Inês Ramos lança novo livro
"Segue" é o nome da obra que vem na sequência de um processo de reconstrução pessoal
|14 Out 2022 11:52
Miguel António Rodrigues Inês Ramos apresentou, no dia 1 de outubro, o seu segundo livro. “Segue” é o nome deste novo projeto que junta a música aos vários capítulos. Em conversa com a Rádio Valor Local, a autora esclarece que a escrita tem estado na sua vida desde sempre. Foi com o apoio do pai, o antigo presidente da Câmara de Azambuja, Joaquim Ramos que deu os primeiros passos, nunca pensando que depois de um primeiro livro, avançasse para o segundo.
A pandemia e um aneurisma levaram Inês Ramos “quase ao tapete”. A autora assume-se como uma “lutadora” e inspirada naquilo que o pai lhe teria dito, depois de uma recaída, “acordou” e levou a cabo este novo projeto, que não é mais do que uma série de reflexões dedicada a amigos e situações pelas quais passou nos últimos anos. Inês sempre foi “instigada” pelo pai a escrever cartas, mesmo quando morava com ele. Esta seria uma forma de cativar a sua veia de escritora e a sua criatividade, algo que nos dias de hoje lhe tem valido de companhia pois assume que sempre leu muito. A autora refere que este livro vem de um “processo de reconstrução”. “Passei por momentos menos bons. A morte do meu pai abalou-me profundamente. Ele educou-me sozinho. Não tive mãe. Portanto além de ser meu pai, minha mãe e melhor amigo, com a morte dele perderam-se três referências. Fiquei completamente à nora e sem rumo”. Foi na filha que Inês Ramos foi buscar as forças, “nos seus olhinhos esperançosos”. O “Segue” vem nessa mesma linha. Não é, segundo a autora, um livro melancólico, mas “encorajador”. OUÇA A REPORTAGEM COM INÊS RAMOS
A autora junta aqui o seu gosto pela música à escrita e por esse mesmo motivo, adiciona um tema musical a cada capítulo, encorajando as pessoas à medida que leem este livro, a escutarem músicas tão diversas como os Queen ou os Abba.
A autora contou à Rádio Valor Local que uma das músicas sugeridas é “Under Pressure” dos Queens, precisamente devido à pressão que sofreu aquando da recuperação nos últimos meses da sua recaída. Temos ainda e só a título de exemplo “Chiquitita” dos Abba. Sobre esta canção, enfatiza que quando esteve internada da primeira vez e sem visitas trocava mensagens e músicas com o pai, e esta foi uma delas . Este é um livro positivo, segundo a autora, que revela pormenores e que é dedicado a algumas etapas na vida, e a alguns amigos. O “Segue” pode ser comprado nas papelarias do concelho de Azambuja, mas também nas lojas online. |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|