Pontos de água gratuitos têm sido salvação para agricultores na União de Freguesias
Em Manique do Intendente, Torre Penalva e Vila Nova de São Pedro
| 27 Abr 2022 17:36
Miguel António Rodrigues Têm sido às centenas os agricultores que estão a aproveitar os pontos de água gratuitos que a União de Freguesias Manique do Intendente, Vila Nova S. Pedro e Maçussa colocou à disposição da população. José Avelino, presidente da União de Freguesias, recorda ao Valor Local que este é um projeto antigo e que ainda não está terminado, dadas as necessidades dos pequenos agricultores sobretudo em ano de seca.
O presidente salienta importância do projeto também para os hortelões, porque o nível da água nos poços tem baixado e há dificuldades em encontrar pontos de água para regas. Para ajudar os agricultores, a junta iniciou em 2013 um projeto de aproveitamento de água das muitas minas existentes no espaço público, evitando-se assim desperdícios de líquido importante para os usos das pessoas que recorrem a estes pontos. O aproveitamento através da construção de tanques e de locais de recolha foi uma aposta ganha ao ponto de o presidente da junta planear a abertura de mais um ponto de água em Arrifana. Para já a autarquia disponibiliza três pontos em Manique, Vila Nova de São Pedro, e em Torre Penalva, sendo que a procura em Vila Nova de S. Pedro foi tanta que a junta teve de alargar a capacidade existente para 50 mil litros. Para breve, a junta de freguesia diz querer alargar esta rede. Para além de Arrifana, José Avelino, aponta como meta a Maçussa. O autarca diz que a ideia é aproveitar a fonte existente, mas o espaço precisa de obras para que as viaturas possam parquear e abastecer. A junta prepara-se para comprar um terreno uns metros mais abaixo, e canalizar para ali a água com um ponto de recolha com condições. José Avelino refere que a água não é potável e que nos locais de recolha, a informação está bem assinalada. “Apesar disso sei que há pessoas que a bebem”. Esta é uma água calcaria utilizada apenas na rega e para os animais, embora José Avelino desaconselhe este último uso. O autarca refere que, até aos dias de hoje ,não tem havido abusos por parte da população, mas sabe de pessoas de freguesias vizinhas que se abastecem na freguesia. O autarca diz que já pensou numa espécie de cartão de acesso, mas para já não estão previstas restrições, ressalvando que as obras nos três pontos de água, tiveram um custo para os fregueses acima dos 50 mil euros no total. O presidente da Junta vinca, entretanto, que está vedada a lavagem de automóveis naqueles locais. Sendo este um projeto em desenvolvimento tem recolhido a adesão da população inclusive com cedência de terrenos dos particulares para estas obras. |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|