Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
Câmara de Azambuja continua a dinamizar atividades no Paúl de Manique
Aquela área vai receber um apoio financeiro em 70 por cento dos fundos europeus para um investimento total de 68 mil euros 

Imagem
Alunos das escolas, utentes da Utica e comunidade em geral têm participado nas atividades

| 03 Dez 2020 15:54

O município de Azambuja continua a dinamizar diversas atividades no  âmbito do projeto “Paúl Natura – Conhecer para Proteger”, que tem como objetivo estimular o conhecimento, a proteção e a preservação deste ecossistema localizado em Manique do Intendente. O projeto “Paúl Natura – Conhecer para proteger” viu, recentemente, a sua candidatura ao Fundo Ambiental ser aprovada. Com um investimento total previsto de cerca de 68 mil euros, o programa será cofinanciado pelo Fundo Ambiental em 70 por cento.
 
Foram várias as turmas dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja que têm visitado o Paúl de Manique do Intendente, onde puderam observar diversas espécies de aves e participar numa sessão sobre a importância das diferentes espécies de flora na construção dos ninhos das aves, assim como, sensibilização para a gestão sustentável dos valores da bio e geodiversidade. Nestas visitas pedagógicas, foram também realizadas demonstrações de anilhagem das aves, onde foi possível observarem diferentes espécies e conhecerem a importância das suas características, alimentação e rotas migratórias, familiarizando os alunos com algumas técnicas utilizadas para o estudo das aves. Algumas turmas tiveram, também, a possibilidade de assistir a aulas online sobre som e ecologia acústica no local.
 
A Universidade de Terceira Idade do Concelho de Azambuja – UTICA, também participou numa sessão online de sensibilização para a gestão sustentável dos valores da bio e geodiversidade associadas ao paúl de Manique e uma sessão de reflexão sobre as Memórias da Comunidade associadas ao paúl, subordinada ao tema “No meu tempo é que era bom!”.
 
Com o mesmo objetivo, estão a decorrer ações de formação dirigidas aos professores  para a importância dos valores naturais do paúl de Manique e a gestão sustentável dos recursos de geo e biodiversidade.
 
No passado dia 26 de novembro, decorreu uma outra ação de sensibilização sobre a importância de preservar e proteger os espaços ribeirinhos, com vista à manutenção sustentável das zonas verdes adjacentes ao paúl. Esta formação destinou-se sobretudo à equipa de limpeza da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, responsável pela manutenção e limpeza daquele espaço.

Após o seminário online, decorrido no passado dia 20 de novembro, subordinado ao tema “O valor das zonas húmidas no ordenamento do território – vantagens e dificuldades de gestão sustentável de zonas húmidas (exemplos nacionais)”, os participantes realizaram uma visita ao espaço, no dia 27 de novembro, contribuindo com diversas ideias numa reflexão conjunta de estratégias a implementar para definição, classificação e gestão futura da zona húmida.
 
Todas estas atividades desenvolvidas e propostas na candidatura, e alinhadas com as estratégias da ENEA 2020 (Estratégia Nacional de Educação Ambiental), consistem em auscultar a população, a comunidade escolar, os empresários, os agentes de comunicação social e os técnicos da administração local sobre o reconhecimento que têm dos valores naturais (bio e geodiversidade) e da sua importância para a gestão participada do território. O projeto tem como fio condutor a criação da futura “Reserva Natural Local do Paúl de Manique”, envolvendo a comunidade nessa tomada de decisão e em processo de apropriação dos valores da causa.
 
Recorde-se que este projeto privilegia ações que contemplam a promoção do património natural – bio e geodiversidade, e do papel dos serviços prestados pelos ecossistemas, abarcando iniciativas de formação e capacitação, de sensibilização ambiental e de participação ativa da comunidade. 
 
O património do Paúl de Manique

O Paúl de Manique do Intendente, localizado no Concelho de Azambuja, é uma área com cerca de 97 mil metros quadrados e constitui um riquíssimo património natural, de grande importância em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, já reconhecida a nível nacional. É um ecossistema com história e cerca de 18 hectares a proteger, com mais de 180 espécies identificadas, onde se podem encontrar cinco espécies simplesmente únicas, como o cágado-de-carapaça-estriada, o caimão-comum, a lontra, a cegonha-preta e o junco.
 
A Câmara Municipal tem vindo a apostar na valorização e promoção deste espaço, tendo recentemente avançado com a colocação de uma infraestrutura em madeira para observação da fauna e da flora do paúl, com um investimento de cerca de 15 mil euros.


Imagem

    Deixe a sua Opinião sobre este Artigo

Enviar

Leia também 

Picture

Militares da GNR fazem de psicólogos de idosos isolados do concelho de Alenquer

Em tempo de pandemia, têm sido estes homens e mulheres, por vezes, um dos poucos pontos de contacto das pessoas que vivem sozinhas
Picture
A Crise da Avipronto contada por quem a viveu
História de uma tempestade perfeita onde tudo "correu mal". Passados dois meses do surto que afetou 129 trabalhadores, ouvimos a história na primeira pessoa
Picture
Rádio Valor Local Perto de si desde 4 de setembro
As vozes e os programas da Rádio que se Ouve em todo o Lado. Associada ao Jornal Valor Local pretende preencher uma lacuna após o desaparecimento, nos últimos anos, de várias estações em FM na nossa região
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

​GNR Azambuja: Saúde Pública e comando debaixo de fogo

3 Crianças da Casa Mãe de Aveiras de Cima acusam Covid-19

Metade dos efetivos do posto da GNR de Azambuja em quarentena
​

Azambuja: Manuel Ferreira diz que há pelo menos 3000 pessoas sem médico de família

GNR de Alenquer prende três homens por furto em estabelecimento comercial

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS