Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Alberto Mesquita
“Plataforma Logística da Castanheira cada vez mais cobiçada”

Autarca garante  incentivo para que as empresas possam ser deslocadas dentro do concelho para o complexo em causa
Miguel António Rodrigues
29-05-2018 às 18:09
Imagem
Apesar das vozes críticas, a atual logística “é bem-vinda a Vila Franca de Xira”. Alberto Mesquita, presidente da Câmara Municipal, salientou ao Valor Local que este setor é uma “inevitabilidade” e que, nesta altura, a plataforma logística está a ser cada vez mais procurada, lembrando que o Grupo Jerónimo Martins, proprietário do Pingo Doce, já adquiriu alguns lotes de terreno e que “em breve deverá começar as suas obras”. Há também uma outra empresa que atualmente está sedeada na Póvoa de Santa Iria, que se encontra a “fazer as malas” para ser alojada naquele plataforma logística, “e outras virão”. “Porque estamos numa zona muito central no que toca ao país, pelo que de certeza muitas empresas se sedearão ali”.

O autarca vinca: “A logística não é a do passado. É uma logística em que os produtos são armazenados em plataformas e exportados para todo o mundo. Antes a logística eram camiões e pouco mais do que isso”. É por isso que diz que as grandes empresas “que queiram vir para o concelho” e que cumpram o planeamento que está definido “são todas bem-vindas”. 
​
Alberto Mesquita refere, por outro lado, que existe por parte do município incentivo para que as empresas possam ser deslocadas dentro do concelho para a Plataforma Logística da Castanheira do Ribatejo.
 
Autarca recorda os últimos dias da Mague
 
Todavia, para trás ficam décadas de um concelho altamente industrializado com indústrias pesadas e que resultavam num panorama económico completamente diferente. Casos como o da antiga MAGUE, que recentemente ganhou um memorial em Alverca, são exemplos que nos tempos correntes dificilmente se repetirão.

Alberto Mesquita, que à época foi também ele um trabalhador e membro da comissão de trabalhadores da empresa, salienta que os últimos dias de laboração da MAGUE foram emocionalmente complicados.

O autarca lembra outros tempos em que a luta sindical em Vila Franca de Xira era elevada. Com a consciência que esse tipo de empresas não regressará a Vila Franca, o autarca lembra os tempos de lutas sindicais, com “uma comissão de trabalhadores com várias tendências políticas, o que mesmo assim nunca nos demoveu do nosso objetivo que era manter a MAGUE a funcionar”.

Trinta anos depois, Alberto Mesquita lamenta não ter existido “a ajuda ou o apoio governamental para se evitar o fecho da empresa”, vincando que se isso tivesse acontecido “estaria a laborar ainda nos dias de hoje”.

Para o edil, um dos momentos mais difíceis prendeu-se com o debate final com a população. “Estive muito envolvido nisso e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e não foi possível. Foi uma grande mágoa” refere, lembrando a “grande” carteira de clientes que existia.

Com a MAGUE pelo caminho, Alberto Mesquita aponta o dedo ao governo à época liderado por Cavaco Silva, e refere que a falta de apoio por parte do Estado “foi um erro” à semelhança de outras decisões até ao nível europeu.

Alberto Mesquita refere que no seu entender há uma nova indústria a emergir. “Hoje já se fala na desindustrialização”. No caso do concelho de Vila Franca de Xira “existe uma capacidade interessante ao nível industrial, mas o que é um facto é que as grandes indústrias ligadas à metalomecânica perderam-se”.

PUB
Imagem
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
PUB
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Rumo à Rússia: 
Jornada de Hélder Batista ao rubro na Europa
Imagem
(c/vídeo) Feira de Maio: Atividades no Campo da Feira com imagem renovada

Imagem
Feira Nacional da Agricultura com transporte gratuito da estação da CP para o CNEMA

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS