhor curta metragem da competição internacional atribuído pelo júri, no Molodist Kyiv International Film Festival, na Ucrânia.
A curta-metragem, de apenas 17 minutos, tem apenas três planos e muito pouco diálogo. Conta a história de um grupo de camponeses que tenta resgatar o corpo de um jovem de dentro de um poço e de um grupo de mulheres que os observa em silêncio. A espera é angustiante e coincide com a chegada do dia e a dor de uma mãe que acolhe o filho morto nos braços. É um filme feito com atores amadores e não-atores de Glória do Ribatejo. A curta de Pedro Peralta já marcou presença em diversos festivais de cinema, nomeadamente na Semana da Crítica do Festival de Cannes e no Indie Lisboa, nos quais surpreendeu e arrecadou vários prémios. Para Pedro Peralta, esta distinção “é a sequência do trabalho que tem sido feito e do percurso que esta curta-metragem já leva, ao passar por mais de 30 festivais de cinema de todo o mundo”. “Ascensão” estreou comercialmente no início de outubro, nas salas de cinema do país, juntamente com o filme “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu”, de João Botelho e vai agora percorrer os cine-clubes. “É raro uma curta-metragem estrear comercialmente”, referiu Pedro Peralta, acrescentando que a nível nacional e internacional “a crítica tem sido positiva e consensual”. A escolha de Glória do Ribatejo para rodar este filme surgiu por acaso. “Procurava algo muito particular e encontrei o cenário ideal para rodar esta curta em Glória do Ribatejo e, ao conhecer a cultura e as pessoas, fiquei fascinado”, explicou. Produzido pela Terratreme Filmes, “Ascensão” integra o catálogo de filmes da distribuidora Portugal Film e contou com o apoio do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona na sua produção.
|
|