De 27 a 29 de novembro: Mais de 800 aves em Azambuja na primeira Aza Aves
Em exposição na Poisada do Campino
Miguel A. Rodrigues
24-11-2015 às 17:47 A Poisada do Campino em Azambuja recebe de 27 a 29 de novembro a primeira edição da Aza Aves. Segundo José Brás, do Clube Ornitológico de Aveiras de Cima, esta iniciativa surge depois de dois testes que foram feitos nos últimos três anos com outras iniciativas. José Brás conta que se a sua coletividade chegou a organizar um campeonato nacional, no final de 2014, em parceria com o clube de Vialonga e com o clube de Peniche na cidade de Torres Vedras, devido à falta de condições no concelho de Azambuja.
O certame que vai ter lugar desta feita Azambuja será “bastante diferente” dos anteriores, já que os outros tinham como objetivo a comercialização das aves e neste “o ponto forte será a competição entre os criadores que constroem a exposição”. Quanto às aves em exposição a organização garante a mostra de “psitacídeos, exóticos, e canários, estes últimos em maior número, e diversidade de classes dentro das diferentes raças”. Ao todo estarão presentes cerca de 60 a 70 criadores com mais de 800 aves em exposição, número esse que não pode aumentar devido à limitação de espaço, que embora seja o ideal, não comporta mais expositores. Segundo José Brás “os expositores são oriundos de várias zonas do país sendo que já temos contatos a sul, do Algarve, de Santiago do Cacém, e do distrito de Setúbal. A Norte temos contatos de Coimbra e de outras regiões próximas”. Este tipo de iniciativas que movimentam muitos amantes destes certames, é complexo no que toca à sua organização. Por isso José Brás diz que tal é possível também graças “ao amor às aves, que ao contrário do que muitos dizem não as privamos de liberdade”. “Ao argumentarem que as deveríamos deixar estar na natureza, talvez não saibam que se assim fosse rapidamente desapareciam do seu habitat natural, pois só têm condições para se desenvolverem quando criadas em cativeiro”.
|
Natural de Azambuja: Diogo Fernandes assina efeitos visuais do novo filme de James Bond
Vinte Câmaras do Alentejo e Lezíria exigem mais fundos para a regeneração urbana Quartel dos bombeiros de Azambuja finalmente legalizado ao fim de 30 anos A Gula está de regresso a Azambuja Escola Secundária do Cartaxo celebra aniversário com entrega de diplomas |