Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Alenquer "Vila Presépio" renova-se para as famílias e comércio local

A iniciativa do município de Alenquer decorre até 30 de dezembro
Miguel António Rodrigues
16-12-2018 às 21:03
Imagem
Até ao fim de dezembro todos os caminhos vão dar à vila de Alenquer, que se transforma na “Vila Presépio” fazendo as delícias dos mais novos e também dos mais velhos. Por estes dias Alenquer não é mais do que uma casa emprestada para o “Pai Natal”, e tudo o que esta época do ano representa junto de uma comunidade que viu este presépio ser erguido na sua encosta depois das terríveis cheias de 1967.

Foi em 1968 que aproveitando a necessidade de se fazerem alguns melhoramentos urbanísticos, que à época foi intensificada a potência da rede pública de iluminação e colocados novos candeeiros no Largo do Espírito Santo, na Rua Triana e no Largo Palmira Bastos. Aproveitando este passo, foi proposta pelo vereador de então, D. José de Siqueira, a ideia de um presépio monumental a colocar na encosta virada ao rio, presépio esse que ainda nos dias de hoje embeleza a encosta de Alenquer que hoje tem como registada a marca de “Vila Presépio”.

Cinquenta anos depois, o presépio continua a ser um ponto de atração da vila de Alenquer. Com mais ou menos destaque, sobreviveu até aos nossos tempos, tendo passado por alturas em que não era o principal foco das festividades natalícias, algo que o atual executivo quis contrariar com as diversas iniciativas que tem levado a cabo por alturas do Natal na vila.

Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, destaca ao Valor Local que a aposta do município tem vindo a ser melhorada, aos poucos, todos os anos. “Melhorámos a casa do Pai Natal, temos uma pista de gelo para as crianças”, e muitos outros divertimentos que levaram a que na Romeira tivesse sido criado “um parque temático” alusivo ao Natal com inúmeras atrações para miúdos e graúdos, onde podem encontrar desde presépios interativos e mecânicos, passando pelos mais tradicionais em barro ou mesmo pelos conjuntos feitos pelas escolas do concelho.
​
Pedro Folgado fala no “consolidar daquilo que temos vindo a fazer nos outros anos”, vincando a importância da marca “Presépio de Portugal” que já atrai centenas de pessoas por dia a este concelho.


Para o presidente da Câmara “este é um investimento grande que a autarquia faz aqui.” Porém reforça que tal “faz a diferença em relação a outros municípios que têm vindo a apostar no Natal, nomeadamente na região Oeste mas não só”.

No que toca à envolvência do comércio local, Pedro Folgado fala num aumento de adesão, sobretudo tendo em conta os vários sorteios destinados aos clientes, que só por si têm como objetivo fazer com os alenquerenses  façam as suas compras no comércio local.

O autarca reforça, no entanto, que a adesão do comércio tem vindo a crescer e dá como exemplo os alargamentos de horários por parte de algumas lojas que já encerram mais tarde, possibilitando que alguns clientes façam as suas compras num regime de horário mais dilatado.

No entanto, as atividades não se resumem apenas ao Fórum Romeira. Para além dos comboios destinados às crianças, o município apostou também, e a título de exemplo, em exposições  nos museus mais destacados do concelho. São os casos do "Museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição", que recebe uma Feira do Livro de Natal, o "Museu João Mário" recebe a exposição “Aguarelas e outras Artes de Natal”, e o "Museu do Vinho" convida a conhecer a exposição “Grape Land”. Já nos Paços do Concelho está patente uma exposição “Dos 50 anos das cheias de Alenquer ao Presépio Monumental”.
​


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​​​Azambuja: GNR detém em flagrante dois homens no furto de pinhas nos Casais da Texuga

PSD acusa Câmara de Alenquer de lucrar com refeições escolares

Azambuja: Homem que matou a mulher à facada tentou suicídio

​Porto Alto:Negócios da China - Entre a Decadência e a Renovação

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Alambi preocupada com o estado das pedreiras de Alenquer
Imagem
Câmara de Azambuja renova contrato por mais um ano com empresa dos lixos de que todos se queixam
Imagem
(C/Vídeo) Obras da “Águas da Azambuja” atingem
​2,5 milhões de euros em novas condutas
Imagem
PSD acusa Câmara de Alenquer de lucrar com refeições escolares

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV