Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Águas do Ribatejo inaugura duas ETAR e anuncia empreitadas de 6 Milhões de Euros 

No décimo aniversário da empresa intermunicipal
03-01-2018 às 18:27
Imagem
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assinalou o seu 10.º aniversário em Benavente e o anúncio de novas empreitadas nos concelhos de Torres Novas, Almeirim e Benavente com um investimento superior a 8 Milhões de Euros.
 
O aniversário da empresa, criada há 10 anos exclusivamente com capitais dos municípios que aderiram para gerir os sistemas de abastecimento de água e de saneamento duma área que abrange uma população de 150.000 pessoas, foi assinalado com uma sessão que contou com a presença dos antigos presidentes das Câmaras Municipais de Benavente, Coruche, Alpiarça e Chamusca, alguns dos protagonistas na génese do projeto.
 
Na mesa redonda participou também o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, António Torres que foi apelidado como “o pai da criança” dado o seu empenho na condução técnica do processo de criação da empresa municipal. “Foi um parto muito complicado. Uma longa maratona com muitas pedras no caminho, mas o tempo veio dar-nos razão”, disse António Torres.
 
A sessão da manhã teve ainda as participações do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do presidente da ERSAR (entidade reguladora), Orlando Borges, do ex-ministro do Ambiente (2005-2009) Francisco Nunes Correia e do presidente do Grupo de Apoio ao PENSAAR 2020, Diogo Faria de Oliveira. Na plateia cerca de centena e meia de entidades representadas pelos seus gestores e técnicos. Samora Correia foi por um dia, a Capital Nacional da Água.
Em dia de aniversário, a prenda foi o anúncio da aprovação de duas novas candidaturas financiadas pelo POSEUR PORTUGAL2020 para empreitadas a realizar nos concelhos de Almeirim e Torres Novas.
 
Várias pistas foram lançadas durante o debate quanto ao futuro do setor em que muito se fez em matéria de qualidade da água que bebemos mas em que continuamos aquém no que respeita à necessidade de substituição de condutas de água. Será de acordo com Faria de Oliveira, técnico afeto ao programa governamental PENSAAR 2020, uma tarefa muito séria a fazer no futuro e que demorará décadas tendo em conta as debilidades da rede de águas. Mas ao contrário do que seria de esperar, o setor das águas é na sua generalidade eficiente em Portugal. Os dados se assim podemos dizer ficam de certa forma mascarados tendo em conta a existência de sistemas altamente eficientes como os dos grandes centros e também da Águas do Ribatejo, por oposição ao que é regra em zonas onde essa eficiência parou há muito no tempo. As perdas de água são por outro lado outro dos grandes objetivos que também aguarda o setor.
 
Após o almoço, a comitiva seguiu para o lançamento da prime ira pedra da Nova ETAR de Samora Correia que vai servir uma parte significativa da freguesia contemplando tratamento para os efluentes domésticos e industriais. A obra, que inclui as estações elevatórias e condutas, está orçada em mais de 4,6 milhões de euros e deverá ser inaugurada no primeiro trimestre de 2019.
O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins comprometeu-se a participar na inauguração após o enchimento do primeiro caboco da obra com a ajuda dos presidentes da AR e do Município de Benavente e da vogal do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo.
 
O presidente da Câmara de Coruche e do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo, Francisco Oliveira, disse que os investimentos  nas ETAR da Murteira e da Quinta do Papelão , inauguradas nesta tarde e aquele que teve o lançamento da primeira pedra -- a ETAR de Samora Correia-- se inserem no esforço de recuperar o "défice de cobertura" em matéria de saneamento, uma vez que a região está "razoavelmente bem dotada" em termos de abastecimento de água.
 
A Águas do Ribatejo integra os municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas numa área territorial de 3240 km2 e um universo de 150 mil consumidores.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
Pub
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
As​ tramas do Aterro:
Triaza acusada de abate de sobreiros sem autorização 
Imagem
GOP Benavente:
Ribassor e balneários da Murteira são destaque do Orçamento para 2018
Imagem
Câmara de Azambuja acusada de “trapalhadas” nos apoios às coletividades

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS