Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Águas do Ribatejo está a terminar a obra da nova ETAR de Samora Correia

Investimento de quase cinco milhões de euros
05-04-2020 às 11:57


Imagem
Aquando do lançamento da primeira em finais de 2017

Está em fase de conclusão a obra da nova ETAR de Samora Correia, construída na Herdade de Palhavã, em Porto Alto. A empreitada de quase 5 milhões de euros a cargo da Águas do Ribatejo (AR) incluiu a construção do emissário com cerca de 10 quilómetros de condutas e três estações elevatórias para encaminhar o “esgoto” para a ETAR. As novas estações intermédias estão a ser implantadas nos locais onde existiam as ETAR de Quinta dos Gatos, Bordalo Pinheiro e Pendente 2 (Porto Alto) em final de vida útil. A obra que foi iniciada em finais de 2017 estava prevista ser inaugurada no início de 2019.

A obra representa o maior investimento de sempre feito com capitais próprios da empresa, no valor de 4 milhões de euros. O fundo de coesão por via do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos garantiu 850 mil 377 euros.

Na freguesia de Samora Correia existem atualmente cinco estações de tratamento de águas residuais:  Esteveira (construída em 2009), Murteira (requalificada em 2019), Quinta dos Gatos, Bordalo Pinheiro e Pendente II. Com a entrada em funcionamento ficarão três ETAR que garantem o tratamento dos efluentes produzidos por cerca de 19 mil utilizadores.

O novo sistema de tratamento de águas residuais de Samora Correia tem um horizonte temporal de 30 anos e capacidade para receber o efluente doméstico dos aglomerados populacionais de Arados, Porto Alto e Samora Correia.

Até 2022, a Águas do Ribatejo prevê investir cerca de 20 milhões  nos sistemas de tratamento de águas residuais e de abastecimento de água dos sete concelhos que serve. Algumas das intervenções de ampliação e requalificação de sistemas serão realizadas apenas com capitais da Águs do Ribatejo.
​
“Teremos de suportar, quer com recursos próprios, quer com financiamento bancário, cerca de 13,4 milhões de euros”, explica o presidente do conselho de administração da AR, Francisco Oliveira.

A AR destaca, no abastecimento, a construção de uma nova estação de tratamento de água (ETA) em Fazendas de Almeirim e as ampliações das de Almeirim e de Alpiarça, bem como a ampliação e requalificação do reservatório do Cerejal, que abastece a cidade de Torres Novas e será alvo de “uma profunda intervenção”.

No saneamento, “onde já foram investidos mais de 80 milhões de euros”. Estão concluídas as ETAR da Malhada Alta (Coruche), Lapas/Ribeira Branca e Fungalvaz (Torres Novas).  Em fase de conclusão estão as empreitadas de Samora Correia (Benavente), Chancelaria/Pedrógão, Lamarosa e Rexaldia, todas em Torres Novas.
Pub
Imagem

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


ESCOLHAS DO EDITOR
​
Imagem
(C/áudio)
Luís Mira da CAP -"Portugueses terão de habituar-se a produtos nacionais nos próximos tempos"
Imagem
Exclusivo Valor Local
Empresa de Azambuja na vanguarda dos testes rápidos ao COVID-19
Imagem
Hospital de Vila Franca de Xira com novas regras face ao Covid-19



​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

Região com 97 infetados por coronavírus em 30 dias
​
Covid-19: Cerca de 14 trabalhadores retiram material de armazém sem proteção em Samora Correia 

Arruda com caso positivo de Covid-19

Hospital de Vila Franca de Xira recebe doentes infetados pelo Covid-19

Três Casos de COVID-19 confirmados no concelho de Azambuja

PUB
Imagem

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS