Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Alunos da Universidade Sénior de Benavente visitam ETAR de Samora​ 

Ficaram a conhecer as várias fases de tratamento dos esgotos 
13-10-2017 às 21:58
Imagem
A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Esteveira, em Samora Correia, abriu as portas aos alunos da Universidade Sénior do Concelho de Benavente. O objetivo é dar a conhecer as várias fases do ciclo urbano da água com destaque para o tratamento das águas residuais e devido encaminhamento para o rio.  A visita realizada na manhã de sexta-feira, 13 de outubro, integrou-se na disciplina de cidadania que inclui a vertente de educação ambiental.
 
Os alunos ficaram a conhecer as várias fases de tratamento dos “esgotos” desde a sua descarga em casa até ao momento em que a água tratada é devolvida ao ciclo urbano.
 
“Mas isto não cheira mal ? ”, questionou Manuela Mesquita, uma das alunas.
O técnico responsável pelo equipamento, David Cardoso da empresa, explicou como funciona o sistema de desodorização que minimiza os odores na entrada do esgoto e no processo de desidratação das lamas.
 
A ETAR da Esteveira, a funcionar desde 2009, trata as águas residuais de uma população de cerca de 12 mil pessoas. É uma ETAR de nova geração que está equipada para ser controlada à distância sem a necessidade de ter operadores em permanência no local. “Se houver alguma anomalia, nós recebemos ao alerta no computador ou no telemóvel”, explica o técnico.
 
Os alunos questionaram o destino das lamas que são retiradas do “esgoto” e ficaram a saber que se destinam à valorização em solo agrícola ou compostagem com diferentes aplicações em função do seu potencial de valorização.
 
Porfírio Leal questionou os custos de funcionamento da ETAR e ficou a saber que um dos custos maiores no sistema de tratamento é o da energia. Apesar dos equipamentos amigos do ambiente e com sistemas de minimização dos consumos de energia, “tratar esgotos é um processo muito caro”.
 
Durante a visita foi anunciada para abreve a entrada em funcionamento da nova ETAR da Zona Industrial da Murteira e o início da empreitada de construção da nova ETAR de Samora Correia na Herdade de Palhavã, junto ao rio Sorraia e respetivas estações elevatórias e condutas. A obra vai custar quase 5 milhões de Euros e deve avançar ainda este ano.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Grupo Desportivo de Azambuja salienta novidades para a nova época desportiva
Imagem
Novo presidente dos bombeiros de Alcoentre: António Loureiro determinado em obter mais apoios para a associação 
Imagem
Pós-eleições: Câmara de Vila Franca volta a divulgar painéis sobre obras no concelho

Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS