Câmara de Arruda avança com a regeneração urbana
A informação foi avançada pelo presidente do município, em reunião de câmara, salientando a existência de cerca de 70 milhões de euros para o efeito
Miguel A. Rodrigues
07-06-2016 às 20:58 A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos vai candidatar cinco projetos aos Programas de Ação e Regeneração Urbana, integrados nos fundos comunitários Portugal 2020. A informação foi avançada pelo presidente do município, em reunião de câmara, salientando a existência de cerca de 70 milhões de euros para o efeito e a candidatura de cerca de 68 municípios.
André Rijo destacou, entretanto, ao Valor Local, que os avisos para as candidaturas estão já publicados, e os projetos de Arruda dos Vinhos já foram ratificados na Câmara. Estas candidaturas só são possíveis em sedes de concelho, pelo que o município vai apresentar apenas 5 projetos. Mas o principal projeto, neste momento, é a requalificação do Parque das Rotas de Arruda dos Vinhos. Segue-se a requalificação dos antigos Paços do Concelho, onde chegou a ser o Quartel da GNR, e a requalificação do Bairro João de Deus que se trata de um bairro de génese social. A requalificação do jardim municipal é outro dos projetos que serão candidatados, contudo este já se encontra em obra. Ao Valor Local, o autarca destaca como próxima prioridade a requalificação do centro histórico da vila de Arruda “nomeadamente o que faltou fazer e que ainda é muito, ao nível das ruas, da iluminação, dos pisos ou das redes separativas”. Por outro lado, André Rijo destaca também a requalificação de parte das margens do Rio Grande da Pipa “que depois fará a ligação ao futuro parque urbano” mas dentro dos limites da sede de concelho. Já aprovada pelo Portugal 2020, está a Loja do Cidadão de Arruda dos Vinhos. O espaço que vai concentrar os serviços municipais ficará numa loja atrás do “chafariz”. André Rijo estima, no entanto, que as obras devam começar ainda este mês sendo que a inauguração poderá acontecer a 29 de setembro deste ano. O espaço vai conter, para além dos habituais serviços neste tipo de lojas, uma payshop, e um julgado de paz. Ao todo serão 500 metros quadrados de área. O autarca acredita que na atribuição das verbas, possa calhar a Arruda dos Vinhos, cerca de um milhão de euros. “Não dará para os projetos todos, mas dará certamente para o Parque das Rotas de Arruda dos Vinhos.”
|