Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS


Câmara do Cartaxo ativou posto de Comando da Proteção Civil

A funcionar na Quinta das Pratas na resposta à pandemia
19-11-2020 às 16:41
Imagem


O Centro de Promoção Vitivinícola e o Auditório Municipal, localizados na Quinta das Pratas, passaram a acolher, desde ontem, dia 18 de novembro, o Posto de Comando Municipal de Proteção Civil que a Câmara Municipal do Cartaxo ativou para coordenar a resposta municipal à pandemia.
 
Pedro , presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e responsável pela proteção civil no concelho, explicou que esta unidade é uma estrutura operacional que “permite agilizar a coordenação dos meios disponíveis, quer municipais, quer da autoridade de saúde local e das forças de segurança, no apoio à população, aos agrupamentos de escolas, às instituições de solidariedade social e às empresas do concelho, no que respeita ao combate à pandemia”.
 
O posto de comando passa a garantir a gestão da resposta municipal à pandemia e é responsável pela coordenação de todos os meios disponíveis na área do município,  coordena e acompanha, do ponto de vista operacional, a equipa multidisciplinar  que desde março  mantêm visitas regulares às estruturas de apoio a idosos (ERPI) e a casas de acolhimento de idosos no concelho, e é responsável pela ligação permanente e direta ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), e à autoridade de saúde local, a qual apoia com equipas dedicadas para rastreio e identificação das cadeias epidemiológicas.
 
Pedro Ribeiro destacou a importância de “toda a comunidade assumir esta luta como sua. Nas unidades de saúde local o trabalho dos profissionais de saúde é de uma exigência extrema a nível físico e psicológico, o número de pessoas em isolamento profilático e vigilância ativa ou passiva no concelho que têm de ser contactadas quer pela autoridade de saúde, quer pelas forças de segurança, numa base diária é, lamentavelmente, enorme”, afirmou o autarca que destacou a disponibilidade imediata de trabalhadores da Câmara Municipal para integrar o Posto de Comando Municipal de Proteção Civil.
 
O Posto de Comando está organizado em três áreas de ação – operações, logística e planeamento


A área de operações integra os agentes de proteção civil e forças de segurança – PSP, GNR, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Municipais do Cartaxo e Cruz Vermelha Portuguesa- Centro Humanitário de Santarém/Cartaxo.
 
A área de planeamento que coordena as necessidades de isolamento profilático ou vigilância ativa e efetua o rastreio de cadeias de transmissão, integra elementos do serviço municipal de proteção civil, da autoridade de saúde local e a equipa de rastreio.
 
A logística agrega o apoio à população, o controlo da reserva estratégica de equipamentos de proteção individual (EPI), mantendo inventário das necessidades dos lares, centros de dia e apoio domiciliário, assim como, de instituições com valências de apoio social ou educativo, coordena as ações de descontaminação e é responsável pela ativação e equipamento de Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP).
 
Pedro  Ribeiro reforça apelo à comunidade para se manter vigilante e cumprir os comportamentos recomendados pelas autoridades de saúde

Para o autarca “o trabalho que dezenas de profissionais na área da saúde, nas forças de segurança, no apoio social, têm desenvolvido desde março, tem sido exemplar”. Referindo que “há profissionais a trabalhar sem férias e sem folgas, há técnicos para quem os dias de trabalho passaram a não ter hora para terminar, há muita gente no nosso concelho que arrisca diariamente a sua saúde para dar resposta à maior crise de saúde pública do nosso tempo e há voluntários que deixam as suas famílias para apoiar quem está em isolamento”.
 
Pedro  Ribeiro considera que “a pandemia veio pôr-nos à prova. Não só é um desafio à nossa capacidade de trabalho e resistência, mas também ao nosso compromisso com a comunidade, com a capacidade de manter a esperança e de garantir que nesta luta desigual ninguém fica sozinho. Mais do que nunca, este é o tempo de promover a união e de ser solidário”.

Os últimos dados públicos do município reportam-se ao dia de ontem com:  118 casos positivos ativos; 257 recuperados; 138 em vigilância ativa e três óbitos.


Imagem
Imagem
LEIA AQUI

Imagem




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

3 Crianças da Casa Mãe de Aveiras de Cima acusam Covid-19

GNR de Alenquer prende três homens por furto em estabelecimento comercial

Manuel Ferreira, do MOAA: “PS com desculpas de mau pagador pode pagar caro o erro do aterro de Azambuja” 

Metade dos efetivos do posto da GNR de Azambuja em quarentena

Concelho de Azambuja ultrapassa os 100 casos ativos de Covid-19


Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS