Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Câmara do Cartaxo cria bolsa de voluntariado

Município apela à participação na ajuda aos munícipes e famílias em isolamento devido ao
​Covid-19
23-03-2020 às 17:44


Imagem

A área de Ação Social e Saúde do Município do Cartaxo criou uma Bolsa de Voluntariado com o objetivo de apoiar as instituições privadas de Solidariedade Social e outras instituições de apoio social, que atuam no concelho, assim como munícipes e famílias em situação de isolamento profilático que necessitem de aceder a medicamentos, alimentos ou outros bens de primeira necessidade.
 
Numa primeira fase, a bolsa de Voluntários será constituída por trabalhadores das instituições que constituem a Rede Social, que se voluntariem para a integrar. São três as ações contempladas: entrega de alimentos a famílias desfavorecidas que são apoiadas por grupos desaconselhados a continuar o seu trabalho uma vez que os seus voluntários estão sinalizados como grupos de risco;  apoio a idosos e munícipes com fragilidades de saúde sem suporte familiar ou a famílias em quarentena, para deslocações necessárias à aquisição de bens de primeira necessidade ou medicamentos;  apoio a IPSS caso estejam em situação de rutura, no que respeita às suas próprias equipas de técnicos, ou voluntários habituais.
 
O encerramento dos centros de dia, decretado pelo Governo com o objetivo de proteger os idosos, enquanto grupo de risco da COVID-19 – doença provocado pelo novo Coronavírus –, “obriga a um esforço redobrado para as IPSS no apoio a idosos que têm de se manter nas suas residências, alguns sem apoio familiar, passando a estar em situação de isolamento durante largas horas”, refere Pedro Ribeiro, presidente da Câmara.
 
Por outro lado, foram ainda identificadas outras situações, como por exemplo “muitos voluntários e voluntárias que, em diversas instituições, se dedicam ao apoio aos mais frágeis”, quer seja pela sua situação de doença, quer seja por não terem família próxima, ou outras, “são também pessoas de idade avançada que não podem continuar a prestar este auxílio, porque no caso de contaminação pelo novo coronavírus, pertencem a um grupo de risco”.
 
O município apela a que “todos aqueles que sintam vontade de ajudar e que não integrem grupos de risco”, quer por serem portadores de doenças crónicas, quer por terem uma idade mais avançada, “contactem a área de Ação Social e Saúde para integrarem esta Bolsa de Voluntários”.
 
O autarca destaca a importância de “nos organizarmos para ajudar os que precisam de apoio, mas sempre garantindo a segurança dos voluntários, numa situação em que as incertezas ainda são muitas”.  Acrescenta que o COVID-19 “vai colocar-nos à prova durante muito tempo. Para continuarmos juntos, enquanto comunidade, a enfrentar este desafio, devemos apoiar quem precisa de apoio, mas também manter uma defesa ativa da saúde de todas as nossas concidadãs e de todos os nossos concidadãos. Todos vamos ser necessários para garantir o nosso próprio futuro.”.
 

 
 


Imagem
Imagem
LEIA AQUI


ESCOLHAS DO EDITOR
​
Imagem
Ávinho adiada para Outubro
Imagem
Hospital de Vila Franca de Xira recebe doentes infetados pelo Covid-19
Imagem
Câmara de Azambuja compra desinfetante para auxiliar Juntas de Freguesia




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS