Rusga da GNR em Arruda dos Vinhos causa desconforto a alunos e encarregados de educação
A situação que movimentou dezenas de militares da GNR decorreu junto à Escola Profissional Gustave Eiffel
19-10-2016 às 15:11
Pais e alunos têm mostrado a sua indignação pela forma "desproporcionada" como decorreu uma ação levada a cabo esta quarta-feira de manhã, 26 outubro, em Arruda dos Vinhos pela Guarda Nacional Republicana.
O Valor Local foi alertado por alguns encarregados de educação que estranharam a atuação musculada das força de segurança: "Parecia que estavam à procura de criminosos", referiu uma mãe ao nosso jornal que preferiu não ser identificada com receio de represálias para a filha.
Segundo esta testemunha a filha e outros miúdos foram retirados do autocarro da escola e encostados ao veículo a fim de serem revistados. O local por ser muito movimentado junto a um banco e à estrada principal permitia que todos os que passassem àquela hora pudessem presenciar o aparato. "Estas operações feitas desta forma não abonam nada a favor da credibilidade da escola, e das autoridades", refere outra testemunha. "A minha filha foi revistada por um cão e não por um militar", refere, ao mesmo tempo que outro encarregado de educação frisa ao Valor Local o desconforto do filho tendo em conta que este tem medo de cães e que terá sido forçado a ficar quieto.
O Valor Local, solicitou esclarecimentos ao Comando Geral da GNR e à Escola Profissional Gustave Eiffel, todavia não responderam até ao fim da manhã, conforme foi solicitado no nosso email. Pelo que continuamos a aguardar esclarecimentos.
Por outro lado, o Valor Local sabe que este tipo de operações, não sendo frequentes, acontecem amiúde neste estabelecimento de ensino. Fonte não oficial da GNR destaca que o objetivo é procurar estupefacientes entre os alunos, sendo que em muitos dos casos as operações são bem sucedidas. Todavia nesta situação, ficámos sem saber qual o resultado.Frequentam esta escola alunos entre os 16 e os 20 anos. Sendo que a grande maioria não é do concelho de Arruda.
(Todavia esta operação também terá decorrido quase em simultâneo no Externato João Alberto Faria. Esta informação foi avançada pelo leitor Pedro Jacques de Arruda dos Vinhos: Não conseguimos no entanto verificar a veracidade da mesma. Ainda assim esta informação também nos chegou durante a tarde através da nossa página de Facebook por outros leitores, mas as autoridades não o confirmam.)
Comentários
Sou aluno da escola Profissional Gustave Eiffel. O que vim dizer aqui é, que as autoridades fazem isto porque eles querem pois eles pensam que os alunos daqui vendem ou usam drogas para ganhar dinheiro ou para outro ato... Mas estão enganados pois aqui se alguém consome não é porque ele foi obrigado a consumir e sim porque a propria pessoa quer.
Que eu saiba ninguém da Escola tenha usado ou consumido drogas ao pé ou na frente da mesma.
Quando as autoridades fazem isto normalmente assusta os inocentes o que faz com que a policia faça de você um criminoso pois veem na sua cara que está a mentir (enquanto esta com medo, ou com simples receio ou nervosismo) e é nestas alturas que as autoridades abusam, podendo abusar da pessoa e até mesmo usar forças sem se preocuparem com o que a pessoa pode ou vai dizer contra elas.
Andriy Skr Póvoa de Santa Iria 04/11/2016 22:56
Engracado que os professores nunca sao resvistados...meu deus, ja n e a primeira vez que fazem uma coisa destas
Albert Wesker New York 29/10/2016 17:05
Finalmente! Já fui aluno na Gustave Eiffel á 3 anos atras e já nessa altura era o que era, mesmo com pouca gente, é imperdoavel emgarregados de educação, certos professores e empregadas do estabelecimento escolar deixar passar ou ignorar este assunto. Mesmo com queixas! Agora que vivo no centro de arruda e muito perto do Polo já foi varias vezes emcontrar estes "miudos" a fumar a sua "broca" nas residencias, até ao facto de que já me envolvi com eles por estarem a fazer estes actos atras do meu carro VARIAS VEZES!! Não entendo que educação esta gente tem...
All Ovelhas Arruda dos Vinhos 28/10/2016 09:46
Parabéns GNR, parabéns a todos os que intervieram nesta operação e parabéns a todos os que proporcionaram esta intervenção. Sou moradora de Arruda dos Vinhos e mais do que isso sou mãe e portanto só consigo ver o lado positivo desta intervenção: prevenir e alertar os nosso filhos para os problemas do dia a dia e todos os pais como eu deveriam estar agradecidos por vermos os nossos impostos a serem gastos em situações de prevenção para os nossos filhos e para a nossa sociedade. Muitos pais mal sabem o dia a dia dos filhos, deixam-nos de manhã na escola e vão trabalhar e chegam ao final do dia e portanto o que sabem sobre a realidade que se passa ali? Já para não falar que muitos alunos nem são do concelho e portanto os pais nem sequer conhecem bem a localidade! Portanto qual o problema desta intervenção? Como diz o velho ditado, quem não deve não teme!!! Força GNR, força executivo de Arruda dos Vinhos pois o bem estar da nossa população depende muito das vossas ações. Parabéns mais uma vez e venham mais ações deste género, pessoalmente fico muito feliz quando vejo a PSP ou a GNR, junto ás escolas. Obrigada
Ana Leitão Arruda dos Vinhos 28/10/2016 09:39
Portugal perdeu o rumo de vez, os seres humanos são desrespeitados por tudo o que é Governamental. Salários de miséria, políticas ignorantes, autoridades mal formadas, só o que enriquece os gatunos grandes é defendido. Abusos dos superiores nas carreiras hierárquicas, abusos de poder em geral desde os governantes até ao mais baixo da elite. Enfim um turbilhão de gente incompetente que governa o país onde só é valorizado quanto pode auferir com o posto que ocupa, e nada de patriotismo ou algo que seja transparente para que o sacrifício do pobre povo seja suavizado. Enfim , quando se deu a revolução dos cravos, eu cheguei a crer que tudo havia mudado! Como me enganei, a revolução foi bem feita, mas os gatunos ficaram no tacho. Todos ficam ricos uzurpando os bens do povo, a dívida aumenta e a DESUNIÃO EUROPEIA faz o resto. Paga uns mízeros Euros para abater os barcos de pesca e manda os outros países pescar nas nossas águas. Etc. Etc..Etc. MUITO MAIS FALTA DIZER SOBRE ESTA BARBARIDADE A QUE CHEGOU O MEU PAÍS DE NASCIMENTO. Dou graças a Deus por ter sido acolhidoo por um outro país no qual, o povo ainda tem suberania Deus abençoe todo o mundo, Deus abençoe U.S.A. E tenha compaixão dos Potugeses.
Jack Matos USA 29/10/2016 13:42
Bem, eu acho que primeiro a policia merece palmas pela burrice, que bela rusga ! , eu cheguei no fim e nao fui revistada, podia estar ali com coisas , mas me julgaram pela aparencia , se eu tivesse com umas calças de fato de treino ou algo assim que por acaso nao estava (ate gosto desse estilo) era barrada. Sem falar nas pessoas que ja estavam no edificio. Abusam da autoridade e nao souberam trabalhar, so acho injusto no ejaf a rusga foi feita la dentro, claro que assim niguem viu, ninguem chocou, e ali na gustave foi na rua. e ao querido inteligente que falou que andamos no meio da rua , amigo faz um passeio para irmos ate ao pingo doce pois aquela terra com montes de carro estacionados nao da em nada. Para terminar, nunca tive em uma escola onde ha pessoas cuidadosas e que nos entende e acolhe. Vao mais é apanhar o pedro dias que ganham mais. Por ultimo , a policia nao encontrou nada que bergonhao.
Laira Sales Vila Franca Xira 29/10/2016 00:04
Acho graça a esses senhores que falam de boca cheia sem realmente conhecerem o estabelecimento, sou aluno da Gustave Eiffel com muito orgulho e até parece que é só a Gustave que existe na Arruda, sem que a dor de cotovelo é muita por cada vez mais famílias optarem pela Gustave. 1° Os professores podem chegar atrasados sim pq errar é humano e pode acontecer a qualquer outra pessoa. 2° Como o sr. Sérgio Roque está a referir antes de falar seja do que for tenha mais conhecimento do sucedido porque atirar para o ar é fácil mas saber do que se trata dá trabalho não é? Porque a "GNR" não foi só a Gustave Eiffel com também aos outros estabelecimentos de ensino correntes na Arruda
Luís Manuel Alhandra 28/10/2016 21:11
Logo à chegada da escola ? Pode se entao assumir que eles compram na lá perto e não a levam para casa .
João Faria Poissy 28/10/2016 20:29
Sou aluno da Gustave Eiffel (com muito prazer) e venho apoiar a escola e os meus colegas que lá andam.
Primeiro, concordo com as rusgas, faz falta, mas não é só na Gustave Eiffel, é em todas as escolas de Arruda. Atenção, não digo que não tenham ido fazer rusgas na EJAF.
Segundo, houve ai um certo ANIMAL, chamado Sérgio Roque, que falou "A Gustave Eiffel deveria ponderar a sua existência na Arruda."! Mas que barbaridade é esta?! A esse animal (pois não tem outro nome) digo que deveria ponderar a sua existência no MUNDO!! Gente como ele não fazem falta e sinceramente, por acaso sabe se eram alunos da Gustave?! É que há alunos da EJAF que rondam Arruda inteira e podem muito bem ir para a porta dos prédios fumar ganza.
E por último, esses alunos vêm de Lisboa para a Arruda, para a escola da Gustave Eiffel tem uma razão por de trás, muito simples até: os outros polos da Gustave Eiffel não têm mais vagas nos cursos que abrem e são reencaminhados para a Arruda, e porquê não ter vagas? Porque a escola, pelos vistos, não é essa MERDA que dizem ser, até é muito boa. Pode ter os seus casos como disseram de professores chegarem atrasados e assim mas é das melhores na zona. Tem má fama na boca dos outros mas quem tem o proveito dessa fama não somos nós.
Conclusão: Esses ANIMAIS RETARDADOS que andam a falar que esta escola não vale nada que se calem porque não sabem do que falam, não estão lá para ver como funciona nem o que acontece por lá! OTÁRIOS
Miguel Neto Forte da Casa 28/10/2016 20:02
Sobre todo este assunto sobre a rusga feita no âmbito de uma operacAo de rotina aos alunos da Gustave Eiffel, digo que foi, bem feito pela parte das autoridades. Quando oiço que os pais ficaram indignados pela maneira como as autoridades revistaram os filhos, fico de imediato a saber que nao sabem do que estão a falar. Eu assisti e fiz parte de toda a ação desde o início ao fim, observei o comportamento tanto das autoridades responsáveis como dos alunos, as autoridades estavam apenas a fazer o seu trabalho, foram mandadas fazer a busca por ordens superiores,pois tudo estava muito bem planeado na altura em que aconteceu...os carros a chegar após o autocarro parar, os cães polícias a virem com eles, foi tudo bem estruturado, agora a razão para isto ter acontecido devemos questionar às autoridades. Sendo aluno desta escola tenho a dizer que de facto alguns alunos possam consumir drogas, mesmo eu não tendo certezas de que seja verdade consumirem, ponho a possibilidade em cima da mesa pois como todos sabemos, infelizmente droga existe um pouco em todas as escolas. No entanto a maior parte da nossa escola não consome qualquer tipo de droga. A Gustave Eiffel é uma escola profissional, todos os professores com quem já tive contacto e observo apoiam os alunos e fazem com que eles demonstrem o seu melhor, não existe tantas confusões cá dentro como se imagina..muito menos lutas.A nossa escola tem bons professores, boas influências para o futuro, vejam o meu caso, sou apenas um aluno e os meus professores ajudaram me a ter uma mentalidade superior e a evoluir como pessoa para mim esse é o objetivo dos professores, para além de ensinar as disciplinas claro. Todos os professores se preocupam com o bem dos alunos e quem fala mal deles concerteza que não os conhece. Com tudo isto existe certos pontos que todos devíamos ter em conta: 1- A maioria dos alunos da Gustave Eiffel não consome drogas, entre outros. 2- Os professores da Gustave Eiffel ajudam os alunos tanto no curso que lhes ensinam, como a se relacionarem melhor com as pessoas preparando-nos para a mercado de trabalho. 3- Estas rusgas pela GNR deveriam continuar a ser executadas em diversas escolas para assegurar que os alunos não possuam drogas, no entanto esta rusga tem de ser questionada pois ninguém da Gustave Eiffel foi encontrado com drogas, ou objetos ilegais, e deu uma certa má imagem à escola.
Tenho 18 anos e tenho pleno orgulho em aprender com professores tão criativos e críticos como os meus.
Ricardo Frade Arruda dos Vinhos 28/10/2016 15:49
Engraçado como estes miudos falam da escola dos outros para defenderem a deles , s alunos da gustavo eiffel foram vitimas de uma rusga, mas para quem nao sabe , logo a seguir à gustavo eiffel os policias tambem se dirigiram ao externato para fazer exactamente o que fizeram na gustavo, por isso nao falem de boca cheia...
Fábio Santos Arruda dos Vinhos 28/10/2016 11:48
Não lamento ser ALUNO da Gustave Eifeel, não fumo,não bebo e não sou MERDA de pessoa como muitas das pessoas sem credibilidade e inteligência comentam nesta notícia pouco fundamentada. Lamento que o indivíduo que escreveu esta notícia mal fundamentada não tenha dito que a rusga foi em todas as escolas de Arruda dos Vinhos! Penso que se fossem inteligentes não falariam sem saber metade do que se passa dentro da escola. Como alguns dizem e bem, as autoridades fizeram um bom trabalho e agiram totalmente de forma correta. Reforço, sou aluno da Gustave Eifeel.
Carlos Dias Carregado 28/10/2016 11:20
Sou aluno da escola Profissional Gustave Eiffel e ex aluno do Externato João Alberto Faria. Desde sempre, no "EJAF" ouviamos dizer que a Gustave é uma má escola. Que na Gustave só existem drogados. Mas seria isto uma controvérsia? O "EJAF" auto-entitulada como uma escola de renome, com bons alunos, bons professores, claramente, fala quem não conhece os factos. No "EJAF" existem montes e montes de brigas, muitas das vezes policia e ambulâncias envolvidas, os professores só explicam a matéria a quem é aluno de 5, tudo o que seja inferior ou tenha mais dificuldades é declarado como "burro" e os pais são chamados para colocar o filho no profissional do EJAF. Escola essa nada bem afamada. Sou aluno com orgulho da Gustave. Podemos ter professores a chegar tarde, sim temos, mas cedo ou tarde eles explicam a matéria a todos. Na minha escola existem poucos conflitos, e quando existem são resolvidos na hora e sem problemas. Quando me mudei tinha aquele "medo" da Gustave por culpa de todas as coisas que ouvi dizer. Hoje sei que é tudo mentira, malta que usa estupefacientes existem em todas as escolas, e os da minha escola compram aos do EJAF (escola perfeita). Só acho engraçado que não foi citado que tambem existiu uma rusga no EJAF. Quem fala mal da Gustave, claramente nunca cá andou. Apesar de tudo é a minha escola. Tamos cá todos pelo mesmo motivo. Ser formados para ser bons profissionais. Cabe a cada um decidir ser profissional ou delinquente.
David Santos Arruda dos Vinhos 28/10/2016 10:57
Para alguns alunos é lamentável a forma como foi efectuada a rusga para outros foi muito pouco, seja qual for a sua origem, em relação ao Externato João Alberto Faria não acredito que tenha sido da mesma forma isto é se o foi efetuado, aí sim existe muita podridão e geralmente como se costuma dizer das melhores famílias, enfim é pena que não conseguigam ir ponto da questão.
Elsa Tomé Arruda dos Vinhos 28/10/2016 10:36
Finalmente! Já fui aluno na Gustave Eiffel á 3 anos atras e já nessa altura era o que era, mesmo com pouca gente, é imperdoavel emgarregados de educação, certos professores e empregadas do estabelecimento escolar deixar passar ou ignorar este assunto. Mesmo com queixas! Agora que vivo no centro de arruda e muito perto do Polo já foi varias vezes emcontrar estes "miudos" a fumar a sua "broca" nas residencias, até ao facto de que já me envolvi com eles por estarem a fazer estes actos atras do meu carro VARIAS VEZES!! Não entendo que educação esta gente tem...
All ovelhas Arruda dos Vinhos 28/10/2016 09:46
Incrível , como esta gentinha fala de boca cheia dos alunos da Gustave Eiffel até porque no Externato João Alberto Faria não existe nada disto , pois não ? CLARO QUE EXISTE ! Ninguém é santo , sou aluna da Gustave Eiffel e venho de Lisboa e por incrível sou da Amadora e este senhor José Ferreira vem dizer que o problema são os de Lisboa ? Veja lá se os da ALDEIA SÃO UNS SANTOS , até porque não consumem nem nada ! Esta gente que fala mal da escola é RÍDICULA.. Informem-se primeiro das situações e depois abram a boca para falar !
atenciosamente, uma ALUNA DA AMADORA
Jessica Penas Lisboa-Amadora 28/10/2016 08:53
Os papas Indignados? Ahah a maioria não deve conhecer a peça que tem.
Ruben Martins Arruda dos Vinhos 28/10/2016 08:58
E para certos país abrirem os olhos, a polícia só faz o seu papel, e é normal fazer a rusga sem avisar, os pais não tem que ficar chateados pq isto é para bem deles é dos seus... e para já os alunos são alertados varias vez até um dia cair, essa rusga deveria ser feita todos os mês ou de 3em3 mês... obrigada continuação de bons dias... *pais, filhos não são santos*
Cátia Mendes Lisboa 28/10/2016 08:37
Só não vê quem não quer. Muita ganza fumada.
E na escola falam sobre os efeitos a longo prazo das drogas? Existe informação sobre a lei?
Sejam felizes.
Rui Pereira Arruda dos Vinhos 28/10/2016 04:25
Deveriam fazer em todas as escolas, e não só aos "miudos" mas a muito boa "gentinha" que anda nas mediações das escolas a vender, esses sim deveriam ir presos e para dar exemplo... Mas enfim há 26 anos já existia disso na c+s da Malveira e tem tendencia a piorar...
Marina Reis Milharado 27-10-2016 23:05
COSTUMA-SE DIZER; É PRESO POR TER CÃO E POR NÃO TER!!! Lurdes Mendes Aveiro 27-10-2016 23:00
Nem merece comentários são todos uns inocentes coitadinhos !!! Mas quando toca a fazer uma broca ou a enxovalhar as autoridades a inocência vai toda embora !!! Se a GNR faz revistas está mal !!!! Se não faz criticam !!! Mas quando o telefone toca a dizer o seu filho/filha foi apanhado com estupefaciente a resposta é aí não pode ser o meu filho/filha é um anjo,isso são as más companhias !!! Deixem-se de tretas e percebam a realidade daquilo onde os vossos filhos estão no dia-a-dia !!! E deixem a GNR trabalhar !!!
Pomodi Pomodi Arruda dos Vinhos 27-10-2016 22:50
Iniciativa de louvar,na minha opinião, venham mais dessas noutras localidades e noutros estabelecimentos de ensino!
Fátima Calçada Vila franca de Xira 27-10-2016 22:42
Acho muito bem...muita das vezes esses jovens andam pelo meio das estrada e os condutores são obrigados a parar e se algum reclamar são maltratados com ofensas verbais até agressões físicas com já aconteceu a um senhor conhecido e respeitado por todos os arrudenses.Será que os pais sabem de verdade o que os filhos fazem durante o dia todo?
Jorge Ferreira Arruda dos Vinhos 27-10-2016 22:24
Essa escola fica perto da minha casa. A cerca de 4 anos, durante as horas de almoço alguns alunos iam para a porta dos prédios fumar o belo charro. Rapazes e raparigas. Acho muito bem que isso aconteça. Parabéns à GNR. A Gustave Eiffel deveria ponderar a sua existência na Arruda. Visto que diariamente trazem alunos de vários pontos de Lisboa, Amadora etc tudo para manterem a porta aberta. Obrigado pela acção da GNR pois quem mora perto sabe que esses problemas infelizmente existem :(
Sérgio Roque Arruda dos Vinhos 27-10-2016 22:11
Esse jornal é tão credível que se esqueceu de fazer investigação jornalistica e informar os leitores que a operação da GNR envolveu as duas escola do concelho, pois foram no mesmo dia ao Externato João Alberto Faria. Há muito pouca insenção e profissionalismo nessa notícia.
Pedro Jacques Arruda dos Vinhos 27-10-2016 21:51
Acho muito bem. Só lamento uma coisa.. Em frente a esta escola existe uma outra.. Não sei se sabem? É tão fácil culpar os alunos que estudam na Gustave Eiffel.. Porque será?
Ana Santos Arruda dos Vinhos 27-10-2016 21:33
A senhora em questão quando se queixa que a filha foi revisitada por um cão, não sabe de certeza o que é uma revista corporal... talvez lhe possam explicar como é... se calhar não ficava tão chocada. Acho muito bem que façam este tipo de operações, pois infelizmente há cada vez mais droga nas nossas escolas.
Mónica Moreira Alverca 27/10/2016 20:53
Boa tarde, vejo que a população nunca se sente satisfeita, como diz o ditado quem não deve não teme, depois essas desculpas esfarrapadas das crianças ficarem traumatizadas com a ida da GNR ou a Polícia à escola é idiotice do povo,nós como pais devemos educar os nossos filhos e zelar pelo ou bem estar dos próprios,estou de acordo que a força de segurança faça o seu trabalho assim como os próprios pais devem de fazer os deles
Idália Soares Alcochete 27/10/2016 20:03
Sim na verdade foi um pouco assustador,numa terra calma e logo de manhã ver aqueles jovens a ser revistados,mas só assim poderá minimizar a venda de droga e consumo por parte de alguns,como é de conhecimento de quase todos... pelo menos daqueles que passam pelo escola profissional.lá está o velho ditado paga o justo pelo pecador.nao nos podemos esquecer qual era a verdadeira intenção da rusga (apanhar os que infringuiam a lei).
Maria Amaral Arruda dos Vinhos 27/10/2016 19:14
''sendo que em muitos dos casos as operações são bem sucedidas.'' O pior e que nem isso é verdade, de qualquer maneira, numa escola onde professores chegam 40 minutos atrasados as aulas com desculpas de andar a procura de uma sala, falta de equipamento, os poucos professores que se preocupam completamente sobrecarregados e uma Direção com os niveis de organizacao de um ''hoarder'', os alunos que dia apos dia vem os professores fumarem tabaco a porta da escola é que são culturalmente deficientes não é verdade.
Nem vou elaborar sobre a situação de professores a trabalhar a recibos verdes. Sim, trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana, fins de semana a preparar aulas e corrigir testes. RECIBOS VERDES caros leitores.
Mas o cidadão e que tem de crescer culturalmente e socialmente não se esquecam.
Vou Só Procurar Sala Arruda dos Vinhos 27/10/2016 19:02 Não "fumo sem fogo" "cheira"me que os meninos ali andam a passar as "linhas" a muito tempo e não é só por "chutos" na bola nem andar a "cavalo"
Panodi Lee Arruda dos Vinhos 27/10/2016 18:44
Acho bem e tenho um filho lá
Maria Brito Alverca do Ribatejo- Bom Sucesso 27/10/2016 18:39
Só não vê quem não quer, o que se está a passar com muitos desses jovens. Mais uma reflexão, a GNR jamais agiria assim se não fosse necessário. As pessoas de bem deviam ficar descansadas por ver os filhos protegidos e mais fiscalizados. Última nota, esse cantinho onde tiraram as fotos, será que os paizinhos o conhecem, porque não o visitam durante o horário escolar.
Armando Cunha Arruda dos Vinhos 27/10/2016 18:31
Acho muito bem, por mim esta escola desaparecia era daqui, vandalismo, drogas, álcool, é só escolher.
Miguel Pedro Arruda dos Vinhos 27/10/2016 17:23
Lamentavelmente tenho de dizer que a opinião pública deixou de ser credível e sim intolerável, pois se as forças de segurança atuam é porque é em demasia, porque os meninos têm medo do cão, porque o meu filho foi revistado parecia um bandido, etc ... Bem qualquer cidadão com bom senso comum, compreenderia que cães, armas, nas mãos das forças de segurança são as ferramentas de trabalho dos elementos, bem como estas ações preveligiam a segurança do cidadão, mas só se lembram de santa Bárbara quando faz trovões e aí sim a polícia faz falta. O cidadão tem de crescer culturalmente e socialmente !
João Gomes Á-dos-Loucos 27/10/2016 16:25
Pois é só que aquilo é aos olhos de todos passagem e mais passagem....
Armando Ribeiro Arruda dos Vinhos 27/10/2016 15:34