Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Abortada a implantação de um acelerador de logística em Azambuja

Anunciada com pompa e circunstância em 2015
Sílvia Agostinho
​03-04-2017 às 12:21
Imagem
Foi anunciada em 2015 com alguma pompa e circunstância a implantação em Azambuja da empresa Beta –I e do seu acelerador de logística. Tratava-se do Loga que pretendia atrair startups nacionais e internacionais com foco na resolução de problemas e desafios das empresas de logística, sediadas na região. Na altura esta possível concretização foi notícia na imprensa nacional já que era apregoado como o primeiro acelerador de logística do sul da Europa. Passados quase dois anos, veio a público a notícia, na última reunião de Câmara, no âmbito de uma intervenção do gestor da inovação do município, Rui Pinto, (que articulou a possível vinda da Beta –I) que o município decidiu abandonar, em parte o projeto, tendo em conta que os seus administradores pediam uma quantia de 25 mil euros para permanecerem em Azambuja para o período de quatro meses do Loga.

Rui Pinto confidenciou que o presidente da Câmara, Luís de Sousa, em conversa consigo questionou da mais-valia daquele apoio que teria à partida um interesse limitado. Foi decidido pela Câmara não avançar, e neste capítulo Rui Pinto fez também o mea culpa. O gestor da inovação disse ainda que depois deste episódio, os responsáveis da Beta-I quase que lhe deixaram de falar porque “já tinham feito algum investimento”. 

O gestor da inovação que ao longo da reunião de Câmara foi pressionado exaustivamente pelo vereador da Coligação pelo Futuro da Nossa Terra, António Jorge Lopes, sobre a prestação de serviços que tem para com o município, nomeadamente, tendo em conta extratos da entrevista que deu ao Valor Local no final de 2015, haveria ainda de falar dos contactos com as empresas e seus resultados práticos. O vereador da oposição quis saber em pé e que estava a vinda de algumas empresas para o concelho. Rui Pinto foi dando conta desses contactos, mas as respostas pouco ou nada agradavam a Lopes que ia comentando – “Ou seja não tem nada para dizer”. Mas a gota de água deu-se quando reportou à parte da entrevista de Pinto ao nosso jornal em que este afirmava que o bilionário saudita que estivera no concelho de Azambuja, no verão de 2015, de visita a Frutalcarmo, olival de Manique, e Sugal tinha feito negócios. Jorge Lopes quis saber quais, mas o presidente da Câmara disse que não era assunto para aquele fórum público e que depois daria dados em privado. O vereador da oposição não se conteve – “Não pode ocultar informação a partir do momento em que é pública e vem nos jornais, o gestor da inovação não tem de saber mais do que os vereadores”.
​
Rui Pinto defendeu-se dando a entender que a sua figura desaparece a partir do momento em que os empresários começam a conversar, e que não estava nas suas mãos saber que negócios em concreto se passaram. Ainda sobre o bilionário saudita foi ainda dito que o mesmo exigiu a presença de um auditor externo para poder começar a investir no concelho de Azambuja. Neste caso foi sondada a multinacional KGM. O presidente da Câmara afiançou numa das últimas reuniões de Câmara que esses contactos com a empresa de consultadoria existiram, mas que entretanto não se avançou com outros procedimentos com o objetivo de a parceria poder ir ou não para a frente. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
SMAS de Vila Franca debatem perdas de água
Imagem
Obras nas piscinas de Azambuja decorrem a bom ritmo
Imagem
(C/Vídeo) Salvaterra de Magos: Mês da Enguia bate recordes
Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Carregado: Barrada o Retrato de um bairro em Transformação

Esta é uma zona do concelho de Alenquer onde as comunidades estrangeiras escolheram estabelecer-se​
Picture

Higiene e Limpeza Urbana: Luta sem Tréguas

Principais dificuldades sentidas em vários concelhos da região
Picture

O Apelo da Solidariedade

Quatro exemplos de dedicação a várias causas na região

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV