Mónica Venda lança “Livro de Receitas Vegan”
Para se manter vegetariano a longo prazo, acredita que há que ter a consciência de que “o nosso alimento é o nosso medicamento”
Sílvia Agostinho
09-11-2016 às 10:22 Mónica Venda, de Glória do Ribatejo, lançou recentemente o “Livro de Receitas Vegan” em conjunto com a nutricionista Magda Roma. Também ligada ao projeto de alimentação saudável “Sensações da Terra”, a autora revela que este livro possui “toda a informação necessária para que se consiga adotar uma dieta mais saudável com maior consciência alimentar, bem como, desconstruir alguns mitos e dogmas culturais que se estabeleceram”. A obra fornece um conjunto de indicações úteis em questões como “equilibrar o seu prato, como germinar sementes, ou conservar alimentos”, revela.
Na opinião de Mónica Venda e perante a questão sobre o facto de proliferar literatura deste género no mercado; e de que forma o “Livro de Receitas Vegan” se distingue, responde que a obra apresenta “um conjunto de receitas preparadas de forma equilibrada, sem qualquer produto de origem animal, sem lacticínios, sem ovos, sem açúcares refinados e muitas das receitas sem glúten.” Por vezes seguir uma alimentação saudável nem sempre é compatível com a bolsa dos portugueses, e esta é uma das questões referidas também pelas duas autoras, que focam a solução na planificação das refeições: “Se decidir alterar a sua alimentação, a primeira vez que adquirir todos os ingredientes para preencher a sua dispensa pode parecer-lhe caro, mas depois ao longo do tempo se efetuar um correto planeamento das suas refeições verifica que pelo contrário será muito mais barato adotar uma alimentação vegetariana. É tão simples como comparar o custo de um quilo de carne ou peixe a um quilo de leguminosas”. “O truque é mesmo esse: planear as refeições semanalmente por exemplo e fazer a lista de compras de modo a ter uma compra direcionada e objetiva.” Para se manter vegetariano a longo prazo, acredita que há que ter a consciência de que “o nosso alimento é o nosso medicamento”. “Uma das grandes dificuldades é sobretudo para quem vive fora das grandes cidades e tem necessidade de almoçar fora de casa. Por experiência própria muitas vezes no menu dos restaurantes não vem referido nenhum prato vegetariano, mas se falar vai perceber que até se consegue alternativas e vai perceber que cada vez mais existem opções vegetarianas.” Mónica Venda refere ainda que foi através de uma relação inicial de nutricionista/paciente que iniciou a sua parceria com Magda Roma, que lhe mostrou as vantagens de um regime vegan: “Perante a minha mudança de estilo de vida e o grande gosto que sempre tive pela culinária, iniciámos o nosso blog (http://saudecomsabor.blogs.sapo.pt/), fazemos cursos e workshops juntas em todo o país e ilhas, e depois surgiu este livro. Eu acredito que em algo negativo que acontece na nossa vida há sempre um ensinamento para aprender e a minha história é mais uma prova.”
|
|