Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
Imagem

Benavente
Oposição contesta aumentos da Águas do Ribatejo apesar dos investimentos previstos

Aumentos serão à taxa de inflação
Sílvia Agostinho
29-11-2017 às 21:47
Imagem
A oposição na Câmara Municipal de Benavente considera injusto o aumento ainda que à taxa de inflação na fatura da água por parte da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo para 2018. O tema esteve na ordem do dia na última reunião do executivo. O vereador socialista, Pedro Pereira, referiu-se aos custos acrescidos para os munícipes e lembrou que deve haver uma discriminação positiva para o pequeno comércio, e ainda uma tarifa especial para a rega baseada num contador para o efeito, “opção que está a ser seguida por outras entidades gestoras”, porquanto “ a rega não pode ser onerada com a tarifa de descarga de águas residuais (que não existe)”.
 
O vereador do PSD, Ricardo Oliveira, também se manifestou descontente com o estado de coisas, apesar da qualidade da água ter melhorado (a entidade recebeu pela primeira vez o selo de excelência da ERSAR) mas que ainda há “muito caminho a trilhar nessa matéria”, até porque há localidades sem saneamento básico no concelho apesar de ser alvo de promessas durante as campanhas eleitorais. 
 
O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, preferiu ao contrário da oposição valorizar a empresa dado que tem feito investimentos no concelho, e que se prepara para contemplar a construção de uma ETAR no Porto Alto, que envolve um investimento de cerca de cinco milhões de euros, sem ter fundos comunitários (que apenas vão suportar 20 por cento). Durante este ano foram ainda feitos investimentos nas ETAR da Murteira e do Papelão de forma a serem dotadas “das condições necessárias para tratamento dos efluentes”.
 
Quanto à necessidade de se acomodar uma tarifa específica para o pequeno comércio, o presidente da Câmara deu conta que esta é uma questão que se encontra a ser estudada para se incluir no próximo contrato de gestão delegada da empresa. O presente contrato termina já neste ano de 2017,e essa pode ser uma novidade para os próximos anos. A construção da rede de saneamento em localidades como Foros de Almada e Coutada Velha também serão objetivos, segundo o autarca, para os próximos cinco anos. Coutinho deu a entender que o município nos últimos anos teve de deixar que outros municípios da AR com redes mais antigas e deficientes infraestruturas se atualizassem, mas a oposição criticou tal atitude, tendo em conta que o concelho de Benavente não pode ficar prejudicado porque outros estão mais atrasados.
 
O presidente da Câmara relevou uma vez mais neste aspeto que só para o ano o município vai receber dois milhões, cento e quarenta mil da empresa, reconhecendo contudo que Torres Novas tem sido dos concelhos mais beneficiados nos últimos anos, mas que foi opção da empresa de modo a que a AR ganhasse escala e dimensão. Transmitiu ainda que com a nova ETAR de Porto Alto vai ser desativada a da Quinta dos Gatos, Pendente 2 e Norton de Matos, acabando-se assim com “alguns problemas que têm surgido para as populações”. Acrescentou que está prevista a substituição das condutas de saneamento na Rua Paio Peres Correia, em Samora Correia, intervenção que a Câmara Municipal tem reclamado, há muito, e que envolverá, também, um investimento significativo. Está, ainda, prevista a conclusão da extensão da remodelação da conduta de abastecimento ao Porto Alto. 
​
Pub
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
Pub
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Hospital de Vila Franca e ACES discutem terapêuticas de sucesso na diabetes
Imagem
Mais 100 lugares de estacionamento na estação da CP de Alverca
Imagem
Aterro de Azambuja cheira cada vez pior e os políticos estão estupefactos

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS