Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Azambuja atirada borda fora dos passes sociais 

Segundo o presidente da Câmara de Azambuja, as Câmaras do Partido Comunista pertencentes à Área Metropolitana de Lisboa foram as que mostraram maior resistência à entrada do município
Sílvia Agostinho
22-03-2019 às 19:11
Imagem
Os utentes da linha de Azambuja, nomeadamente, os moradores e passageiros no geral do concelho que lhe dá nome, vão mesmo ficar de fora dos benefícios do passe social. Depois de muitas negociações, a Câmara de Azambuja não conseguiu garantir a entrada do concelho nesta primeira fase do passe social, que segundo o Governo abrangerá 85 por cento da população portuguesa. Luís de Sousa, presidente da Câmara, diz mesmo que na mesa de negociações, as câmaras do Partido Comunista pertencentes à Área Metropolitana de Lisboa foram as que mostraram maior resistência à entrada de Azambuja, que em virtude de, nesta altura, integrar a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo não conseguiu colocar-se na linha da frente dos municípios que vão beneficiar a partir de um de abril do passe social.

Paulo Louro, da iniciativa que promoveu uma recolha de assinaturas em dezembro junto de utentes da CP, referiu em reunião de Câmara que em Azambuja são vendidos mais de 10 mil passes mensais, quando a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo regista 14 mil 5945 utentes, ou seja “os dez mil utentes foram contabilizados na AML, ou que significaria um milhão de euros, o que dava perfeitamente para integrar bastava a Câmara ter maior capacidade negocial”, referiu mais tarde em declarações ao nosso jornal.

Em reunião de Câmara, ficou patente também o desalento do executivo perante a ineficácia da CIMLT em comparação com a Oestecim mais ativa e que já terá conseguido um acordo mais avançado junto da AML, sobretudo porque se terá preocupado com o concelho de Torres Vedras uma espécie de Azambuja mas para o transporte rodoviário, ficando, à semelhança do concelho ribatejano, também na fronteira com outros municípios da AML, absorvendo igualmente fluxos preponderantes de passageiros que todos os dias rumam à capital. Azambuja acabou por ficar pelo caminho. Silvino Lúcio, vereador no município, lamentou – “A CIMLT não conseguiu chegar a acordo com a AML, é isto que temos a dizer. Ficámos de fora”. Se o passe social se estender a todo o país em maio, conforme o Governo já anunciou nos últimos dias, Azambuja pode voltar a entrar neste comboio, contudo ainda não há hora nem dia marcado para que o concelho consiga chegar a tempo.


​A Câmara de Azambuja já fez as contas e teria de alocar 400 mil euros, tendo em conta que todos os concelhos vão ser chamados a financiar este princípio da mobilidade e acessibilidade para todos. A dúvida surge quanto ao número de passageiros que efetivamente são do concelho e apanham o transporte ferroviário sobretudo. Rio Maior e Cartaxo serão outros concelhos com fluxos importantes de munícipes que todos os dias apanham comboio em Azambuja, com os quais poderá haver um ajuste no futuro, caso o passe social atinja a total cobertura do país.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Jogos Perigosos nas redes sociais levam a automutilação em Aveiras de Cima
​​

Contagem decrescente para lançamento da primeira pedra do quartel da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima
​

​​Visita PSD Centro de Saúde de Azambuja: Médico estrangeiro com dois meses de ordenado em atraso

“Chemina” pode mesmo vir  a ser um hotel pela mão de um grupo chinês

Comentários

Como residente do concelho sinto-me chocado com a atitude da câmara.
Sendo uma estação terminus da zona urbana, como foi possível não defenderem os interesses dos munícipes.
Compreendo uma das principais razões é que esses srs. que nos representam no concelho nunca utilizaram o comboio.
Muitos residentes do concelho só aqui estão pela existência do comboio.
Nunca souberam tirar partido da mais valia para o concelho, dos dividendos que isso traz para a câmara.
Lamento mas não me sinto representado por estes srs.

Carlos Caetano
Azambuja
23/03/2019 15:46

Andam a brincar com as pessoas.

João Costa
Azambuja
23/03/2019 07:29

Uma Vergonha

Andreia Santos
Azambuja
22/03/2019 20:51

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Maus cheiros: Habitantes de Coutada Velha continuam sem levar uma vida normal
Imagem
Alenquer vai receber final da “Non Stop Madrid – Lisboa” em BTT
Imagem
Bombeiros de Salvaterra ainda não pagaram indemnização: “Estou mesmo a ver que tenho de trazer os carros da associação para casa”
Imagem
Deteção de lamas atrasa obra no esteiro de Azambuja

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS