Bombeiros de Azambuja e Cruz Vermelha de Aveiras de Cima de costas voltadas
A gota de água entre as duas partes terá acontecido recentemente aquando de um incêndio numa carpintaria em Aveiras de Cima
Sílvia Agostinho
28-01-2017 às 22:09 A recente participação do comandante dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, Armando Baptista, à Autoridade Nacional de Proteção Civil, na qual dava conta da “ilegalidade” que a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Aveiras de Cima cometeu ao ter procedido à extinção recente de um incêndio na freguesia de Aveiras sem ter “competência legal para o efeito”, apesar de possuir algumas ferramentas e equipamentos, caiu mal entre as diversas cores do executivo municipal de Azambuja.
Da CDU à coligação de centro-direita passando pelo PS todos condenaram, em reunião de Câmara, a atitude de Armando Baptista referindo que o mesmo está a defender “a sua quintinha”. David Mendes, da CDU, e António Jorge Lopes, da Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra, interpelaram o presidente da Câmara, Luís de Sousa, como responsável máximo da Proteção Civil no sentido de poder averiguar o comportamento do comandante dos bombeiros. O autarca referiu que já falou com o responsável da Cruz Vermelha e que também contactará entretanto com Armando Baptista. Luís de Sousa também se mostrou agastado com o comportamento de Baptista - “Não podemos ter aqui quintinhas”, disse. Ouvido pelo Valor Local, o comandante dos voluntários de Azambuja, Armando Baptista, refere que o que está em causa “é o estrito balizar de competências entre entidades”. O responsável garante que ao longo de quatro anos tem alertado a Cruz Vermelha para o facto de “não poder fazer determinados serviços como desencarceramentos ou combate a incêndios urbanos” mas sem efeito. “Pedi imensas vezes, por favor, para que não entrassem nas minhas áreas. Aveiras de Cima tem um corpo de bombeiros que é o de Azambuja. Tive de dizer basta e dar conta da situação de incumprimento junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil”. De acordo com Armando Baptista foi nomeado um inspetor para o caso, que falou com o diretor nacional da Cruz Vermelha, que por sua vez deu conta ao coordenador nacional de emergência. Disto resultou que a Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, foi notificada de que não podia fazer combate a incêndios “a não ser em ocasiões flagrantes e sempre de fora para dentro”. Se “a decisão não for acatada por parte da Cruz Vermelha, da próxima vez a resposta poderá ser em termos judiciais”, diz. Armando Baptista refere que “cada um tem a sua missão específica perante a lei” e que nada tem contra a Cruz Vermelha - “O seu comandante e simultaneamente presidente merece-me carinho e respeito”. Sendo que “a Cruz Vermelha é tão importante como os bombeiros”. Armando Baptista refere ainda que a sua carreira passou em grande parte pela Cruz Vermelha da Amadora onde nunca saiu para “casos de incêndios e desencarceramentos”, apesar de ter ao seu dispor cerca de 45 funcionários, e por isso - “Não posso admitir que outros façam o que eu nunca fiz”. A gota de água entre as duas partes terá acontecido recentemente aquando de um incêndio numa carpintaria em Aveiras de Cima, onde segundo Armando Baptista ,a Cruz Vermelha, ao arrepio das suas funções, não contactou os bombeiros de Azambuja e decidiu por cobro “ao sinistro sem para isso ter os meios adequados”. “Bloquearam o acesso e colocaram em risco o combate”. José Torres, presidente e comandante da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, defende-se e quanto a este episódio refere que foram os populares que na ocasião se muniram de uma mangueira e puseram cobro ao incêndio, sendo que a CVP apenas se limitou “a fazer o arrefecimento” de modo “a que não se propagasse à carpintaria”. E vai mais longe: “Demos conta do sinistro aos bombeiros (contrariamente ao que diz Armando Baptista), mas o que estranhamos é que assim que chegou ao local o senhor comandante de Azambuja desatou a tirar fotografias aos nossos operacionais”, e desabafa - “Quando é para nos pedirem ajuda, os nossos telefones estão ao dispor, mas quando não lhe interessa...” Acerca do facto de a CVP de Aveiras ter sido alertada para o facto de não poder fazer desencarceramentos e outras operações, refere que tal é possível desde que haja um protocolo entre as partes, sendo que no caso dos bombeiros de Azambuja “tal nunca existiu talvez por questões políticas”, ao mesmo tempo que sublinha “a excelente coordenação existente com os senhores comandantes dos bombeiros de Alcoentre e do Cartaxo, onde esse tipo de questões não se fazem sentir”. “São pessoas que colocam as vítimas em primeiro lugar, ao passo que o senhor comandante Baptista chegou a uma área que não conhece e de repente está fora do baralho”. “Tem de cair na real, porque não há forças subordinadas na lei, e não pode de modo algum desprezar os meios que têm feito a diferença na primeira intervenção.” Armando Batista defende-se e diz que não quer servir de “arma de arremesso político”. “Tenho falhas como qualquer outro ser humano e consigo responder a todas as acusações com números. Se necessário posso estar presente em qualquer assembleia municipal ou outra instância para defender a posição dos bombeiros”.
Quanto aos meios de que dispõe, José Torres refere que a CVP tem um veículo com capacidade para 400 litros de água, habilitado a fazer uma primeira abordagem no terreno. Na exposição que enviou às autoridades, Baptista deu conta de que a Cruz Vermelha não dispunha dos meios adequados, incluindo máscaras, líquidos refrigeradores, e a própria viatura, “que apesar de poder fazer um combate minimizador, não está habilitada” mas Torres refuta tal. Também na questão dos desencarceramentos, a CVP diz que tem formação para o efeito. Sublinhando nada ter contra os bombeiros de Azambuja, Torres refere que “são homens e mulheres de grande valor, mas o problema está nas cúpulas”. “O que o senhor comandante está a fazer não se faz, e que faça o favor de olhar para as vítimas. A nossa porta está fechada, enquanto ele lá estiver. Prova disso é que nem sequer estivemos na festa de aniversário deles”. Recentemente, um veículo incendiou-se em Aveiras de Cima “e teve de ser o dono da marisqueira a atuar com os seus extintores, porque com isto tudo estamos impedidos de ir para o terreno, e foi por milagre que o motor não explodiu e com isso tinham ido as janelas das casas mais próximas. A Cruz Vermelha estava a escassos metros. Podíamos lá ter ido e feito alguma coisa”, conta Torres. |
|
Comentários
Fui socorrista da CVP Amadora-Sintra quando o Sr. Armando era Socorrista de 2.ª Classe. A primeira estranheza que me causa, é uma pessoa que sempre, mas sempre falava mal dos Bombeiros (em geral e particularmente da zona de actuação da extinta US Amadora Sintra, ie, os BV Amadora) de repente torna-se defensor e comandante de um corpo de bombeiros. Também eu, deixei a CVP e passei para um corpo de bombeiros por motivos meramente de localização geográfica. Agora, para também quem não saiba os socorristas e neste caso da extinta US Amadora-Sintra tinham formação em Salvamento Ligeiro ministrada internamente e pelo RSB Lisboa que incluía todos os módulos de desencarceramento e combate a incêndios. A unidade em questão à semelhança de Aveiras tinha uma viatura de desencarceramento. Quanto a ele ter chumbado na formação...bom não vou comentar, é um facto sabido internamente mas nunca provado. O que realmente lamento são as guerras entre agentes de socorro que não sabem o que está em primeiro lugar. Eu trabalho bem com todos e todos trabalham bem comigo porque a causa de salvar e socorrer sobrepõem-se a tudo.
Miguel Santos
Lisboa
10-08-2017 09:47
Boa tarde
Pelo que me é dado a constatar o sr Armando Batista, está a concorrer extra concurso. Ele está a dançar sozinho, como tal era dispensável a sua aparição em público. Deve recolher à casa de partida e aguardar instruções...
Com os melhores cumprimentos
A. B.
António Bruto
Azambuja
05/02/2017 17:27
Boa noite. Vejo para aqui muita gente a questionar o porque da cvp não ter ligado primeiro aos bombeiros. Por favor não falem sem saber , pois foram contactados não foi obtida resposta ao telefonema, não sei se tinham o telefone ocupado isso já não posso afirmar.
Filipa Neves
Aveiras
31/01/2017 23:54
SR Filipe Ribeiro,esta para aqui a dizer tanta coisa onde não tem interesse nenhum, o que é para aqui chamado os anos de carreira que o sr Torres tem a quantidade de fogos e de ocorrências que o mesmo fez o que temos a ver se recebe ou não !!! De certeza que o sr Torres não deve de viver do seu... As pessoas trabalham por isso tem que ser remuneradas," Ô o sr trabalha de borla"!!! A questão aqui e as pessoas saberem o seu lugar , se não fosse assim não havia BOMBEIROS, PSP, GNR BRIGADA de TRANSITO,CVP ,se formos a ver todos tem competências para tal se calhar ate o sr mas não podem nem devem !!!! CERTO!!!! E a questão aqui é esta...A CVP ao arrepio das suas funções, não contactou os bombeiros de Azambuja e decidiu por cobro “ao sinistro.. Acha bem? Porque não contactaram em primeiro lugar os bombeiros ??? É mais fácil lavar roupa suja!!! E acusar alguém!!! ... Mas aqui não temos que ir pelas pessoas mas sim pela verdade da noticia... Muito bem sr comandante Armando Baptista, a que por as pessoas nos devidos lugares...
Verónica Florindo
Cartaxo
31/01/2017 15:15
Se calhar está na hora de resolver este problema!
Existe duas soluções, uma, fechar a CVP de Aveiras de Cima e transformá-la num corpo de Bombeiros, outra é, o CBV de Azambuja abrir uma secção destacada em Aveiras de Cima.
António Silva
Vila Franca de Xira
30/01/2017 23:36
Boa Noite,
Muita asneira aqui vejo dita. Aos senhores que não sabem o Senhor Torres tem mais anos de Bombeiro que o Senhor Armando e seu 2º Comandante juntos, tem mais horas de fogo tanto florestal como urbano ou industrial que esses senhores juntos.
Ele tem muitos e muitos anos de socorro e já lhe passou muito pelas mãos. O senhor armando, já teve guerra com o C.O.M. e sinceramente não percebo o porque que o Senhor Pedro Cardoso o fez morrer o assunto, talvez a politica se tenha metido nisto mais uma vez. O senhor Torres ganha ZERO (BOLA, NADINHA DE NADA) já o senhor Armando tem que justificar o seu grande ordenado que tem numa associação que se diz falida e sem dinheiro para as despesas.
É vergonhoso que os bombeiros do redor de AZB não gostem de trabalhar com os Bombeiros de AZB. Ninguem gosta deles.Tenham vergonha...
Filipe Ribeiro
Aveiras de Cima
30/01/2017 23:05
Talvez o Sr Comandante de Azambuja não deve saber que existe uma escritura feita no cartório de Alenquer para Aveiras De Cima ter um corpo activo de Bombeiros porque não avançar?
Francisco Ferreira
Leiria
30/01/2017 18:41
No dia em que morrem "voluntários" da CVP em uma intervenção no qual não estão creditados vamos ver estes otários todos a dizer que os bombeiros são uma merda por não ajudarem os meninos que gostam de inventar, quanto á CVP da Amadora esse senhor que se diz comandante de lá deveria de estar calada, pois um bombeiro vou centenas de vezes para a porta deles porque estes não fazem o socorro das vitimas, preferem ir apenas se for para cobrar dinheiro, eu bombeiro tenho que sair com a minha ambulância e fazer cerca de 20 km para socorrer alguém que está a 100 metros da CVP da Amadora.
No dia em que exista um incêndio ou um acidente em que a CVP de Aveiras actuar e fizer merda é garantido que o senhor comandante que tem portas fechadas com os bombeiros vai-se dar muitíssimo mal, os tribunais vão fazer com que muita gente que apoia a CVP fique com o rabinho entre as pernas, é vergonhoso a CVP sabendo que este tipo de socorro é da competência dos bombeiros e ainda andam armados em bombeiros, não vejo a CVP a reclamar com o INEM quanto ás suas competências no socorro de vitimas, não vejo porque nem conseguem, pensam que os bombeiros são mais fracos e já dá para fazer as suas guerrinhas.
Já tive o prazer de ser comandado e de trabalhar com o comandante da Azambuja e em cenários de fogo onde a CVP fazia falta nem nunca foram vistos, nunca compareceram, Portugal todo arder e a CVP nada fez, onde anda o dito hospital de campanha e todos os meios da CVP para apoio destas catástrofes? porque foi o INEM para o local onde podia ter ido a CVP.
A CVP é boa para socorro de vitimas apenas, não para incêndios, no dia que forem armados em bons que por desconhecimento e falta de competências precisarem de mais meios devido a uma explosão a CVP vai estar em maus lençóis, o sr. Jose´Torres depois não venha por a culpa nos bombeiros, sr. José Torres voce está a cometer um crime muito grave.
A população deve pensar que o comandante dos bombeiros chega e começa a impor, está enganada, deve de impor a quem lhe compete o socorro mais competente, não sabe o que anda a dizer a srª Andreia Reis nem o sr. Ramiro Cruz.
Carlos Botas concordo com essa afirmação o comandante da CVP e restante voluntários não têm os conhecimentos necessários para a extinção de um incêndio, nem sabem a marcha geral das operações, todos os incêndios devem de ser relatados em tempo real para um sistema de coordenação distrital para o causo de ter que ser mobilizado mais meios e entidades para o local, imagine que nesse fogo da carpintaria existe explosão por existir produtos perigosos, nem todos os produtos se pode por água.
Se a CVP quer ajudar concordo que seja feito um acordo entre as duas partes, que exista formação dada e certificada pelos bombeiros locais para que a CVP possa actuar numa primeira intervenção, mas com ideias de merda do comandante da CVP de Aveiras isso vai ser difícil, o comandante dos bombeiros falou e pediu mais que uma vez para a CVP parar com o que estava a fazer, foi a oportunidade para o comandante da CVP se reunir com os bombeiros e falar, chegarem a um acordo entre parceiros de socorro.
Miguel Torres
Lisboa
30/01/2017 14:02
Vergonhoso a atitude deste Sr.
O que aqui deveria interessar era o apoio à vitima e não estas coisas que nada defendem a solidariedade.
Alguém que ponha mão nesta pessoa arrogante, qual será a intenção deste sujeito? Porque defender a instituição BVAzambuja não foi.
As instituições deveriam era colaborar entre si e isso também era tarefa da Câmara Municipal e protecção Civil fazer essa gestão de cooperação .
Pelo que sei a CVP de Aveiras vive quase de Voluntarios e não tem grandes apoios,
sinceramente é de louvar e apoiar.
A uns interessa os numeros, o território e aparecer na TV e a outros interessa ajudar as pessoas todos os dias 24 horas por dia, dá que pensar quem merece mais apoio.
António Faria
Azambuja
29/01/2017 18:47
Como cidadã, não percebo esta politica, e estes maus tratos verbais perante o sr Comandante Armando Baptista, o que querem esta camada de partidos. CDU à coligação de centro-direita passando pelo PS David Mendes, da CDU, e António Jorge Lopes, da Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra, o presidente da Câmara, Luís de Sousa. Se a noticia assim se faz entender, o meu ponto de vista o Srº comandante Armando Baptista defende a sua posição no seu trabalho e dos seus homens, lá que as pessoas não saibam qual e o seu lugar, ai é outra coisa.Sr José Torres, presidente e comandante da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, como deve de saber isto não e uma guerra politica , mas sim pormos-nos nos nossos devidos lugares e o seu e dos seus homens e este: Artigo 5.º dis-lhe alguma coisa:
Missão
1 — Constitui missão da CVP prestar assistência humanitária
e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo
e reparando o sofrimento e contribuindo para a
defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
2 — Para a concretização do seu objecto a CVP:
a) Fomenta e organiza a colaboração voluntária e desinteressada
das pessoas singulares e colectivas, públicas e
privadas, nas actividades da instituição, ao serviço do bem
comum e em especial em situações de acidente grave ou
catástrofe;
b) Colabora com outras entidades e organismos que
actuem nas áreas de protecção e socorro e da assistência
humanitária e social, sendo também, neste âmbito, auxiliar
ou complementar dos poderes públicos, sem prejuízo da
sua independência e autonomia e assegurando o respeito
pelos símbolos, distintivos e emblemas da Cruz, Crescente
e Cristal Vermelhos, nos termos das Convenções de Genebra
e seus Protocolos Adicionais;
c) Colabora com as autoridades de protecção civil em
articulação com o sistema integrado de operações de protecção
e socorro, de acordo com os princípios e as normas
a que se encontra submetida e sem prejuízo da sua independência
e autonomia;
d) Colabora com os serviços de saúde militar, no âmbito
da protecção aos militares feridos, doentes, náufragos,
prisioneiros de guerra, às vítimas civis dos conflitos
nacionais e internacionais e noutras situações decorrentes
de estados de excepção, no quadro da acção do Movimento
Internacional da Cruz Vermelha e de acordo com
as disposições das Convenções de Genebra e seus protocolos
adicionais;
e) Colabora com o Movimento Internacional da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho na promoção dos direitos
humanos, na difusão e ensino do direito internacional
humanitário, bem como na difusão e aplicação das suas
orientações.
Artigo 6.º
Âmbito de acção e organização territorial
1 — A CVP exerce a sua actividade em todo o território
nacional como a única sociedade nacional da Cruz Vermelha
e, fora do território nacional, no quadro de acção do
Movimento Internacional da Cruz Vermelha e em qualquer
local onde a sua participação seja relevante.
2 — A CVP assenta a organização territorial em serviços
centrais e autónomos, delegações locais e extensões de
delegações locais.
3 — Para melhor prosseguir as suas tarefas, a CVP
pode promover a criação de organismos diferenciados,
dotando -os dos meios necessários e de capacidade técnica,
administrativa e financeira para actividades de investigação
aplicada, difusão, ensino, formação, adaptação e transferência
de conhecimentos e tecnologias, nomeadamente
nos domínios da protecção e socorro, da saúde pública, da
assistência sanitária e da solidariedade social.
O Sr José Torres refere esta frase na noticia " A nossa porta está fechada". Não se esqueça destas palavras que um dia pode ter que abrir a porta e as janelas.
Verónica Florindo
Azambuja
29/01/2017 18:12
Como cidadão não entendo a atitude do Sr Comandante dos Bombeiros Voluntários Azambuja. Se fosse uma casa do Sr Comandante que estivesse a arder ele não gostaria que todas as pessoas ajudassem a apagar o incêndio, gente do povo Cruz Vermelha. Deve haver uma estreita ligação entre as duas entidades. Bom senso seria bom.
Ramiro Cruz
Pereira- MMV
29/01/2017 13:48
ISTO E UMA TRISTEZA UMA LUTA SEM SENTIDO,, TALVEZ TENHA MUITA AMBIÇAO DE PODER VERGONHA E PREÇISO
Carlos Botas
Aveiras de Cima
29/01/2017 12:12
sr . sr chumbo no curso das formações sanitárias em 1 socorro e com os padrinhos jurou bandeira no gabinete do presidente ele era soldado ele não sabe nada eu foi comandate dele e mais não digo.
José Lourenço
Amadora
29/01/2017 11:58
E triste este tipo de situacoes entre as entidades mais importantes a nivel de socorro no concelho hoje em dia a crus vermelha de aveiras tem quase tantas condicoes como os bombeiros para prestar qualquer tipo de socorro so o que nao tem ainda e um quartel em condicoes que lhes fazia muita falta . quero saleentar aqui uma coisa sr comandante dos bombeiros tenha atencao a certas situacoes flagrantes que se passam na instituicao dos bombeiros e pare de apontar o dedo aos outros e as instituicoes tem de estar unidas para tudo .
Andreia Reis
Aveiras de Cima
28/01/2017 22:57
Miguel Santos
Lisboa
10-08-2017 09:47
Boa tarde
Pelo que me é dado a constatar o sr Armando Batista, está a concorrer extra concurso. Ele está a dançar sozinho, como tal era dispensável a sua aparição em público. Deve recolher à casa de partida e aguardar instruções...
Com os melhores cumprimentos
A. B.
António Bruto
Azambuja
05/02/2017 17:27
Boa noite. Vejo para aqui muita gente a questionar o porque da cvp não ter ligado primeiro aos bombeiros. Por favor não falem sem saber , pois foram contactados não foi obtida resposta ao telefonema, não sei se tinham o telefone ocupado isso já não posso afirmar.
Filipa Neves
Aveiras
31/01/2017 23:54
SR Filipe Ribeiro,esta para aqui a dizer tanta coisa onde não tem interesse nenhum, o que é para aqui chamado os anos de carreira que o sr Torres tem a quantidade de fogos e de ocorrências que o mesmo fez o que temos a ver se recebe ou não !!! De certeza que o sr Torres não deve de viver do seu... As pessoas trabalham por isso tem que ser remuneradas," Ô o sr trabalha de borla"!!! A questão aqui e as pessoas saberem o seu lugar , se não fosse assim não havia BOMBEIROS, PSP, GNR BRIGADA de TRANSITO,CVP ,se formos a ver todos tem competências para tal se calhar ate o sr mas não podem nem devem !!!! CERTO!!!! E a questão aqui é esta...A CVP ao arrepio das suas funções, não contactou os bombeiros de Azambuja e decidiu por cobro “ao sinistro.. Acha bem? Porque não contactaram em primeiro lugar os bombeiros ??? É mais fácil lavar roupa suja!!! E acusar alguém!!! ... Mas aqui não temos que ir pelas pessoas mas sim pela verdade da noticia... Muito bem sr comandante Armando Baptista, a que por as pessoas nos devidos lugares...
Verónica Florindo
Cartaxo
31/01/2017 15:15
Se calhar está na hora de resolver este problema!
Existe duas soluções, uma, fechar a CVP de Aveiras de Cima e transformá-la num corpo de Bombeiros, outra é, o CBV de Azambuja abrir uma secção destacada em Aveiras de Cima.
António Silva
Vila Franca de Xira
30/01/2017 23:36
Boa Noite,
Muita asneira aqui vejo dita. Aos senhores que não sabem o Senhor Torres tem mais anos de Bombeiro que o Senhor Armando e seu 2º Comandante juntos, tem mais horas de fogo tanto florestal como urbano ou industrial que esses senhores juntos.
Ele tem muitos e muitos anos de socorro e já lhe passou muito pelas mãos. O senhor armando, já teve guerra com o C.O.M. e sinceramente não percebo o porque que o Senhor Pedro Cardoso o fez morrer o assunto, talvez a politica se tenha metido nisto mais uma vez. O senhor Torres ganha ZERO (BOLA, NADINHA DE NADA) já o senhor Armando tem que justificar o seu grande ordenado que tem numa associação que se diz falida e sem dinheiro para as despesas.
É vergonhoso que os bombeiros do redor de AZB não gostem de trabalhar com os Bombeiros de AZB. Ninguem gosta deles.Tenham vergonha...
Filipe Ribeiro
Aveiras de Cima
30/01/2017 23:05
Talvez o Sr Comandante de Azambuja não deve saber que existe uma escritura feita no cartório de Alenquer para Aveiras De Cima ter um corpo activo de Bombeiros porque não avançar?
Francisco Ferreira
Leiria
30/01/2017 18:41
No dia em que morrem "voluntários" da CVP em uma intervenção no qual não estão creditados vamos ver estes otários todos a dizer que os bombeiros são uma merda por não ajudarem os meninos que gostam de inventar, quanto á CVP da Amadora esse senhor que se diz comandante de lá deveria de estar calada, pois um bombeiro vou centenas de vezes para a porta deles porque estes não fazem o socorro das vitimas, preferem ir apenas se for para cobrar dinheiro, eu bombeiro tenho que sair com a minha ambulância e fazer cerca de 20 km para socorrer alguém que está a 100 metros da CVP da Amadora.
No dia em que exista um incêndio ou um acidente em que a CVP de Aveiras actuar e fizer merda é garantido que o senhor comandante que tem portas fechadas com os bombeiros vai-se dar muitíssimo mal, os tribunais vão fazer com que muita gente que apoia a CVP fique com o rabinho entre as pernas, é vergonhoso a CVP sabendo que este tipo de socorro é da competência dos bombeiros e ainda andam armados em bombeiros, não vejo a CVP a reclamar com o INEM quanto ás suas competências no socorro de vitimas, não vejo porque nem conseguem, pensam que os bombeiros são mais fracos e já dá para fazer as suas guerrinhas.
Já tive o prazer de ser comandado e de trabalhar com o comandante da Azambuja e em cenários de fogo onde a CVP fazia falta nem nunca foram vistos, nunca compareceram, Portugal todo arder e a CVP nada fez, onde anda o dito hospital de campanha e todos os meios da CVP para apoio destas catástrofes? porque foi o INEM para o local onde podia ter ido a CVP.
A CVP é boa para socorro de vitimas apenas, não para incêndios, no dia que forem armados em bons que por desconhecimento e falta de competências precisarem de mais meios devido a uma explosão a CVP vai estar em maus lençóis, o sr. Jose´Torres depois não venha por a culpa nos bombeiros, sr. José Torres voce está a cometer um crime muito grave.
A população deve pensar que o comandante dos bombeiros chega e começa a impor, está enganada, deve de impor a quem lhe compete o socorro mais competente, não sabe o que anda a dizer a srª Andreia Reis nem o sr. Ramiro Cruz.
Carlos Botas concordo com essa afirmação o comandante da CVP e restante voluntários não têm os conhecimentos necessários para a extinção de um incêndio, nem sabem a marcha geral das operações, todos os incêndios devem de ser relatados em tempo real para um sistema de coordenação distrital para o causo de ter que ser mobilizado mais meios e entidades para o local, imagine que nesse fogo da carpintaria existe explosão por existir produtos perigosos, nem todos os produtos se pode por água.
Se a CVP quer ajudar concordo que seja feito um acordo entre as duas partes, que exista formação dada e certificada pelos bombeiros locais para que a CVP possa actuar numa primeira intervenção, mas com ideias de merda do comandante da CVP de Aveiras isso vai ser difícil, o comandante dos bombeiros falou e pediu mais que uma vez para a CVP parar com o que estava a fazer, foi a oportunidade para o comandante da CVP se reunir com os bombeiros e falar, chegarem a um acordo entre parceiros de socorro.
Miguel Torres
Lisboa
30/01/2017 14:02
Vergonhoso a atitude deste Sr.
O que aqui deveria interessar era o apoio à vitima e não estas coisas que nada defendem a solidariedade.
Alguém que ponha mão nesta pessoa arrogante, qual será a intenção deste sujeito? Porque defender a instituição BVAzambuja não foi.
As instituições deveriam era colaborar entre si e isso também era tarefa da Câmara Municipal e protecção Civil fazer essa gestão de cooperação .
Pelo que sei a CVP de Aveiras vive quase de Voluntarios e não tem grandes apoios,
sinceramente é de louvar e apoiar.
A uns interessa os numeros, o território e aparecer na TV e a outros interessa ajudar as pessoas todos os dias 24 horas por dia, dá que pensar quem merece mais apoio.
António Faria
Azambuja
29/01/2017 18:47
Como cidadã, não percebo esta politica, e estes maus tratos verbais perante o sr Comandante Armando Baptista, o que querem esta camada de partidos. CDU à coligação de centro-direita passando pelo PS David Mendes, da CDU, e António Jorge Lopes, da Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra, o presidente da Câmara, Luís de Sousa. Se a noticia assim se faz entender, o meu ponto de vista o Srº comandante Armando Baptista defende a sua posição no seu trabalho e dos seus homens, lá que as pessoas não saibam qual e o seu lugar, ai é outra coisa.Sr José Torres, presidente e comandante da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, como deve de saber isto não e uma guerra politica , mas sim pormos-nos nos nossos devidos lugares e o seu e dos seus homens e este: Artigo 5.º dis-lhe alguma coisa:
Missão
1 — Constitui missão da CVP prestar assistência humanitária
e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo
e reparando o sofrimento e contribuindo para a
defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
2 — Para a concretização do seu objecto a CVP:
a) Fomenta e organiza a colaboração voluntária e desinteressada
das pessoas singulares e colectivas, públicas e
privadas, nas actividades da instituição, ao serviço do bem
comum e em especial em situações de acidente grave ou
catástrofe;
b) Colabora com outras entidades e organismos que
actuem nas áreas de protecção e socorro e da assistência
humanitária e social, sendo também, neste âmbito, auxiliar
ou complementar dos poderes públicos, sem prejuízo da
sua independência e autonomia e assegurando o respeito
pelos símbolos, distintivos e emblemas da Cruz, Crescente
e Cristal Vermelhos, nos termos das Convenções de Genebra
e seus Protocolos Adicionais;
c) Colabora com as autoridades de protecção civil em
articulação com o sistema integrado de operações de protecção
e socorro, de acordo com os princípios e as normas
a que se encontra submetida e sem prejuízo da sua independência
e autonomia;
d) Colabora com os serviços de saúde militar, no âmbito
da protecção aos militares feridos, doentes, náufragos,
prisioneiros de guerra, às vítimas civis dos conflitos
nacionais e internacionais e noutras situações decorrentes
de estados de excepção, no quadro da acção do Movimento
Internacional da Cruz Vermelha e de acordo com
as disposições das Convenções de Genebra e seus protocolos
adicionais;
e) Colabora com o Movimento Internacional da Cruz
Vermelha e do Crescente Vermelho na promoção dos direitos
humanos, na difusão e ensino do direito internacional
humanitário, bem como na difusão e aplicação das suas
orientações.
Artigo 6.º
Âmbito de acção e organização territorial
1 — A CVP exerce a sua actividade em todo o território
nacional como a única sociedade nacional da Cruz Vermelha
e, fora do território nacional, no quadro de acção do
Movimento Internacional da Cruz Vermelha e em qualquer
local onde a sua participação seja relevante.
2 — A CVP assenta a organização territorial em serviços
centrais e autónomos, delegações locais e extensões de
delegações locais.
3 — Para melhor prosseguir as suas tarefas, a CVP
pode promover a criação de organismos diferenciados,
dotando -os dos meios necessários e de capacidade técnica,
administrativa e financeira para actividades de investigação
aplicada, difusão, ensino, formação, adaptação e transferência
de conhecimentos e tecnologias, nomeadamente
nos domínios da protecção e socorro, da saúde pública, da
assistência sanitária e da solidariedade social.
O Sr José Torres refere esta frase na noticia " A nossa porta está fechada". Não se esqueça destas palavras que um dia pode ter que abrir a porta e as janelas.
Verónica Florindo
Azambuja
29/01/2017 18:12
Como cidadão não entendo a atitude do Sr Comandante dos Bombeiros Voluntários Azambuja. Se fosse uma casa do Sr Comandante que estivesse a arder ele não gostaria que todas as pessoas ajudassem a apagar o incêndio, gente do povo Cruz Vermelha. Deve haver uma estreita ligação entre as duas entidades. Bom senso seria bom.
Ramiro Cruz
Pereira- MMV
29/01/2017 13:48
ISTO E UMA TRISTEZA UMA LUTA SEM SENTIDO,, TALVEZ TENHA MUITA AMBIÇAO DE PODER VERGONHA E PREÇISO
Carlos Botas
Aveiras de Cima
29/01/2017 12:12
sr . sr chumbo no curso das formações sanitárias em 1 socorro e com os padrinhos jurou bandeira no gabinete do presidente ele era soldado ele não sabe nada eu foi comandate dele e mais não digo.
José Lourenço
Amadora
29/01/2017 11:58
E triste este tipo de situacoes entre as entidades mais importantes a nivel de socorro no concelho hoje em dia a crus vermelha de aveiras tem quase tantas condicoes como os bombeiros para prestar qualquer tipo de socorro so o que nao tem ainda e um quartel em condicoes que lhes fazia muita falta . quero saleentar aqui uma coisa sr comandante dos bombeiros tenha atencao a certas situacoes flagrantes que se passam na instituicao dos bombeiros e pare de apontar o dedo aos outros e as instituicoes tem de estar unidas para tudo .
Andreia Reis
Aveiras de Cima
28/01/2017 22:57