Museu do Neo-Realismo com exposição dedicada ao arroz
Iniciativa conta com outras atividades até outubro
15-04-2016 às 15:43
Integrada no Programa de Comemorações do 25 de Abril do Município de Vila Franca de Xira, inaugura no próximo dia 16 de abril no Museu do Neo-Realismo a Exposição “Os Ciclos do Arroz”. Com curadoria de João Madeira, a exposição pretende retratar uma experiência coletiva realizada em 1953, em que participaram Alves Redol, Júlio Pomar, Cipriano Dourado, Lima de Freitas, António Alfredo, Rogério Ribeiro e Alice Jorge.
Como nos refere o curador da exposição, “Em ‘Os Ciclos do Arroz’ convergem estes dois mundos – o da criação artística e o do trabalho, em que artistas plásticos e escritores encontram na vastidão das terras alagadas, cavadoras, mondinas e plantadoras de arroz, sempre mulheres, invariavelmente jovens, robustas e sensuais, figuras individuais como que descolando-se da dureza do universo social que retratavam”. A inauguração conta com a participação do Coro Notas Soltas de Vila Franca de Xira, num momento musical em torno da obra de Fernando Lopes-Graça. No programa que se prolongará até outubro destaque para o colóquio a realizar-se no dia 18 de junho, subordinado ao tema: "O Ciclo do Arroz: Arte, Etnografia, e Realidade Social", e no dia 24 de setembro, o colóquio "História e Memória do arroz de Vila Franca a Salvaterra - Experiências e perspetivas de musealização". Ambos decorrerão no Museu do Neo-Realismo. A exposição estará patente até 2 de outubro de 2016.
|
Alenquer lança programa municipal de combate à diabetes
Antigo Hospital de Vila Franca ainda à espera de ser reaproveitado Azambuja prepara-se para comemorações do centenário da aviação militar Câmara do Cadaval promove caminhadas entre abril e julho Serviroad inaugura investimento de 6 milhões 400 mil euros |