Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
A Nova Vida de Manuel Jorge de Oliveira
Recentemente foi premiado com o Troféu Excelência/Valor Local dos prémios GDA
Nuno Filipe
28-03-2016 às 18:38
Imagens
​ 
Figura de proa do toureio a cavalo, Manuel Jorge de Oliveira, cavaleiro azambujense, com 57 anos, está prestes a comemorar os 40 anos de alternativa. Recentemente foi premiado com o Troféu Excelência/Valor Local dos prémios GDA, e nesse âmbito o Valor Local deslocou-se à Quinta do Açude no Cartaxo para uma conversa sobre o passado, presente e futuro. Manuel Jorge recebeu o Valor Local no seu picadeiro, e foi com os poldros que pastam livremente nos terrenos da quinta, como pano de fundo, que iniciámos a nossa conversa.
 
Manuel Jorge recuou aos seus tempos de menino quando acompanhava o pai a corridas e o bichinho ia nascendo. Ao mesmo tempo vivia na Sociedade Agrícola Ortigão Costa, e aquele mundo de toiros e cavalos, era um chamamento. Tinha seis ou sete anos e às escondidas já montava um burro (depois passou para um cavalo) e usava um cão que por lá andava (o Almonda, que diz ele mordia as patas ao cavalo) como toiro, até que um dia o Manuel “Gago” vai ter com o seu pai e convida o jovem Manuel Jorge para ir fazer um festival para os Bombeiros, na célebre “Monumental Caixote”.
 
O pai de Manuel Jorge, Joaquim Oliveira, não acreditou no que Manuel “Gago” lhe dizia. Afinal nem sabia que o filho tinha jeito para os toiros, mas um dia à socapa lá assistiu a uma dessas brincadeiras com o cão e viu que o rapaz até tinha talento.  Manuel Jorge não se livrou, contudo, de um ralhete, mas começou aí aos 10 anos, uma carreira que o iria guindar a primeira figura do toureio.
 
No entanto, conta Manuel Jorge à nossa reportagem, que teve uma juventude normal: com a escola, e a prática de desporto, até final da adolescência, altura em que os cavalos e os toiros começaram a falar mais alto. Aos 18 anos era já o cavaleiro amador que mais corridas realizava em Portugal, quando foi tirar a alternativa, que era para ser dada por José Mestre Batista, mas que acabou por ser dada por José João Zoio, (diz-se que por problemas físicos do primeiro). Nessa altura, já corria todo o país na companhia de nomes como Brito Pais ou João Moura a cavalo, e Carlos Pimentel ou Nino de La Capea no toureio apeado. Manuel Jorge é também um grande apreciador do toureio a pé e isso levou-o (diz ele, para mostrar que o toureio é só um) em 1988, a fazer em Azambuja uma corrida, onde lidou quatro toiros a cavalo, e dois a pé. No seu percurso há também a curiosidade de ter gravado um álbum de fados com o nome “O meu cavalo Alazão”. “Sempre se falou muito na mistura de toiros e fados nos 80, e por isso decidi experimentar”; conta.
 
Em 2013, retirou-se e não pensa voltar às arenas. Poderá dar a alternativa a Parreirita Cigano ou ao seu filho, “mas mais do que isso não”, pois agora a sua vida “é outra”. Diz-nos que devido aos elevados custos envolventes, o toureio é algo bastante caro e hoje em dia dedica-se à equitação. Tem vários picadeiros espalhados pela Europa, com base na Alemanha, em Munique, mas também na Áustria, França, Suíça, Inglaterra e Suécia. Quando lhe perguntamos se a Tauromaquia é uma arte ou um desporto, diz-nos que é uma arte, “porque não há árbitros, ninguém julga o certo e o errado, é uma coisa que vai ao gosto e coração das pessoas, cada um decide do que gosta”.



Comentários

Seja o primeiro o dar a sua opinião...

    A sua opinião conta

Submeter
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Bombeiro de Azambuja resgata criança de acidente mortal

Caso dos Processos: Presidente da Câmara de Azambuja já avançou com recurso em tribunal

CDS-PP de Azambuja promove debate sobre o valor do Tejo

Câmara de Vila Franca de Xira apresenta saldo positivo de 17 milhões de euros


Reclamações no concurso da obra do novo quartel da GNR de Alenquer

​

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV