Benavente
Praga de jacintos no Sorraia O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) esteve no concelho para verificar a situação
19-12-2016 às 15:46
A Câmara de Benavente está preocupada com a praga de jacintos que invadiu nas últimas semanas o rio Sorraia. O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) esteve no concelho para verificar a situação. O quadro em questão segundo o presidente da autarquia, Carlos Coutinho, (explicado durante uma das últimas reuniões de Câmara)“foi potenciado pelas condições climatéricas e pelo facto de, no último ano, não ter havido geadas com a dimensão e amplitude que pudessem, de alguma forma, controlar aquela espécie invasora”, introduzida em Portugal a partir da América do Sul e cuja propagação ocorre, apenas, pelo desenvolvimento da espécie fêmea, que se multiplica pelo seu raizame.
É, também referido pelo presidente da Câmara que a acontecer uma atuação no sentido de debelar esta espécie invasora deve ter lugar no período de inverno, quando o rio tem mais correntes e as condições para o desenvolvimento dos jacintos são menos propícias. Poderá no curto a médio prazo existir uma intervenção articulada entre os diversos municípios, para que seja, também, feita limpeza a montante do rio, num horizonte temporal de três anos. Para já e tendo em conta o compromisso que a Câmara Municipal tinha assumido com a secção de pesca desportiva do Grupo Desportivo de Benavente, e em articulação com a associação de regantes, foi feita a limpeza dum pequeno troço do rio onde se realizou a prova desportiva que estava agendada. Coutinho observa que “o imenso volume de jacintos que foi recolhido naquele troço é, realmente, alarmante”, embora seja dito pelos técnicos do ICNF que 90 por cento da planta é água e que a sua volumetria se reduz facilmente. A Câmara Municipal assumiu o compromisso de fazer a limpeza dos jacintos e de outra vegetação na frente urbana de Benavente.
|
|