Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

​Armando Baptista deixa voluntários de Azambuja
“O desgaste emocional foi enorme”

O operacional nega contudo que a sua saída esteja relacionada com questões de mau estra entre bombeiros e processos disciplinares em curso
25-08-2017 às 22:43
Miguel A. Rodrigues
Imagem
Ao fim de cinco anos Armando Baptista, comandante dos bombeiros de Azambuja, anunciou a sua saída. Ao Valor Local, o operacional confirmou que em causa estão circunstâncias pessoais ao nível do cansaço psicológico e físicos imanentes da exigência do cargo.

O operacional nega entretanto que a sua saída esteja relacionada com algumas notícias de mau estar entre os bombeiros com vários processos disciplinares à mistura. O Valor Local sabe da existência de um processo disciplinar a um bombeiro, que não caiu bem ao efetivo, mas o operacional refere que isso não pesou na sua decisão.

Armando Baptista teve como missão “colocar a casa em ordem”. A sua vinda para os bombeiros de Azambuja, surgiu do convite do atual presidente André Salema, que quis profissionalizar a associação, sendo que o comandante por si convidado seria o primeiro na história da associação a ter um cargo remunerado.

Armando Baptista revela ao Valor Local que sai com o sentimento do “dever cumprido”. Deixa amigos na associação, sobretudo bombeiros com quem tem ainda hoje uma relação de amizade.

O comandante vinca por outro lado que deixa “obra feita” e dá como exemplo a insistência na formação dos bombeiros, com a participação em vários cursos, algo feito em consonância com a direção dos voluntários de Azambuja que investiu “milhares de euros nos formandos”.

Armando Baptista salienta a aquisição de equipamentos de proteção individual para os soldados da paz, referindo mesmo que, nesta altura, “não faltam equipamentos aos nossos bombeiros” ao mesmo tempo que lembra a renovação da frota e as obras que o quartel está a sofrer.

Apesar desta obra, que o operacional espera que seja respeitada pelo seu sucessor, Armando Baptista prefere sair: “Há um desgaste emocional enorme. Sou um homem feliz, mas assumo que foram cinco anos muito duros”.

Ao Valor Local acrescenta que “este é um corpo de bombeiros apetecível para muita gente. Já temos 15 funcionários e mais de metade deles estão dedicados ao socorro”. Por isso espera que o sucessor mantenha muito do que está feito, embora reconheça que “este é um desafio difícil”.

O comandante revela que não pensava “que Azambuja fosse tão trabalhosa”. “Pensei que era um concelho mais calmo, e exemplifica com  o socorro, mas também a nível da segurança com  o gasoduto e o oleoduto. A sinistralidade na Nacional 3, incêndios e outras emergências médicas”, desabafa vincando: “Tudo isto leva a um empenhamento de quase  24 horas por dia, e por consequência a um maior desgaste emocional”.

Sobre o futuro, o comandante revela que espera há 14 meses para defender a sua tese de mestrado em ciências policiais e para já diz querer descansar, revelando que tem alguns convites para corpos de bombeiros, mas também para empresas privadas.

André Salema recandidata-se à direção da corporação
 
André Salema, presidente da direção, vincou por seu lado a total sintonia com o atual comandante e revelou ter iniciado contatos para a sua substituição.

O responsável máximo dos bombeiros de Azambuja vinca o trabalho feito pelo atual comandante e anuncia a sua recandidatura à presidência dos bombeiros dentro de seis meses.
André Salema que chegou a ponderar não se recandidatar devido ao desgaste que o cargo exige, salienta que a saída do comandante veio alterar a sua decisão. O presidente quer garantir tranquilidade no processo de transição e por isso anuncia a sua recandidatura, sem que esclareça quem o acompanhará na lista.
​
Sobre o futuro comandante, André Salema garante as mesmas condições que Armando Batista usufrui, mas não revela a quem fez o convite, dado que sublinha, está ainda à espera de uma resposta.
​

Comentários

Só grandes homens fazem grandes obras.
Sucesso, Armando.
Luis Garcez
Queluz
28/08/2017 10:40

Esse Sr. Armando sempre andou atrás de protagonismo, é daqueles que mostra muita obra feita com o esforço dos outros, retiram sempre todos os méritos para si.
Ze Seboso
Amadora
28/08/2017 00:28

A foto e título que escolheram revela um desrespeito enorme por alguém que dedica a sua vida a ajudar e a promover a ajuda de outros. Querem passar uma débil imagem deste grande senhor, mas acabaram por passar uma péssima imagem do vosso jornal.
Um bem haja ao Sr°. Comandante Armando Baptista, por todo o seu empenho, trabalho e resultados obtidos
Bruno Queiroz
Algés
 26/08/2017 19:38​

Lamento mas o trabalho foi positivo bem haja e tudo de bom pela vida fetura.
Com doente e socorrida várias vezes pelo Senhor comandante o meu muito obrigado
Respeitos cumprimentos
Maria Violeta Ramos
Azambuja
25/08/2017 23:32

5 anos passaram e vocês continuam a não saber escrever o nome do comandante corretamente...
O título em foque é sempre mais bonito com "desgaste emocional(...)" do que com "sai com o sentimento do “dever cumprido”". A isso se chama jornalismo barato.
Joana N
Lisboa
25/08/2017 23:11

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Santa Casa de Azambuja: Unidade de Cuidados Continuados conhece retrocesso
​
Imagem
Obra de requalificação da Casa da Eira no Montejunto
Imagem
Onda de Assaltos continua na vila de Azambuja

Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS