Opinião Maria João Silva: "Gripe, a Importância da Vacinação"
"A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a vacina a qualquer pessoa com mais de 6 meses, mas é principalmente recomendada em: pessoas com mais de 65 anos"
|07 Nov 2022 16:31
O Inverno está à porta e com ele surgem algumas doenças, com maior prevalência nesta altura do ano. Segunda as estatísticas as de maior relevância e impacto são: a gripe e as constipações, muitas vezes confundidas, mas diferentes. Porquê? Porque são causadas por tipos de vírus distintos. Foquemo-nos agora na GRIPE para que antes que ela nos bata a porta, saibamos como a podemos evitar.
O que é afinal a gripe? A gripe é uma doença respiratória infeciosa, geralmente benigna, mas contagiosa, causada pelo Vírus Influenza. Esta doença, muitas vezes, passa por si só, mas pode evoluir para situações mais graves, como por exemplo a pneumonia. Como a podemos evitar? Há métodos muito simples que consistem apenas, em alterações de comportamento no nosso dia a dia que devemos pôr em prática e assim podem contribuir para tal como por exemplo: Lavar ou desinfetar as mãos com frequência; tapar a boca e nariz quando se tosse ou espirra; evitar o contacto com pessoas com sintomas gripais; evitar partilhar objetos pessoais (copos, garrafas, etc.…). Os mais idosos devem evitar exposições prolongadas a baixas temperaturas (ficando nesses dias em casa), etc. … Estas regras são importantíssimas, mas o método mais eficaz de prevenir a gripe é a vacinação. A vacina oferece uma proteção muito elevada, ajudando o organismo a criar defesas contra o vírus da gripe, diminuindo assim a probabilidade de contrair a doença. Apesar de altamente eficaz, temos de ter a consciência que a proteção não é total, mas faz com que a doença se vier a manifestar-se, seja com muito menos agressividade e sem complicações associadas. Quem se deve vacinar? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a vacina a qualquer pessoa com mais de 6 meses, mas é principalmente recomendada em: pessoas com mais de 65 anos; pessoas com doenças crónicas associadas, como por exemplo: doenças respiratórias, cardíacas, diabetes e hipertensão; pessoas com sistema imunitário debilitado; grávidas; profissionais de saúde, trabalhadores em lares ou até mesmo os cuidadores familiares de idosos e crianças A vacinação da gripe deve realizar-se anualmente a partir de Setembro/Outubro oferecendo proteção apenas por 1 ano, já que o vírus se modifica, surgindo todos os anos com uma face nova (nova estirpe). Como e onde adquirir a vacina? A vacina pode ser adquirida: nos centros de saúde, em hospitais e nas farmácias. Na sua farmácia encontra informação sobre a melhor forma de se prevenir e tratar contra a gripe. O seu farmacêutico está disponível e apto a esclarecê-lo sobra as vantagens da vacinação e a referenciá-lo ao médico se a situação o justificar. Não hesite! Informe-se e proteja-se. A palavra de ordem é PREVENIR. * técnica de Farmácia |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|
Notícias Mais Populares
Presidentes de Câmara de Azambuja e Alenquer na expetativa para receberem as compensações dos parques fotovoltaicos Sem Ir em crescimento no domínio da energia fotovoltaica Associação Social Amigos de Samora reforça apoio à população em tempos de crise David Pato Ferreira: “Município de Vila Franca deve passar das redes sociais para ação no terreno Porto Alto: Negócios da China- Entre a decadência e a renovação |