Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Candidata da Coligação Mais, Helena de Jesus
“Sinto uma grande desmotivação dos funcionários da Câmara e quero mudar isso”

No que toca a promessas, prefere não fazer nenhuma, salientado que no caso de ser eleita vai trabalhar e ouvir as pessoas.
Miguel A.Rodrigues/Nuno Filipe
01-08-2017 às 17:57
Imagem
Helena de Jesus foi a escolhida para ser a cabeça de lista da Coligação Mais, que integra o PSD, o CDS, o MPT e o PPM. Helena de Jesus candidata-se assim à Câmara de Vila Franca de Xira, depois de ter passado pela vereação com pelouros, durante parte do mandato 2009-2013, resultado de um acordo entre a anterior presidente Maria da Luz Rosinha e aquela coligação. Nesta nova coligação, o CDS regressa, depois de ter estado fora no último mandato, onde manteve a sua voz apenas nas assembleias de freguesia e assembleia municipal.
Helena de Jesus, advogada, parte assim para este desafio “consciente” daquilo que a espera, quer em termos familiares quer em termos profissionais.

A atual vereadora do PSD, salienta que na sua vida “é tudo muito organizado” e as horas são para serem respeitadas. Lembra mesmo que enquanto vereadora com pelouros “era a mais rápida a despachar os assuntos, e muitas vezes no próprio dia”. Ainda assim a vereadora refere que à época tinha uma “equipa fantástica e estando motivada para o trabalho, fizeram-se coisas maravilhosas”.

Para Helena Jesus “há falta de motivação dos funcionários municipais”. Refere que o espírito que conseguiu incutir junto dos funcionários que consigo trabalharam deveria ser extensível a outras áreas até porque “os funcionários gostam de ver o seu trabalho reconhecido” o que na opinião da vereadora e candidata, “não acontece no presente”.

Todavia no presente mandato, muitas das propostas do executivo liderado pelo atual presidente, que não tem maioria absoluta, têm passado graças ao voto do PSD. É frequente, Rui Rei ou Helena de Jesus votarem ao lado do PS e com críticas fortes à CDU em reunião de câmara.
​
Questionada sobre se estas tomadas de posição podem deixar o “PSD” mais confortável ou não na atual campanha, a vereadora sublinha que “há projetos em relação aos quais não podemos votar contra, só por votar contra”, como foram os casos do hospital ou da Escola da Armada.
A candidata salienta que nesta altura “o voto do PSD continua a ser decisivo”. “Somos o fiel da balança da Câmara Municipal. Sem o nosso voto não se pode aprovar nada”.

​Contudo a candidata refere que não existe “um entendimento explícito e formal com o PS”. “O presidente da Câmara sabe que tanto eu como o vereador Rui Rei somos pessoas com princípios e valores, que estamos ali pelos munícipes, e não votamos contra como a CDU só porque o novo hospital resulta de uma parceria público-privada”, refere numa alusão ao novo hospital.

Helena de Jesus salienta que o entendimento não é difícil, mas resulta de muitas negociações, e acrescenta que só aprovou o orçamento municipal depois de ver algumas propostas da Coligação nele incluídas.

Quanto à participação da população, a vereadora lamenta a fraca adesão da população nas reuniões de câmara: “A maioria das pessoas que comparecem nas reuniões são funcionários”. “Muitos prefeririam estar a trabalhar no gabinete”, diz, vincando que não consegue perceber qual a necessidade de se ter tantos técnicos na sala, até porque na necessidade de algum esclarecimento “estão à distância de um telefonema”.

No que toca ao voto decisivo para a compra da Escola de Armada, a vereadora destaca que não concorda com o projeto do estudo prévio, até porque “não queremos que seja uma ilha isolada das localidades de Alhandra e Vila Franca”; “tem de ter uma ligação e não ser um condomínio fechado”. A requalificação do Bairro do Paraíso que se encontra paredes meias com a Armada é “imprescindível”, salientando que o projeto apenas foi discutido e ainda não foi votado, e por isso terá de “ser analisado ao pormenor”.

“Às vezes digo que Vila Franca está em coma. O presidente fica ofendido, mas é verdade”, isto por causa da desertificação da cidade e da falta de alguma revitalização. Helena de Jesus defende que os edifícios devolutos como é o caso do antigo hospital, devem ser reutilizados para outros serviços.

No que concerne ao atual mandato do PS, a candidata considera que “falta ouvir as pessoas”. A vereadora sublinha que essa é uma premissa que tem falhado.

Em termos políticos “Alberto Mesquita deveria ser o presidente da Câmara, porque quando responde que não pode tratar de determinado assunto, argumentando que o mesmo é da esfera de um determinado  ministério, isso para mim não é ser autarca. Se necessário junto das instâncias centrais que dê um murro da mesa. Foi eleito para nos representar”.

Por isso salienta que este foi um mandato afastado das pessoas e do investimento em Vila Franca. Para o futuro Helena de Jesus quer “mudar a fama que Vila Franca tem, porque ninguém quer investir aqui”.

A candidata defende ainda a criação de uma rede de transportes adequada para o concelho, até para que as populações possam por exemplo chegar ao centro de saúde ou ao hospital em melhores condições de mobilidade.

No que toca a promessas, prefere não fazer nenhuma, salientado que no caso de ser eleita vai trabalhar e ouvir as pessoas. “Sinto que vou resolver os problemas das pessoas”. “Desde 1995 que sou advoga que resolvo os problemas às pessoas. Acho que a Câmara deveria fazer o mesmo”.
 
 (clique no vídeo para acompanhar na íntegra a entrevista)
​

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Fundação Amélia de Mello atribui 128 mil euros a IPPSS’s da região
Imagem
PS Azambuja apresenta-se finalmente depois das lutas internas
Imagem
Vendedor ambulante de cachorros e presidente da junta de Vila Franca em rota de colisão
Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Carregado: Barrada o Retrato de um bairro em Transformação

Esta é uma zona do concelho de Alenquer onde as comunidades estrangeiras escolheram estabelecer-se​
Picture

Higiene e Limpeza Urbana: Luta sem Tréguas

Principais dificuldades sentidas em vários concelhos da região
Picture

O Apelo da Solidariedade

Quatro exemplos de dedicação a várias causas na região

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV