Ministro da Economia quer ajudar a encontrar investidores ou clientes para a Impormol
Empresa vive dias de angústia
Sílvia Agostinho
19-04-2016 às 23:01 Por estes dias vive-se um clima de apreensão na empresa Frauenthal Automotive mais conhecida por Impormol, no concelho de Azambuja. Há trabalhadores que não estão a aguentar a pressão, e permanecem sem saber o que vão fazer às suas vidas, tendo em conta que muitos deles estiveram uma vida inteira naquela fábrica. Os presidentes da Câmara do Cartaxo e de Azambuja, bem como a comissão de trabalhadores, encontraram-se esta terça-feira com o ministro da Economia que deixou a promessa do seu empenho nesta matéria.
Luís de Sousa confessa ao Valor Local que sai da reunião com alguma expetativa e otimismo face à disponibilidade demonstrada por Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia. Na reunião, o titular da pasta fez saber que vai estreitar contactos com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no sentido de se encontrarem possíveis clientes para a compra do produto "mola" da empresa, ou eventualmente quem esteja disposto a adquirir a fábrica com a mão-de-obra incluída. Cerca de 70 pessoas do concelho de Azambuja laboram na empresa, que emprega na sua maioria habitantes do concelho do Cartaxo, 111 pessoas. Neste momento, as autarquias não conseguem ter a certeza do que se seguirá após o mês de abril, altura em que a Frauenthal diz assegurar o salário do mês e o subsídio, mas a vida depois de maio é uma incógnita. Nas reuniões com a empresa esta comunicou às autarquias que não tem encomendas já que o cliente que representava 98 por cento da produção total cessou contrato, e sendo assim a empresa entregou 49 por cento das suas ações ao Heavy Metal Invest, (que já detinha os restantes 51 por cento, sediado no Liechtenstein), e que não terá interesse na manutenção da fábrica. Fernando Pina, do Sindicato das Indústrias Transformadores de Energia e Ambiente, também esteve reunido com o ministro da Economia e recebeu do governante as mesmas palavras de compromisso e de olhar atento perante a situação, e espera que no caso de ser apresentada uma solução que possa agradar à empresa que se dê um volte-face na matéria.
|
Azambuja entrega prémios do concurso literário e bolsas de estudo
Alenquer: ASAE apreende 234 quilos de carne imprópria para consumo Inauguração dos novos polidesportivos do Forte da Casa Museu do Neo-Realismo com exposição dedicada ao arroz Câmara do Cartaxo reuniu-se com Impormol para estudar soluções |