Cadaval entre os 35 melhores municípios de pequena dimensão
O Cadaval recebe, também, nota positiva na relação entre receita e despesa, posicionando-se no ranking dos 50 municípios portugueses com melhor índice de dívida total, ocupando a 46ª posição de entre os 308 concelhos portugueses.
26-01-2017 às 22:06
O Anuário Financeiro de Municípios Portugueses, edição de novembro de 2016 que tem por base o ano de 2015, classificou o Cadaval como um dos 35 melhores municípios portugueses de pequena dimensão, mais concretamente posicionando-o na 31ª posição da tabela, perante um total de 181 municípios de dimensão abaixo dos 20 mil habitantes.
O Cadaval sobe, assim, 22 lugares no mencionado ranking, face ao ano de 2014, onde ocupava a 53ª posição. O estudo teve por base "dez indicadores que posicionaram os municípios em função de variáveis e rácios financeiros que se entenderam mais apropriados para enquadrar comparativamente a sua gestão financeira", refere o anuário. O Cadaval recebe, também, nota positiva na relação entre receita e despesa, posicionando-se no ranking dos 50 municípios portugueses com melhor índice de dívida total, ocupando a 46ª posição de entre os 308 concelhos portugueses. Trata-se, segundo a publicação, de um indicador importante para avaliar a sustentabilidade financeira das autarquias. O Anuário Financeiro de Municípios Portugueses resulta do "trabalho pioneiro de investigação desenvolvido pelos professores universitários João Carvalho (coordenador), Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge", refere a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), responsável pela edição, que conta com a estreita colaboração do Tribunal de Contas, entre outras entidades. De caráter anual e publicado desde 2003, o referido trabalho representa, de acordo com a OCC, "um projeto de extrema relevância para a evolução da investigação da contabilidade pública em geral e da contabilidade das autarquias locais em especial". O Anuário pode ser acedido através do portal oficial da Ordem, disponível no seguinte link: http://www.occ.pt/pt/noticias/disponivel-anuario-financeiro-dos-municipios-portugueses-2015. |
Comentários
Seja o primeiro o dar a sua opinião...