Samora Correia
Exposições no Palácio do Infantado Podem ser apreciadas no Palácio do Infantado
Sílvia Agostinho
25-08-2016 às 19:39 As memórias do incêndio que assolou o Palácio do Infantado há 40 anos atrás é apenas um dos momentos evocados na exposição dedicada a um dos ex-libris de Samora Correia, inaugurada no primeiro dia das festas, a 18 de agosto. “Palácio do Infantado – Uma Casa com História” quer relembrar a importância que este edifício já teve na história da Monarquia, e da República, até aos dias de hoje. A exposição que conta a história do edifício nos tempos em que recebia celebrações da família real, passando por outro género de eventos, coloca o acento tónico no calamitoso incêndio. Podem ser visionados os relatos de quem viveu à época aquele momento. O Palácio do Infantado viria ser completamente recuperado até 1984, “pelos funcionários da Câmara com os nossos parcos recursos”, deu conta, durante a inauguração, a vereadora com o pelouro da Cultura, Ana Carla Gonçalves.
Um dos pontos altos foi também a exposição dedicada a Sérgio Perilhão, figura da terra que faleceu em 2015. Ligado ao movimento associativo, dedicou-se à observação e estudo do mundo da campinagem. “Trabalhou especialmente na reconstrução das nossas raízes, e do nosso fundo identitário, recuperando a genuinidade das gentes da nossa terra”, referiu a vereadora que quis prestar homenagem “às singelezas” apuradas pelo trabalho de Perilhão. Na exposição, podem ser vistos, entre outros objetos, uma máquina de escrever que usou, e apontamentos sobre campinos. A autarquia aproveitou a ocasião para lançar também o livro “Campinos – Apontamentos de Sérgio Perilhão”. Ao longo da sua vida foram surgindo as oportunidades de registar os momentos, as histórias e as pessoas que partilhavam consigo essa grande paixão pelo campo, pelas lides de toiros e pela sua terra, Samora Correia.
|
Festas de Samora com dois feridos graves e mais de 50 mil visitantes
Idosa sequestrada e roubada em Samora Correia era a zeladora da igreja Bombeiros da região foram heróis no filme dos incêndios Câmara de Salvaterra fixa valor dos impostos municipais para 2017 Manique do Intendente recebe festival de jazz e blues em setembro |