Câmara de Vila Franca dá luz verde à Ciclovia do Tejo e novo parque ribeirinho
O projeto pretende fazer a ligação entre o atual Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria e o Concelho de Loures
23-02-2016 às 11:27
O executivo municipal de Vila Franca de Xira aprovou o projeto de execução do Parque Ribeirinho “Moinhos da Póvoa” e “Ciclovia do Tejo”.
O projeto pretende fazer a ligação entre o atual Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria e o Concelho de Loures, prevendo-se para o futuro parque uma área total de cerca de 23 m2 e para a Ciclovia uma extensão ribeirinha de perto de 2 quilómetros. Está prevista também uma ligação direta, pedonal e ciclável, à cidade da Póvoa de Santa Iria, perpendicular ao rio. A obra será candidatada ao fundos comunitários do Portugal 2020, pretendendo-se, com a mesma, continuar o investimento de requalificação ribeirinha que tem vindo a ser feito nos últimos anos no concelho, "devolvendo à população uma ligação privilegiada ao Rio, proporcionando condições de lazer e desporto em contacto com a natureza e contribuindo para uma efetiva qualidade de vida no Município", refere a autarquia em nota de imprensa. A criação deste parque permite consolidar e valorizar a estrutura ecológica urbana de toda a frente ribeirinha da zona sul do concelho, "através de uma qualificação paisagística e ambiental integrada". Aproveitando a sua posição estratégica na área Metropolitana de Lisboa, a intervenção permitirá ainda a ambicionada ligação aos concelhos de Loures e Lisboa.
|
Acordo com a Cartágua sem fim à vista
Jovem de Vila Franca vence um dos mais prestigiados prémios internacionais de cinema A nova vida de João de Carvalho: Regresso à Câmara de Vila Franca poderá estar para breve BES exige pagamento de 370 mil euros ao Estrela Ouriquense Qualificação do Canhão Cársico da Ota: Câmara de Alenquer assume que diálogo vai ser longo com comissão de baldios |