Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Câmara de Vila Franca com orçamento de 77 milhões de euros para 2020

Inclusão, Sustentabilidade, Identidade, Empreendedorismo e Competitividade são as áreas de investimento previstas


24-10-2019 às 15:40


Imagem

O município de Vila Franca deu a conhecer o orçamento para 2020 e quais as opções estratégicas que passam pelas  as áreas da Inclusão, Sustentabilidade, Identidade, Empreendedorismo e Competitividade. Foram aprovados na última reunião de Câmara, realizada a 23 de outubro, as Grandes Opções do Plano para 2020/2024 e o Orçamento Municipal para 2020, no valor de 77 milhões 641 mil 187 euros, o que representa um crescimento de 16,5 por cento face ao orçamento inicial de 2019 (de 66,6 milhões de euros). Este crescimento é sobretudo determinado pelas transferências correntes do Estado, designadamente no domínio da Educação e no âmbito do processo de descentralização em curso, num montante de cerca de 10 milhões e 336 mil euros.

Segundo nota de imprensa do município, o investimento municipal atinge mais de 80 por cento (15 milhões 695 mil 221 euros) do total da despesa de capital, como as obras nos estabelecimentos escolares, no PER do Bom Retiro – Vila Franca de Xira e na cobertura da Piscina de Vila Franca de Xira, bem como a aquisição de equipamentos e viaturas no âmbito da recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis e do sistema integrado de gestão da frota ambiente e ilhas ecológicas, existindo, ainda,  uma margem orçamental positiva, no montante de cerca de 12 milhões e 200 mil euros.

Foram também aprovados o Orçamento para 2020 e o Plano Plurianual de Investimentos 2020/2024 dos SMAS – Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, num valor global de 19, 5 milhões de euros, o que também se traduz num crescimento face a 2019 (em que o orçamento global foi de 18,9 milhões de euros).

Na apresentação dos documentos de gestão financeira para os próximos anos, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, sublinhou a continuidade das cinco opções estratégicas acima descritas que estão na base da governação municipal para o mandato autárquico em curso.
Todos estes documentos seguem agora para aprovação pela Assembleia Municipal, em sessão a realizar a 20 de novembro.
 
Ao nível das receitas previstas no orçamento de 2020, 94,55 por cento correspondem a receitas correntes, 5,32 por cento a receitas de capital e 0,13 por cento traduzem outras receitas. Os impostos locais diretos constituem a maior fonte de receita orçamental do município, representando mais de 45 por cento do montante da receita corrente e cerca de 43 por cento da receita global. No Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Bens (IMT), a estimativa representa um aumento de 68,27 por cento face à previsão inicial de 2019, 

Quanto a dminuições fiscais, o município anuncia a manutenção da taxa mínima legal de IMI (0,3 por cento); o IMI familiar; as isenções de IMI respeitantes às coletividades de cultura, recreio, desporto, sociais e similares, as isenções em sede de derrama; os incentivos à reabilitação urbana; a manutenção do valor das taxas municipais; e uma redução dos preços de utilização dos equipamentos desportivos.

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


PUB
Imagem

Imagem
​Quanto à distribuição de verbas, a infografia acima apresentada dá a conhecer esses montantes. No eixo “Concelho Inclusivo” (Educação, Coesão, Solidariedade, Juventude, Desporto e Associativismo), a autarquia fala da consagração da descentralização de competências no domínio da Educação, assim como a requalificação das Escolas Álvaro Guerra, em Vila Franca de Xira, EB1 n.º 2 de Alhandra e EB1 do Cabo de Vialonga, assim como a requalificação do Polidesportivo e espaço de lazer no Lugar das Quintas (Castanheira do Ribatejo) e a requalificação do Pavilhão Multiusos das Cachoeiras.

No eixo “Concelho Sustentável” (Ambiente, Gestão de Equipamentos Urbanos, Gestão do Espaço Público, Reabilitação e Requalificação Urbana), a prioridade está na implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis, mais eficiente e amigo do ambiente, bem como na renovação da frota ambiente. Está também previsto um conjunto  de intervenções nos espaços públicos, designadamente na continuidade e conclusão dos trabalhos de requalificação do Jardim Municipal José Álvaro Vidal e da requalificação da Avenida Infante D. Pedro, em Alverca, na requalificação da Avenida Baptista Pereira em Alhandra e na conclusão da requalificação da Estrada Nacional 10 na Póvoa de Santa Iria, cidade onde serão também criadas mais bolsas de estacionamento.

No eixo “Concelho com identidade” (Cultura, Turismo e Tradições), destaca-se a  conservação e valorização do património cultural da Quinta da Piedade, a reabilitação da Biblioteca da Póvoa de Santa Iria, a requalificação e dinamização do Centro Interpretativo do Forte da Casa e a dinamização do Centro Arqueológico das Cachoeiras, para além da continuidade da realização de eventos culturais diferenciadores e de referência nacional, como é o caso da Bienal de Fotografia e da Cartoon Xira.

No eixo “Concelho Empreendedor” (Mercados e Apoio às Atividades Económicas), a valorização e requalificação dos Mercados Municipais de Alhandra e Vila Franca de Xira serão uma das prioridades.

No eixo “Concelho Competitivo” (Cooperação com a Administração Central, Cidadania e Governança), salienta-se o reforço do âmbito, impacto e financiamento do Passe Social Intermodal Metropolitano, que representa um investimento do Município de Vila Franca de Xira de cerca de 2 milhões e 400 mil euros no próximo ano. Neste âmbito estão ainda considerados os acordos de cooperação com o Governo, que permitirão a requalificação da Escola Básica 2,3 de Vialonga e a reinstalação da Unidade de Saúde Familiar de Vialonga.

 
SMAS de Vila Franca de Xira com orçamento de 19 milhões de euros

O Executivo Municipal aprovou também, a 23 de outubro, o orçamento dos SMAS de Vila Franca de Xira, que apresenta uma dotação global de 19 milhões 507 mil 864 euros. As ações previstas para os próximos anos por parte dos SMAS prosseguem "o objetivo de valorizar a água como principal recurso natural, desenvolvendo ações de sensibilização junto dos consumidores e procurando reduzir ainda mais as perdas de água."

Está previsto um investimento global superior a 2 milhões de euros, que tendo em conta a cobertura integral do abastecimento de água do concelho, incidirá no reforço e continuidade da remodelação das redes mais antigas, assim como das redes que apresentam níveis de eficiência pouco satisfatórios e na reabilitação das edificações.

Em termos gerais, o objetivo geral dos SMAS de Vila Franca de Xira mantém-se no "reforço da qualidade do serviço prestado ao nível do desempenho operacional dos serviços, através de uma resposta cada vez mais eficiente no que diz respeito ao nível da qualidade da água distribuída e na recolha e tratamento de efluentes".



NOTÍCIAS MAIS LIDAS

"Mercadona" pode chegar ao concelho de Azambuja

​Falta de auxiliares encerra escolas da Póvoa de Santa Iria

Novos donos da SIVA em Azambuja garantem os atuais 650 postos de trabalho

Pedro Texugo, engenheiro informático na CLC: Quando o emprego de sonho está a dois passos de casa



​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS