Vai nascer o “Parque Biológico de Azambuja”
No viveiros em Aveiras de Baixo
Sílvia Agostinho
22-04-2016 às 12:02 Há exatamente três anos, o Valor Local avançou com a notícia de que se estavam a estabelecer os primeiros contactos entre a Câmara de Azambuja e o Governo no sentido de a autarquia passar a gerir o espaço dos antigos viveiros de Aveiras Baixo. Agora, parece haver finalmente fumo branco e a autarquia prepara-se para avançar com a criação do “Parque Biológico de Azambuja” no local.
Segundo Luís de Sousa, presidente da Câmara de Azambuja, este não é um daqueles antigos projetos que perdura há muito tempo no papel, embora já estivesse pensado há vários anos. A reabilitação do espaço será uma realidade, e neste momento a autarquia define os últimos pormenores com o ministério da Agricultura e com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. O presidente da autarquia conta, em primeira mão, ao Valor Local que serão desenvolvidos percursos pedestres, zonas de arvoredo, posto avançado para os bombeiros, um parque de merendas, um café/restaurante, área para pesca recreativa, , área para observação de aves, gestão de resíduos verdes. As possibilidades que o espaço pode oferecer a nível de atividades lúdicas apontam para diversos eventos como “festas de aniversário”, “criação de hortas pedagógicas”, “atividades equestres”, “jogos do tipo caça ao tesouro”, “demonstrações de falcoaria”, “observação astronómica”. O projeto compreende também a reabilitação do centro aquícola. Em 2013, o vice-presidente Silvino Lúcio apresentava na altura a intenção de que este projeto fosse semelhante a um levado a cabo em Vila Nova de Gaia com a possibilidade das atividades descritas acima. A concretizar-se o município passará a dispor de uma mega área de lazer. O espaço dos viveiros apesar de abandonado continua a apresentar potencialidades normalmente apenas exploradas na Semana da Primavera Biológica.
|
Azambuja entrega prémios do concurso literário e bolsas de estudo
Alenquer: ASAE apreende 234 quilos de carne imprópria para consumo Inauguração dos novos polidesportivos do Forte da Casa Museu do Neo-Realismo com exposição dedicada ao arroz Câmara do Cartaxo reuniu-se com Impormol para estudar soluções |