Obras de construção da Variante de Arruda dos Vinhos vão começar
Ao todo são cerca de seis milhões de euros que chegarão a esta obra através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)
|13 Jul 2022 16:00
Miguel António Rodrigues Vai mesmo avançar a construção da variante rodoviária a Arruda dos Vinhos. A assinatura do contrato de consignação da obra ao Grupo Lena teve lugar em Arruda, e contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. Ao todo são cerca de seis milhões de euros que chegarão a esta obra através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta é uma via há muito ambicionada pela população, empresas e autarcas e prevê assim a construção de uma variante à Estrada Nacional (EN) 248.
A estrada nacional é muito movimentada quer na hora de ponta, quer em horários mais calmos, até porque serve as principais empresas, e muitas delas não têm outra hipótese a não ser usar a via existente para fazer o trânsito das suas mercadorias. A atual estrada atravessa uma zona residencial e escolar, e fica então também na orla de algumas empresas, o que leva a que esta variante seja vista como uma mais-valia para as empresas que já começam a fazer contas à poupança de tempo e de combustível no seu dia a dia. O traçado desta variante que terá início junto ao cemitério local, contará com uma extensão de cerca de 2,3 quilómetros e quatro rotundas, culminando com uma interligação à estrada de acesso ao Carregado. Pelo meio, este traçado inclui ainda uma ponte a construir sobre o Rio Grande da Pipa, numa distância de 300 metros. O objetivo, segundo André Rijo, presidente da Câmara, é retirar sobretudo o trânsito de pesados da vila, melhorando também as condições de segurança das pessoas. O autarca frisou que este não foi um processo fácil, mas que na generalidade foi possível chegar a acordo com vários particulares e empresas proprietários de terrenos para construir esta obra. Durante o seu discurso, o presidente da Câmara sublinhou que ainda estão a decorrer alguns processos de expropriação, mas que a obra já será uma realidade até ao final de 2023. O autarca salientou o empenho dos técnicos municipais e das várias entidades como a Infraestruturas de Portugal ou o próprio ministro Pedro Nuno Santos, a quem deu as “Chaves do Concelho” como forma de reconhecimento pelos vários projetos que este tem apadrinhado, nomeadamente, a requalificação do Bairro João de Deus e agora a variante. Para o autarca, “há dias como o de hoje que fazem todos os outros valer a pena”. “O segredo disto é não desistir. É persistir. É disto que o país precisa e é disto que o nosso povo precisa”. Palavras que soaram bem ao ministro Pedro Nuno Santos, que elogiou a prestação do município de Arruda dos Vinhos, pela persistência e também pelo compromisso. Para o ministro, só é possível alcançar um determinado número de projetos, desde que os mesmos sejam realistas. O governante admitiu que em muitos casos são pedidas obras, nomeadamente, autoestradas, “mas o país não tem dinheiro para tudo”. Pedro Nuno Santos referiu que esta é uma obra importante para a região “nomeadamente para as pessoas”, sublinhando, assim, aquilo que é “o ganho ambiental para a qualidade de vida das populações, mas também um ganho do ponto de vista do descongestionamento e da rapidez de mobilidade para as empresas que cá estão e para as que podem vir”. |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|
Notícias Mais Populares Azambuja na calha para receber loja do Lidl Poisada do Campino em rota de colisão com André Salema Hospital de Santarém aposta em reforço da tecnologia com recurso a fundos comunitários Aveiras de Cima: Empresa do Plano de Pormenor da “Nova Aveiras” compromete-se com obra do novo centro de saúde Hospital de Vila Franca de Xira conta com quatro novos especialistas |