Vila Chã de Ourique homenageia antigos ciclistas do Cartaxo
O famoso Quiças será um dos homenageados
Miguel A. Rodrigues
27-04-2016 às 23:04 ![]() A freguesia de Vila Chã de Ourique no concelho do Cartaxo vai homenagear no próximo dia um de maio o antigo ciclista António Martins. Mais conhecido por “Quiças” é filho da terra e correu no Benfica, tendo conseguido um terceiro lugar na Volta a Portugal em Bicicleta.
Esta é uma homenagem antecedida pela 31ª prova de ciclismo da freguesia que terá como patrono o antigo ciclista, e encontra-se integrada nas comemorações do 1º de maio. Vasco Casimiro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique e também presidente da comissão de 2016 dos “Cinquentões”, explicou ao Valor Local que a junta delega nas respetivas festas a sua organização, pelo que esta iniciativa conta apenas com o apoio da autarquia, mas tem organização daqueles que completam este ano 50 anos de idade na freguesia. Vasco Casimiro sustenta que esta iniciativa tem como ponto alto a homenagem ao “Quiças” mas também a todos “os outros antigos ciclistas do concelho do Cartaxo, não só de Vila Chã”, explica o responsável que salienta que o facto de existir um antigo ciclista da freguesia no lote de campeões do concelho é um algo especial. Todavia “Quiças” não é o único ciclista da freguesia “mas é talvez o que tem maior palmarés, excetuando o José Marques, que é mais antigo e tem um segundo lugar na volta a Portugal, mas o ‘Quiças’ tem muitos outros prémios embora nunca tinha sido homenageado”. Vasco Casimiro recorda a altura, nos anos 60 e 70, em que “Quiças” ia de bicicleta para o Estádio da Luz em Lisboa para treinar. Um facto contado pelo próprio ciclista em 1997 ao jornal Vida Ribatejana. O presidente da comissão salienta que esta homenagem surgiu de “forma natural” porque tanto “o Quiças como o José Marques fazem parte da vida atual da freguesia.” Para além das homenagens ao “Quiças” e a José Marques, serão ainda alvo de consagração, outros ciclistas do concelho do Cartaxo, como Marco Chagas, José Maria Nicolau, José Marquez, Ezequiel Lino, Alfredo Trindade, Fernando Maltez, Eduardo Nicolau, Ramiro Martins, Francisco Valada, António Vitorino, Luis Carvalho, Herminio Marcelino, José Xavier, Luis Domingos, Fernando Batista, Gonçalo Amorim e Renato da Silva.
|
Comandante do posto da GNR de Azambuja acusado de abuso de poder
Renato Campos, primeiro presidente da Câmara do Cartaxo, após a Revolução: “Faltava fazer tudo no concelho” Tejo: Um Rio de potencialidades Bienal 2016: Vila Franca quer respirar fotografia Trabalhadores da Impormol desesperam por soluções |