PUB
Alenquer: Vereador da Coligação defende plano de pormenor para o ArealTendo em conta também alguns investimentos públicos existentes na zona como o Museu do Vinho, O Jardim das Águas, e o Museu Damião de Goes e das Vítimas da Inquisição.
SA
26-04-2018 às 11:11 Em comunicado, o vereador da Coligação Juntos pelo Concelho, Frederico Rogeiro, defende que tendo em conta a intervenção prevista para o parque de estacionamento do Areal, na vila de Alenquer, deverá efetuar-se também a repavimentação da Rua Serpa Pinto e a alteração das regras de trânsito com o seu fecho à circulação automóvel, ficando apenas pedonável.
O autarca é da opinião de que os automobilistas têm uma alternativa natural na Avenida Jaime Ferreira. “A dificuldade do cruzamento desta avenida com a EN 9 – que já hoje ocorre – pode ser atenuada, na forma mais simples, com a colocação de semáforos.”, diz. Defende ainda e atendendo a que o Areal é um bairro a que é reconhecida uma tipicidade própria, que é tempo de se introduzir um plano de pormenor para aquela zona, até porque sempre que há um processo de reabilitação ali situado, “existe um especial cuidado de preservar a coerência do bairro.” Desde logo, esse plano de pormenor “poderá ser mais económico do ponto de vista da atuação dos serviços técnicos do município (em caso de autoria), que estudarão todo o normativo de uma só vez, com ganho de coerência, evitando a apreciação sucessiva de cada caso isolado”. “Mas, principalmente, o valor do bairro sairá beneficiado com esse estudo e essa coerência”, reflete. Recorde-se que nas últimas semanas, duas casas no bairro do Areal tiveram de ser demolidas, por se encontrarem em estado de ruína iminente. O plano de pormenor faria ainda mais sentido, segundo Frederico Rogeiro, tendo em conta alguns investimentos públicos existentes na zona como o Museu do Vinho, O Jardim das Águas, e o Museu Damião de Goes e das Vítimas da Inquisição. Contudo, esse dinamismo social está muito abaixo do que seria desejável, na sua opinião, pelo que a zona se mantém pouco atrativa para o investimento privado. “Deste ponto de vista, pode concluir-se que os investimentos públicos ali existentes estão a ser pouco rentabilizados enquanto catalisadores de dinamismo social no seu redor”. PUB
ComentáriosSeja o primeiro a comentar...
|
PUB
Outras Notícias |