Ávinho regressa em Maio
Nos dias 6,7 e 8
|27 Abr 2022 17:17
Miguel António Rodrigues A edição 2022 da ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, está de regresso, mas desta vez o certame maior de Aveiras de Cima vai realizar-se no início de maio, nomeadamente de nos dias 6, 7 e 8.
Será um certame realizado pelo município de Azambuja em colaboração com a Associação Vila Museu do Vinho e que terá como cabeças de cartaz musical, os Anjos no primeiro dia da festa e David Antunes no segundo dia. O palco, como sempre será montado no largo da República. Segundo Silvino Lúcio, presidente da câmara de Azambuja, esta é uma festa que já passou fronteiras e que é conhecida, não só pelo programa cultural, como pelos bons vinhos que emanam da região de Aveiras para o país e para o mundo. Com visitas às adegas, onde se vai cantar o fado, bandinhas de rua e desfiles etnográficos associados ao ciclo do vinho, a edição deste ano volta a ter como mote as canecas, que podem ser adquiridas por cerca de 2,50 euros e que dão direito a beber (moderadamente) nas adegas aderentes. O presidente da Câmara salienta o “crescimento da festa” nos últimos anos: “Só quem visita Aveiras naqueles dias, consegue ter uma perceção daquilo que falamos”. O autarca vinca que a realização desta iniciativa é um desafio este ano, até porque será em maio, umas duas semanas antes da feira de Azambuja, o que significa para o município um esforço logístico acrescido. Ainda assim o presidente da Câmara refere que tudo está a postos para que ambas as iniciativas decorram sem problemas. Silvino Lúcio diz que em causa estiveram as datas do certame de Aveiras de Cima. Foi preciso “coordenar as datas com as pessoas das adegas” que são o “motor” de grande parte da festa. O autarca recorda a importância desta festa, nomeadamente, porque Aveiras é uma zona muito importante no que toca ao setor vitivinícola. O facto de serem anunciados os vencedores do concurso de vinhos do concelho de Azambuja, acaba por ser mais um dos pontos altos a juntar ao extenso programa que inclui febras, pão e vinho gratuitos nos locais já designados pelo município. |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|