Modelo da Águas do Ribatejo realçado no Congresso da Água
Empresa anunciou a possível entrada de novos municípios em 2016
21-12-2015 às 16:57
"A gestão dos sistemas em alta e em baixa, a eficiência na concretização de investimentos, o tarifário socialmente justo e o facto de os municípios continuarem a tomar as decisões foram algumas das vantagens realçadas pelo Presidente da Águas do Ribatejo no Encontro Nacional da Água que decorreu na cidade do Porto.
Francisco Oliveira, que é também Presidente da Câmara Municipal de Coruche, realçou a importância da solidariedade intermunicipal e da qualidade dos quadros recrutados pela empresa para explicar o êxito do projeto. “Temos mais de 100 milhões de euros de investimento concretizado nos sete municípios e níveis de qualidade dos serviços no abastecimento e saneamento que nos colocam ao melhor nível."
"Isto é fruto duma gestão cuidada e com a preocupação de estarmos sempre na frente, apostando na investigação com instituições de prestígio, procurando inovar todos os dias”, disse perante o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e mais de três centenas de representantes de entidades gestoras e reguladores nacionais e internacionais.
Francisco Oliveira disse que os municípios por si nunca conseguiriam realizar os investimentos necessários nos sistemas de abastecimento e tratamento de águas residuais e que valeu a pena abdicar da receita da faturação. “Estamos a falar de valores significativos, mas o retorno que tivemos foi muito superior ao que perdemos de receita, só no caso do concelho de Coruche, que conheço melhor, a AR já investiu 30 milhões de euros. Em 2009 tínhamos duas ETAR's que não funcionavam bem e hoje temos 9 ETAR's modernas e eficientes”
Francisco Oliveira anunciou que os resultados do exercício de 2015 serão muito positivos nos vários indicadores, e que em 2016 a empresa pode crescer com a entrada de novos municípios na empresa municipal. “Temos várias manifestações de interesse que estamos a avaliar. Não queremos desvirtuar a linha orientadora , mas temos vantagens em ganhar mais escala na região”, referiu.
Para além das participações com várias apresentações, a empresa esteve também presente com um stand onde mostrou os seus principais indicadores de desempenho, investimentos realizados e ações de sensibilização para a educação ambiental nas áreas da água e saneamento.