Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Cadaval: Prolongadas as inscrições para o
​2º Prémio Literário Fernanda Botelho 

Numa organização conjunta da Biblioteca Municipal do Cadaval e Associação Gritos da Minha Dança
27-07-2018 às 19:16
Imagem
Foram prolongadas, até 30 de setembro, as inscrições para o 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho, na modalidade “conto”, numa organização conjunta da Biblioteca Municipal do Cadaval e Associação Gritos da Minha Dança. Esta segunda edição,  apresentada em abril no âmbito da Primavera de Livros, é aberta a participantes adultos, mas contempla também, pela primeira vez, uma categoria para participação juvenil.
 
O Prémio Literário Fernanda Botelho (periodicidade bienal) estreou-se em 2016 e destina-se a homenagear a escritora Fernanda Botelho (1926-2007), que viveu parte da sua vida na aldeia da Vermelha (Cadaval) e cuja obra literária é reconhecida a nível nacional.
 
Foi, inclusive, na localidade da Vermelha que a autora escreveu, integralmente, a obra “As Contadoras de Histórias” e iniciou a escrita do seu último livro, “Gritos da Minha Dança”.
 
"Apoiar a escrita de autores lusófonos anónimos" é o desígnio deste concurso, refere o presidente da Câmara José Bernardo.

O júri desta segunda edição é composto por Marta Pacheco Pinto, diretora-adjunta da Revista Textos e Pretextos, e membro do conselho editorial do Journal of World Literature; Olga Correia, professora da disciplina de Português no Agrupamento de Escolas do Cadaval, e Sofia Bandeira Duarte, relações públicas e gestora cultural no The Literary Man – Óbidos Hotel.
 
Mantendo a modalidade prosa (conto) e sendo dirigido a adultos, maiores de 18 anos, a novidade desta edição do prémio prende-se com o facto de jovens dos 15 aos 17 anos poderem passar a concorrer, segundo revelou Joana Botelho, numa categoria própria e também na modalidade “conto”. 
 
"É desta forma que a Associação Gritos da Minha Dança continua a contribuir para criar e desenvolver o gosto e hábitos de leitura, facilitando a alfabetização literária e funcional da população, e favorecendo a investigação na área da literatura portuguesa contemporânea", diz Joana Botelho.

Nota biográfica de Fernanda Botelho:
​

Fernanda Botelho (1 de dezembro de 1926 – 11 de dezembro de 2007), natural do Porto, é ainda descendente de Camilo Castelo Branco e sobrinha-neta de Abel Botelho. Estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa e estreou-se, em 1951, com o livro de poesia “Coordenadas Líricas”. Foi, juntamente com David Mourão-Ferreira, António Manuel Couto Viana e Luís Macedo, cofundadora da revista literária Távola Redonda, vencendo galardões como o prémio Camilo Castelo Branco, em 1961, com a obra “A gata e a fábula”, ou o Grande prémio da Associação Portuguesa de Escritores – Romance e Novela, com “As Contadoras de Histórias”, em 1998, entre outros que conquistou ao longo da vida.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​GNR
 Alenquer: Dez detidos por tráfico

Póvoa de Santa Iria: Parque Moinhos da Póvoa agrada à população

Paredes/Alenquer: Incêndio destrói sede da tertúlia de forcados ​
​

Póvoa de Santa Iria
Parque dos Moinhos inaugurado a 14 de Julho



Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
A via - sacra dos municípios com a Infraestruturas de Portugal
Imagem
Azambuja: 
Redes da CP vandalizadas no acesso à linha do Norte
Imagem
Autarcas de Azambuja congratulam-se com o chumbo da lei que previa o fim das touradas
Imagem
Câmara de Benavente não consegue colocar cobro ao excesso de pombos no concelho 
Imagem

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS