Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

BB&G instala-se no Valleypark e pretende criar 40 postos de trabalho

Investimento de seis milhões de euros no concelho do Cartaxo


03-02-2020 às 18:25
Imagem


A empresa BB&G é a mais recente inquilina no Valleypark no Cartaxo. Foi assinado no dia 17 de janeiro o contrato tendo em vista a sua instalação num investimento de seis milhões de euros com a promessa de criação de 40 postos de trabalho diretos. Durante este ano terão início as obras, e em 2021 deverá iniciar a produção.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara do Cartaxo, saudou a vinda deste investimento para o concelho que conseguiu posicionar-se no panorama nacional para receber a empresa que se dedica à conversão de pneus usados sob a forma de borracha triturada, livres de metal e têxtil, através da transferência de calor. Trata-se de um projeto inovador, motivado por causas ambientais, enquadrando-se no âmbito da denominada “economia circular”. Esta unidade industrial pretende constituir-se como uma alternativa viável para a reutilização dos referidos componentes utilizados na fabricação de pneus, possibilitando a sua incorporação enquanto matérias-primas, em diversas indústrias, ou até na fabricação de pneus novos, promovendo a sustentabilidade ambiental. O projeto assenta numa tecnologia própria, patenteada, que tem vindo a ser desenvolvida e testada intensivamente, desde 2012, por parte da equipa de gestão e respetivos parceiros.

Esta é uma tecnologia limpa, que não recorre a produtos químicos ao longo do processo nem gera desperdício, permitindo a reutilização de todos os produtos obtidos. Estes produtos, tal como, um dos responsáveis da empresa, Germano Araújo Carreira explicou na apresentação, terão depois destinos distintos: “permitirão fabricar um novo pneu, utilizando uma quantidade menor do que se fosse utilizado um componente virgem e com um menor impacto no ambiente”.

“Na nossa tecnologia”, clarificou Germano Araújo Carreira, “para produzir uma tonelada de negro de fumo recuperado, a emissão de CO2 corresponde a 150 quilos, o que contrasta com as três toneladas necessárias para obtê-lo na sua versão virgem, para além das cinco toneladas de água suja que não pode ser reutilizada” .Este negro de fumo recuperado será depois vendido em Portugal, ao grupo Amorim, mas a maior parte será exportada para Espanha.

“Os hidrocarbonetos, um gasóleo e uma gasolina, serão vendidos a uma refinaria – estamos já em conversações com a GALP – que, depois de serem refinados, poderão ser vendidos aos postos de abastecimento”, acrescentou.

O último produto, o gás síntese, “será convertido em eletricidade, através de um gerador, e servirá para autoconsumo da unidade, cerca de 70por cento do produzido, sendo o excedente entregue à rede, através da EDP”.
O empresário da BB&G explicou que o projeto conta com a parceria da Universidade de Aveiro, e que será cofinanciado pelo Programa Portugal 2020. Para o futuro, o objetivo passa por “conseguir fazer um pneu novo exclusivamente a partir de um pneu usado”.
                                                                                                                                                                                    PUB
Imagem
​Para a empresa, “o entusiasmo e a disponibilidade com os quais a Câmara Municipal do Cartaxo acolheu o projeto, desde o primeiro momento, o modo como se afirmou enquanto parceiro institucional e facilitador, capaz de reunir esforços, contribuíram para assegurar a implementação deste projeto e deste investimento, no concelho do Cartaxo”.

José Eduardo Carvalho, do Valleypark, destacou o âmbito inovador de todo o processo: “Há um projeto piloto desta linha de fabricação, em Fátima, no valor de 600 mil euros, e todos os que têm oportunidade de assistir ficam impressionados com este projeto que, no âmbito do Portugal 2020, foi aprovado com a maior ponderação de mérito que um projeto no nosso país pode ter”.
​
Também o facto da sede social da empresa passar para o Cartaxo logo que unidade esteja construída e a preferência que será dada, em termos de recrutamento, aos munícipes, são, para Pedro Ribeiro, motivos de celebração, “por contribuírem, diretamente, para o tecido empresarial do nosso concelho, em diferentes dinâmicas, quer na construção do pavilhão, quer na capacidade para trabalhar com outras empresas locais e pela capacidade de atrair mão-de-obra qualificada”.

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Aterros de Azambuja e de Ota vão receber 79 mil toneladas de resíduos do estrangeiro 

Primeiro núcleo das mulheres socialistas da FAUL nasce em Azambuja
​
Museu Damião de Góis recebe ciclo dedicado ao humanista português
​

​Lista concorrente à Cerci ameaça atual direção com tribunal
​




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS