Câmara de Alenquer quer que Nacional 9 passe a municipal junto à Vila Presépio
Pedido já foi concretizado junto da Infraestruturas de Portugal e contempla 1,5 quilómetros
| 19 Out 2022 16:11
O município de Alenquer esteve reunido com a Infraestruturas de Portugal, no intuito de obter a desclassificação da Nacional 9 para estrada municipal, nos cerca de 1,5 quilómetros que contornam a vila de Alenquer.
Segundo o vereador Tiago Pedro, citado em comunicado de imprensa, "o município entende que a Nacional 9 deve comportar-se como via urbana, funcionando como circular externa à vila”, até ao troço junto à Urbanização da Quinta do Barnabé, "adquirindo outras características daí em diante apenas". Por isso, entre as propostas apresentadas, está a criação de uma rotunda nesse troço. Ao longo dos últimos anos, "a autarquia tem vindo a tentar uma aproximação com a IP, no sentido de ver resolvidos alguns problemas existentes, decorrentes das estradas nacionais que estão sob alçada da entidade e nas quais não pode intervir", continua a adiantar o município. A Nacional 9 aparece como uma dessas situações. Esta via serve de acesso à vila de Alenquer e à zona mais rural do concelho, bem como aos concelhos limítrofes, sendo por isso atravessada por largas centenas de viaturas diariamente, incluindo pesados. Moradores da Urbanização da Barnabé sem condições de segurança para sair e entrar na Nacional 9 Por outro lado "a situação da Urbanização da Quinta do Barnabé é outro caso de resolução urgente". Quase meio milhar de pessoas vive naquela urbanização e, à data, "não existem condições para sair dali em segurança". Segundo o município, com a criação da rotunda, cujos custos a Câmara espera que sejam assumidos pela Infraestruturas de Portugal, "resolve-se este problema de haver uma curva perigosa junto à urbanização, porque haverá um obstáculo físico que obrigará as viaturas a perder velocidade à chegada. O impacto será também menor para a urbanização e, em simultâneo, teremos oportunidade de criar um abrigo de passageiros, uma passagem de peões em condições, garantindo ainda que a Barnabé tem uma ligação ao Parque das Tílias, ao nível da estrada, tal como um acesso pedonal para a Rua Pêro de Alenquer”, frisa Tiago Pedro. Outra das propostas passa pela alteração dos limites de velocidade. Classificada como estrada nacional, a via em causa tem um limite de velocidade variável, que pode atingir os 90 quilómetros/hora, situação que comporta riscos à segurança dos utilizadores. A desclassificação permitiria, desde logo, ajustar o limite de velocidade, fixando-o, sempre que necessário, entre os 30 quilómetros/hora e os 50 quilómetros/hora. Esta é outra das soluções apontadas pelo município, sobretudo na interseção com a Avenida Jaime Ferreira, uma das principais entradas e saídas da vila, que passaria a contar também com semáforos para regular o acesso.
“Os semáforos permitiriam melhor a segurança do acesso a essa zona. Neste momento, há um limite de velocidade imposto pela IP, mas baixaríamos para 50 quilómetros/hora e, na zona dos semáforos, para 30 quilómetros/hora”, detalha o vereador. Nas medidas apresentadas pelo município, consta ainda a possibilidade de inverter a prioridade no início da Nacional 9, no entroncamento com a Nacional 1, atualmente uma via panorâmica, visto que “90 por cento do tráfego reside na Nacional 9”, tal como “a ligação do IC2 à N9 e à zona desta rotunda”, para “garantir que o trânsito de pesados não teria de atravessar a vila”, o que “seria mais cómodo para os utilizadores e iria reduzir o impacto junto da população”. A Infraestruturas de Portugal validou o conjunto de soluções apresentado. O município vai agora apresentar o projeto de execução e aguardar por desenvolvimentos, sendo que estes ficarão sempre dependentes da apreciação que a IP fizer do documento. |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|