Ateneu Artístico Vilafranquense vai entrar em eleições
José Ferreira abandonou recentemente a direção da coletividade depois de um período de quatro anos
Miguel A. Rodrigues
07-07-2016 às 12:00 ![]() O Ateneu Artístico Vilafranquense está de novo sem direção e deverá ter eleições em breve. José Ferreira abandonou recentemente a direção da coletividade depois de um período de quatro anos. Mário Calado, presidente da Assembleia Geral, é agora o presidente de uma comissão de gestão que deverá estar em funcionamento até meio de julho, altura em que será marcado o ato eleitoral.
Mário Calado que assegura a direção interinamente vinca que José Ferreira tinha assumido a sua saída da direção no mês de junho de 2016: “José Ferreira tem mais projetos na sua vida, fez a sua missão e trabalho, cumpriu o que estava estabelecido, e referiu que não estava disponível para continuar”. Posto isto, e para não existir um vazio, o passo seguinte foi encontrar alguém que assumisse a direção. Mário Calado salienta que essa etapa já foi dada e anunciou ao Valor Local o nome de José Luís Ferreira para novo presidente, o qual também fez parte da comissão de gestão, e que noutros tempos “foi presidente da federação de triatlo, numa altura em que a mesma estava no seu auge”. É por isso “uma pessoa com experiência no associativismo e com liderança de grupos do tipo que o Ateneu necessita”, adiantando que tem fé que “vai conseguir trabalhar” na coletividade. “Estamos a aguardar que exista uma luz ao fundo do túnel para marcar o ato eleitoral e colocar de novo o Ateneu a voar dentro daquilo que espero que seja a regra e não a exceção”. Esta é até ao momento uma lista única. Também o Ateneu, à semelhança de tantas outras coletividades tem dificuldades em encontrar pessoas para as direções. Aliás Mário Calado vinca mesmo que a única exceção foi o Clube Taurino de Vila Franca que teve duas listas concorrentes à direção. Contudo a falta de liquidez financeira do Ateneu funciona como um fator dissuasor no sentido do aparecimento de mais do que uma lista. Mário Calado já há quase 20 anos que se encontra nas fileiras do Ateneu onde exerceu o cargo de presidente da direção e assembleia geral. Diz ter a esperança que alguém o substitua nessas funções, pois teme ser mal interpretado por acumular funções como presidente da Junta de Vila Franca de Xira. Mário Calado salienta ainda que os novos estatutos do Ateneu já não obrigam a que haja “demasiados dirigentes” como antes, “o que torna mais fácil encontrar pessoas disponíveis”, o que se revela como “facilitador do processo”.
|
Vila Franca de Xira homenageia José Júlio
Câmara do Cartaxo reforça vigilância nos espaços municipais David Mendes aponta o dedo à Comissão de Acompanhamento das Águas PSD de Vila Franca promove debate sobre futuro museu da tauromaquia Comissão do FAM visita Cartaxo e fica surpreendida com atraso do concelho |