Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Candidato da CDU à Câmara de Azambuja
David Mendes repete linhas de força de há 4 anos para as eleições

Desenvolvimento económico, relação com as juntas de freguesia, e contrato com a Águas da Azambuja são questões que preocupam o candidato
Sílvia Agostinho
23-06-2017 às 21:56
Imagem
O candidato da CDU à Câmara Municipal de Azambuja, David Mendes, apresentou-se recentemente junto dos militantes. Os nomes que o acompanharão na lista à Câmara ainda não são conhecidos publicamente, mas alguns deles não serão de todo caras completamente novas porquanto, alguns, voltam a ser repetidos em relação a 2013. O candidato que já foi cabeça de lista em 2013, e segundo na lista do partido na eleição de 2001, volta a colocar o desenvolvimento económico e a atração de empresas como um dos alicerces da sua candidatura. Há quatro anos a CDU foi a segunda força mais votada, e paira, nesta altura, após um mandato desgastante para o PS, a questão sobre até onde esta força política poderá ir.

Na opinião de David Mendes, a capacidade da Câmara para captar novas empresas, e fomentar a economia, não mudou desde 2013 apesar da criação de instrumentos à partida favoráveis ao incremento económico do concelho como a figura do gestor da inovação e do Gabinete de Atividades Económicas. “Muita parra e pouca uva”, refere, acrescentando – “O PS na Câmara de Azambuja sempre deu a ideia de que faz muito quando não faz”. Na sua opinião falta responsabilidade política nestas matérias “com um trabalho consequente, na alçada de um responsável do executivo”, e vai mais longe “um investidor quando apanha um homem daqueles (referindo-se ao gestor da inovação) vê-se logo que não tem articulação com o município”.

O reforço das ligações com as juntas de freguesia é outra área que considera sensível na gestão do município bem como o dossier “Águas da Azambuja” que face a uma fórmula leonina desenhada no início do contrato não permitiu que os munícipes beneficiassem da descida das tarifas em alta, operada, nos últimos anos, com a fusão do setor. Tendo até cometido “algumas ilegalidades” no que toca à limpeza de fossas e à cobrança desse serviço. Para David Mendes, uma auditoria à concessionária seria esclarecedora mas foi recusada – “Possivelmente muita coisa desse negócio só se vai descobrir um dia quando a CDU ou eventualmente a Coligação forem poder neste concelho”. Sobre o facto de um deputado da CDU ter passado a fazer parte da comissão de acompanhamento do aditamento ao contrato das águas dá a sua posição: “Na altura acreditei que talvez tivesse sido uma boa opção ter recusado ou em contrapartida ter abdicado do mandato na assembleia. Contudo António Nobre achou que não seria necessário, que teria essa capacidade, talvez por ser advogado e conseguir colocar-se dos dois lados. Compreendi a sua posição”. O candidato refere que a sua posição baseia-se “na imagem exterior dessa posição, pois não sabemos até que ponto é que as nossas atitudes se refletem na altura do voto”.
​
O candidato faz ainda um balanço positivo do ponto de vista da ação da CDU nos órgãos autárquicos que permitiu “pela sua ação”, “baixar o IMI e travar significativamente o aumento da taxa de resíduos sólidos urbanos; fazer o pré-escolar público em Aveiras de Cima; bem como as obras do mercado de Manique, e da casa mortuária de Casal de Além”. Sobre a ação da maioria socialista tece a seguinte consideração – “A Câmara não se pode preocupar mais com os problemas dos membros da autarquia e do município, e menos com os dos munícipes”. Quanto à oposição feita pela Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra é da opinião de que houve um excesso de instrumentalização dos vários dossiers “desde as águas passando pelas piscinas e terminado, por exemplo, nos RSU” que não abonaram a favor do desenvolvimento do concelho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Hugo Sampaio lança "Missão Aprender"
Imagem
Adjudicada a reabilitação do Espaço Jackson na Glória do Ribatejo
Imagem
Maestro da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense sai após 15 anos de serviço

Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Carregado: Barrada o Retrato de um bairro em Transformação

Esta é uma zona do concelho de Alenquer onde as comunidades estrangeiras escolheram estabelecer-se​
Picture

Higiene e Limpeza Urbana: Luta sem Tréguas

Principais dificuldades sentidas em vários concelhos da região
Picture

O Apelo da Solidariedade

Quatro exemplos de dedicação a várias causas na região

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS