Acusação: CIMLT entrega projeto a “empresa de amigos”
A empresa escolhida para efetuar a candidatura ao Portugal 2020 foi a “Significado – Consultoria, Formação e informática, Lda”, pelo valor de 10 mil euros.
Sílvia Agostinho
07-06-2016 às 00:05 O projecto que visa a submissão da candidatura para a medição da qualidade do ar, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, foi a uma das últimas reuniões de Câmara de Azambuja. Desde logo provocou alguma polémica por, no entender da Coligação pelo Futuro da Nossa Terra e da CDU, dar a ideia de que o projeto em causa foi entregue a uma espécie de “empresa amiga da CIMLT”.
O projeto estabelece uma candidatura ao programa de fundos comunitários “Interreg Europe” que pode proporcionar um investimento de dois milhões de euros no concelho neste âmbito. A empresa escolhida para efetuar a candidatura ao Portugal 2020 foi a “Significado – Consultoria, Formação e informática, Lda”, pelo valor de 10 mil euros. O vereador da coligação de centro-direita, Jorge Lopes, estranhou diversas circunstâncias deste processo como o facto de os currículos afetos à empresa vencedora dizerem respeito a pessoas com formação a nível do ensino e da filosofia. “Que habilitações têm estas pessoas para submeterem candidaturas aos fundos estruturais?”, deixou a interrogação. Por outro lado, “ a empresa vencedora respondeu logo a seguir ao concurso, enquanto as outras não”. Tal configura no entender do eleito “algo estranho”. O vereador concluiu – “Não deixa de ser interessante, os quatro currículos nada terem a ver com o que se pretende. Parece que a empresa já ganhou antes de ser conhecido o resultado”. Neste sentido, David Mendes, da CDU, juntou – “É muito melhor dar trabalho a empresas amigas. Obviamente que tudo isto foi feito dentro da legalidade, mas possivelmente certos procedimentos não foram observados”, deixou no ar. Perante as críticas, o presidente da autarquia, Luís de Sousa, referiu que também há autarcas da CDU na comunidade intermunicipal. A proposta acabou por ser votada favoravelmente por maioria.
|