PSD de Vila Franca debate Museu da Tauromaquia
Vários convidados debateram a necessidade de um museu tauromáquico
Sílvia Agostinho/Miguel A. Rodrigues
28-06-2016 às 22:53 O vereador do PSD Rui Rei defende uma intervenção de fundo no que toca aos vários aspetos, antes de se avançar para o Museu da Tauromaquia em Vila Franca de Xira. A ideia foi defendida numa tertúlia que aconteceu no dia 20 junho na “Casa dos Forcados” onde o vereador da oposição salientou a necessidade de “repensar” alguns aspetos ligados à festa brava vilafranquense, entre os quais uma possível requalificação da praça de toiros “Palha Blanco”.
O vereador vincou, entre outras, a necessidade de encontrar soluções de mais conforto naquela praça, o que deverá ser bem ponderado economicamente. Para Rui Rei, a praça dispõe de cerca de 3000 lugares e uma requalificação poderia e deveria passar pela diminuição dos mesmos, proporcionando mais conforto aos espetadores. É por isso que defende que o assunto deve ser equacionado e bem pensado, vincando por outro lado que o Museu da Tauromaquia, embora seja uma necessidade, deverá ser englobado numa estratégia. O vereador deu como exemplo o tempo em que a Praça do Campo Pequeno esteve encerrada. Na altura não se conseguiu trazer o público daquela praça a Vila franca de Xira, sendo que as obras da praça alfacinha, deviam ter servido de impulso para a cidade. É nesse sentido que reforça a ideia de requalificação do espaço. Por outro lado também defende que se estude o facto de a praça poder vir a ter mais dois ou três mil lugares do que hoje, “porque se o investimento fosse nesse sentido, passaríamos a ter um espaço muito melhor.” Para Rui Rei, mais do que encontrar uma pessoa para dirigir o museu, o município deverá ter em atenção todos os aspetos da festa brava daquela que outrora foi considerada “a Sevilha do Ribatejo”. E deu como exemplo um documento que foi a reunião de Câmara que dava mais enfoque à personalidade que estava destinada a dirigir o projeto, do que o próprio projeto em si. Presente neste encontro esteve o diretor do “News Museum”, Rodrigo Moita de Deus que lançou a picardia – “A melhor maneira de acabar com um património é fazer um museu” para justificar a sua opinião sobre a forma como funcionam estes espaços. Por isso Moita de Deus pensou num projeto com outra funcionalidade para o News Museum, ou seja funcionando como uma espécie de aula viva. Muitos jovens estudantes têm visitado este espaço situado em Sintra. O património tauromáquico na sua opinião tem todas as condições para ser alvo de um museu em Vila Franca, mas desde que pensado em moldes mais modernos e que vá de encontro às expetativas de uma população cada vez mais dominada pela internet, “que pode visitar qualquer museu sem sair de casa”.
|
Vila Franca de Xira homenageia José Júlio
Câmara do Cartaxo reforça vigilância nos espaços municipais David Mendes aponta o dedo à Comissão de Acompanhamento das Águas PSD de Vila Franca promove debate sobre futuro museu da tauromaquia Comissão do FAM visita Cartaxo e fica surpreendida com atraso do concelho |